Isolamento solidário em tempos de pandemia: diálogos entre a saúde e a hermenêutica filosófica

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e15 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A covid-19 tem gerado grande mobilização por parte das sociedades contemporâneas. Como forma de prevenção e controle da doença, o isolamento social tem sido uma medida eficaz, recomendada por diversos órgãos da saúde. Por isso, pensar o isolamento social como prática solidária tem sido fundamental. Nesta perspectiva, o presente artigo busca problematizar o isolamento social enquanto isolamento solidário. Para isso, partimos da tematização da enfermidade, até agora conhecida, seus modos de prevenção e controle e, por conseguinte, o diálogo entre a Saúde Coletiva e a Hermenêutica Filosófica, na tentativa de repensar o isolamento criticamente, para além de uma questão biomédica. Assim, discutir o isolamento solidário como noção essencial ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 significa contribuir para uma visão mais ampla de saúde, ao passo que se encontra em jogo o restabelecimento da vida comunitária para além de sua concepção biomédica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Entre Fenomenologia e Hermenêutica: A medicina como uma arte ética.Luiz Rohden - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):243-266.
Canguilhem: saúde, doença e norma.Alysson Leandro Mascaro - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35902.

Analytics

Added to PP
2020-07-07

Downloads
12 (#1,084,326)

6 months
6 (#518,648)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations