Canguilhem: saúde, doença e norma

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35902 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A relação entre o vital e o social no pensamento de Georges Canguilhem envolve uma específica reestruturação filosófica, por ele empreendida em O normal e patológico, realizando um deslocamento teórico em face das análises quantitativas da saúde quanto, ao mesmo tempo, construindo uma problemática própria a respeito da normação, fazendo com que o vital seja pensado, inexoravelmente, como a imbricação do biológico com o social, acarretando, ainda, um reposicionamento político, crítico, no que tange à consideração sobre saúde e doença.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Saúde e doença na perspectiva dos profissionais de saúde no hospital.J. B. Hartmann - 1999 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 9:39-49.
Entre Fenomenologia e Hermenêutica: A medicina como uma arte ética.Luiz Rohden - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):243-266.
A Promoção da Saúde ea Bioética da Proteção: os desafios à garantia do direito à saúde.M. Verdi, Cp Barchifontaine & Elcp Zoboli - 2007 - In Christian de Paul de Barchifontaine & Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli (eds.), Bioética, Vulnerabilidade E Saúde. Idéias & Letras. pp. 205--11.

Analytics

Added to PP
2020-05-16

Downloads
19 (#803,294)

6 months
3 (#984,770)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references