6 found
Order:
Disambiguations
William Costa [5]William Costa Costa [1]
  1.  10
    A constituição de si como singularidade qualquer na forma-de-vida: uma proposta ética de Giorgio Agamben.William Costa Costa - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    O artigo defende a tese de que o vínculo entre as categorias de singularidade qualquer e forma-de-vida é extremamente importante no projeto de ética imanente e contingente em Giorgio Agamben. Para sustentar essa tese, estruturamos o artigo em duas partes: (i) primeiramente, analisamos como a indeterminação entre regra (Regula) e vida (Vita) produz um modo de viver inerente ao ser humano que a vive. Esse modo ou essa forma-de-vida tem como um de seus exemplos primais o modelo de vida dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Comentário a “O princípio do comum como apófase ao princípio da propriedade nas democracias contempor'neas”.William Costa - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):221-228.
  3.  5
    Implicações críticas da imunização biopolítica da vida humana em tempos de pandemia viral: reflexões a partir de Roberto Esposito.William Costa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e55.
    O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações críticas da imunização biopolítica da vida humana a partir das reflexões de Roberto Esposito, problematizando a seguinte questão: em tempos de pandemia viral e, consequentemente, de Estados emergenciais, de que maneira o paradigma imunitário atua sobre a vida humana? A hipótese que gostaríamos de desenvolver parte do relevo de que, em crises agudas, o paradigma imunitário é tensionado ao seu limite, convergindo para a produção de Estados de emergência segundo os quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Life as a (bio)political input: critical genealogies of Michael Foucault and Giorgio Agamben.William Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):261-282.
    The present work means to analyze the relation between politics and life throughout Michael Foucault’s and Agamben’s critical-conceptual articulations. That way, we try to explain the following question: to what extent and under which arguments is it possible to reflect upon the politics over the biological human life taking as reference Foucault’s and Agamben’s thesis and even finding a connection between both? We hypothesize that: it is possible to acknowledge the discovery of politics over life back at the Greco-Roman world, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Uma arquegenealogia da potência (do pensamento) comum.William Costa - 2019 - Perspectivas 3 (1):95-117.
    Pretendemos, neste texto, analisar a arquegenealogia da potência (do comum) desenvolvida por Giorgio Agamben. Para alcançar esse objetivo, nosso texto investiga algumas noções centrais nos pensamentos de Aristóteles, Averróis e Dante, articulando um fio condutor em torno do debate sobre o intelecto, a potência e o comum. A partir dos entrecruzamentos teóricos que vai-se desenvolvendo ao longo das doutrinas de cada pensador, buscamos, em Agamben, fundamentar e concatenar criticamente a doutrina da potência comum, sobremodo voltando-nos à possibilidade de pensar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Soberania e governamentalização do Homo oeconomicus: entrecruzamentos críticos entre Ludwig Von Mises e Michel Foucault.Castor Bartolomé Ruiz & William Costa - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35293.
    A partir da segunda metade do século XX, as políticas econômicas disseminaram um conjunto de dispositivos sutis, no sentido de seu exercício, ao mesmo tempo em que mais plurais, em relação à sua extensão. Um dos principais deslocamentos epistemológicos produzidos pelo discurso neoliberal diz respeito à inserção da subjetividade humana como elemento central da racionalidade econômica. A inclusão da subjetividade na lógica dos cálculos econômicos possibilitou construir a figura do homo oeconomicus como referente antropológico do novo discurso neoliberal. Um dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark