Order:
Disambiguations
Vital Francisco Celestino Alves [5]Vital Alves [1]Vital Francisco C. Alves [1]
  1.  34
    A relação entre o poder legislativo e o poder executivo no contrato social de Jean-Jacques Rousseau.Vital Francisco C. Alves - 2009 - Synesis 1 (2):93-104.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    A relação entre a desigualdade e a corrupção política na filosofia de Rousseau.Vital Francisco Celestino Alves - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):85-96.
    O problema da desigualdade se apresenta como um constante objeto de reflexão na filosofia de Rousseau, perpassando diversas de suas obras. Buscando analisar a relação entre a desigualdade social e a corrupção política no pensamento rousseauniano mediante a defesa da hipótese de que a desigualdade social se configura em um fenômeno responsável pelo advento da corrupção política, pretende-se, nesse artigo, primeiro: examinar as distinções entre a desigualdade natural e a desigualdade social, ou seja, demarcar suas especificidades e como Rousseau compreende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    O fenômeno da corrupção política no Republicanismo romano de Cícero.Vital Francisco Celestino Alves - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):332.
    O pensamento de Cícero inaugura o republicanismo romano e se apresenta como uma reflexão política que busca analisar questões primordiais para a República, tendo Roma Antiga como referência. Amiúde, verifica-se nesse pensamento a utilização de exemplos da vida política real com o intuito de formular uma crítica ao regime romano. O presente artigo tem como propósito central, por meio da investigação de um problema de gravidade incontestável: a corrupção política, examinar o republicanismo de Cícero mediante suas noções fundamentais. Assim, teremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    O legislador e a formação do espírito público no republicanismo de Rousseau.Vital Francisco Celestino Alves - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):301-324.
    Resumo Ao encerrar a sua explicação concernente à noção de Lei, no capítulo VI do segundo livro do Contrato social, Jean-Jacques Rousseau apresenta algumas inquietações referentes à capacidade de uma população prematura elaborar um sistema de legislação. Tais inquietações conduzem o pensador genebrino a preconizar a necessidade de uma figura polêmica e excepcional, na engrenagem política republicana: o legislador. Considerando a excepcionalidade dessa figura, o presente artigo sustentará a hipótese de que, mais do que alguém hábil em formular um conjunto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Rousseau e a virtude cívica na república.Vital Francisco Celestino Alves - 2019 - Doispontos 16 (1).
    A virtude cívica representa uma peça de fundamental importância na engrenagem política republicana e pode desempenhar uma função decisiva na manutenção da república. Mas, como a virtude cívica se apresenta no republicanismo de Rousseau? Como tornar os cidadãos virtuosos e de que maneira cidadãos dotados dessa aptidão ou disposição podem contribuir para a preservação da república em longo prazo? Tais questões servirão de fio condutor para analisarmos a noção de virtude no arcabouço teórico rousseauísta. Para tanto, nossa análise será dividida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Sidney Versus Rousseau: o espírito republicano.Vital Alves - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):126-137.
    O republicanismo é constituído de diversas matrizes, entre elas a matriz inglesa e a matriz francesa às quais vinculam-se os pensadores modernos Algernon Sidney e Jean-Jacques Rousseau respectivamente. Buscando uma provável relação teórica entre o autor inglês e o pensador de Genebra quanto à tradição republicana, o presente artigo promoverá um exame e quiçá uma reflexão acerca do “espírito republicano” em Sidney e Rousseau assinalando as possíveis afinidades e divergências entre eles, embora sejam vinculações a diferentes matrizes. Para tanto, indaga-se: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Três instituições políticas no republicanismo de Jean-Jacques Rousseau.Vital Francisco Celestino Alves - 2020 - Sofia 8 (2):11-30.
    Depois de estabelecer as características do corpo político ou soberano e destacar a função excepcional do legislador no Livro segundo do Contrato social, e no livro seguinte analisada a incumbência do governo na ordem política, Rousseau, no livro quarto da obra referida, se mobiliza para demonstrar a importância fundamental de algumas instituições para a manutenção dos valores republicanos. Entre as diversas instituições apresentadas pelo filósofo genebrino que visam cumprir esses objetivos, o presente artigo se concentra no exame de três delas: (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark