Results for 'Vanguarda'

31 found
Order:
  1. Vanguarda, do conceito ao texto.Margarida de Aguiar Patriota - 1985 - Brasília: Em convênio com o Instituto Nacional do Livro, Fundação Nacional Pró-Memória.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    A vanguarda florentina de Lacerba e Portugal Futurista: afinidades e divergências.Barbara Gori - 2018 - Bakhtiniana 13 (1):52-70.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Por um rádio de vanguarda política e estética.Marcelo Kischinhevsky & Sonia Virgínia Moreira - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Entrevista com o professor Mauro Rêgo Sá Costa para o dossiê Rádio nas Bordas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Frankenstein e a vanguarda moral. Do império do direito ao domínio do judiciário.Alessandro Pinzani - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O artigo tece algumas considerações sobre o chamado constitucionalismo da efetividade ou neoconstitucionalismo, limitando-se, contudo a discutir seus aspetos teóricos, sem analisar casos concretos. Primeiramente são apresentados de forma sucinta os princípios centrais do neoconstitucionalismo, em particular na formulação de Luis Prieto Sanchís; em seguida, são avançadas algumas considerações a partir das observações de alguns dos seus críticos, em particular Juan García Amado. As teses destes dois autores são complementadas com algumas observações do autor e de outros autores, que insistem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    A questão russa: seu lugar nas reflexões de Vanguarda Socialista.Isabel Loureiro - 1985 - Trans/Form/Ação 8:28-38.
    Vanguarda Socialista, a newspaper edited by Mário Pedrosa in Rio de Janeiro from 1945 to 1948 elaborates a socialist and democratic political proposal as an alternative to the bolshevik conception, which was believed surpassed by history. The "Russian question" lies thus at the center of the group's preoccupations. This paper tries not only to analyse the newspaper's explanation for the origins of bureaucracy in the USSR, bringing to light the contradictions which run through it, but also to establish the (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  43
    Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno.Eduardo Socha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):133-152.
    Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongruência entre as forças produtivas e as relações de produção na sociedade industrial, sendo que dois caminhos artísticos distintos derivam da inflexão histórica da crise (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Eu e a verdade: a subjetividade abstrata das vanguardas.Priscila Rossinetti Rufinoni - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):39-57.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  47
    Cácima Typography: about the Cadernos and the sheets published there.Patrícia de Jesus Palma - 2011 - Cultura:125-140.
    Este artigo pretende dar a conhecer as condições de criação e de produção de um conjunto de textos de vanguarda que viriam a constituir-se como marco para a poesia portuguesa do século XX: a Poesia 61, impressos e editados numa pequena cidade de província, Faro.Como são aí editados estes e outros folhetos de autores como António Ramos Rosa, E. M. Melo e Castro, Maria Teresa Horta, Casimiro de Brito, Luiza Neto Jorge ou Fiama Hasse Pais Brandão, entre outros? Para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Disrupção subjetiva e crítica social: surrealismo e imagens de pensamento benjaminianas.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):92.
    A vanguarda surrealista, em suas manifestações literárias e artísticas dos anos 1920, explorava as imagens de caráter disruptivo como uma forma de transformar a arte e a vida cotidiana. Influenciado pelos surrealistas, Walter Benjamin, em seu livro Rua de mão única, publicado em 1928, elaborou um diagnóstico crítico de seu presente histórico e apontou o caminho para uma possível transformação do mesmo, explorando uma forma filosófico-literária que denominou imagem de pensamento. Pressupondo a fundamental influência do surrealismo nesta e em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  14
    A construção do pensamento crítico na arte e na filosofia.Ana Gabriela Antunes Ribeiro - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Walter Benjamin estudou a configuração da sociedade moderna observando textos literários, como a lírica baudelairiana. Ora, a arte é a primeira a repercutir os fenômenos de seu tempo, estando o artista à vanguarda do pensamento intelectual sistemático. Considerando a arte e a filosofia como formas legítimas de formação do pensamento crítico, buscamos ligar alguns conceitos benjaminianos com a arte moderna, de Camus a Chico Buarque, de Dostoiévski a Belquior.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    O fim da arte no Modernismo de Mário de Andrade.Pedro Duarte - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O artigo analisa como o diagnóstico feito pela filosofia de Hegel no século XIX sobre o fim da arte é encontrado ainda no pensamento estético do crítico e escritor modernista Mário de Andrade no século XX, no Brasil. Sem ter se detido na análise do filósofo alemão, Mário contudo preocupou-se com a perda do antigo sentido social da arte, pois ela afastaria o Modernismo da pretensão de servir de esteio para a formação do Brasil. Os anos heroicos de 1920 da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    O estádio estético, interesses e política: um debate entre Kierkegaard e Rancière.Lauro Ericksen - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):127-150.
    Resumo: O artigo aborda a conjunção temática entre estética e política. Discute o pensamento de dois autores da filosofia contemporânea que fazem essa conexão: Kierkegaard e Rancière. Ele debate como o critério do interesse no estádio estético kierkegaardiano pode ser comparativamente analisado, no contexto estético-político de Rancière. O texto apresenta os regimes políticos de Rancière em alusão aos estádios da vida humana em Kierkegaard, especificamente se relacionando ao estádio estético. Objetiva oferecer um estudo atualizado da multiplicidade política contemporânea, através dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Da obra de arte total à síntese das artes.Marcos Faccioli Gabriel - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):189-214.
    Resumo Houve, durante o século XX, uma persistente recorrência do tema da síntese ou integração das artes, em especial no campo da arquitetura: desde as vanguardas dos anos de 1920 até a ressurgência do tema, no imediato Pós-II Guerra, com Le Corbusier, Sigfried Giedion e Fernand Léger. No Brasil, nos anos de 1950, o entusiasmo de Mário Pedrosa com a construção da nova capital seguiu o lema Brasília, a cidade nova, síntese das artes. A literatura correspondente menciona com frequência os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    O guarda-chuva e a máquina de escrever: as artes negras como phármakon da Europa.Rafael Gonzaga de Macedo - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21086.
    Quando Édouard Manet pintou entre 1862 e 1863 a obra Le Déjeuner sur l’herbe e a expôs no Salão dos Recusados em 1863, a sensualidade da mulher nua sentada ao lado de dois homens, vestidos à moda da época, provocou grande escândalo na sociedade francesa daquela época. Entretanto, a fotografia de duas mulheres zulus, publicada na revista britânica Photographic News em 1879 teve um efeito completamente contrário à famosa pintura de Manet. O presente texto investigará a fascinação exercida pelo exótico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Arte, educación y comunidad en la estética pedagógica.Jordi Massó Castilla - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):155-174.
    Arte, educación y comunidad en la estética pedagógica Resumen: Una de las corrientes estéticas contemporáneas más pujantes, la «estética pedagógica», planteó desde sus comienzos la combinación entre el arte y la educación. Las creaciones respaldadas por esta orientación se basan en muchas de las ideas de las pedagogías críticas de los años 60 e igualmente en los presupuestos de las llamadas últimas vanguardias artísticas. Todas ellas comparten un mismo espíritu emancipador en sintonía con las teorías más críticas con la sociedad (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  26
    A razão e seu outro: expressionismo na Filosofia da nova música de Adorno.Jean-Paul Olive - 2007 - Discurso 37:323-342.
    A Filosofia da nova música de Adorno é muito mais interessante se abordada como uma reflexão sobre as duas correntes de vanguarda que, no século XX, atacaram com mais virulência a ideia de razão: o expressionismo e o surrealismo. A crítica que Adorno opera é, ao mesmo tempo, uma homenagem. Porque, se na luta contra a razão, o expressionismo e o surrealismo aparecem como irracionais, "a arte, diz Adorno, é apesar de tudo a verdade sobre a sociedade, na medida (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Marketing existencial: A produção de bens de significado no mundo contemporâneo.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Três Estrelas.
    Este não é um livro sobre marketing. É um livro sobre a existência, avisa o filósofo Luiz Felipe Pondé, logo na abertura de Marketing existencial. Seu objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes. É analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas. Neste século XXI, a difusão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    A obra de arte como objeto comum.Filipe Ferreira Pires Völz - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):301-323.
    O objetivo deste artigo é relacionar o ready-made de Duchamp – uma obra de arte que é idêntica a um objeto comum – com a história da arte que o precedeu e entender de que modo sua ruptura radical já estava dentro dessa história. Inicio com uma introdução ao e interpretação do ready-made. Em seguida, me respaldando em Gombrich, Greenberg e outros, examino os três tipos de arte na história propostos por Peter Bürger, focando na questão da realidade/irrealidade da obra, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Sobre a questão arte e realidade: um elogio ao surrealismo.Marina Coelho Santos - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):153.
    O fio condutor deste artigo consiste em abordar a relação filosófica entre arte e realidade e o modo como as vanguardas artísticas do século XX, em especial o surrealismo, colocam em questão essa dicotomia ao se perguntar pelo papel da arte ante a realidade e pôr em xeque os modelos de representação tradicionais. É nosso objetivo, em um primeiro momento, mediante revisão bibliográfica, expor o papel da arte ante a realidade de acordo com a tradição filosófica e os modelos de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Possibilidades para uma espiritualidade política e uma forma de vida não fascista.Sérgio Fernando Maciel Correa - 2022 - Perspectivas 7 (1):267-282.
    Este artigo é uma espécie de vanguarda da retaguarda, pois ao mesmo tempo em que quer avançar, sendo portando de filosofia política contemporânea é convocado a retornar em busca de conceitos antigos, mas que não envelheceram. A parresía cínica com os seus desdobramentos é um exemplo desse retorno aos antigos. O texto, outrossim, dedica-se a responder a questões que interrogam pela utilidade das revoltas e das insurreições, pelo papel dos intelectuais diante do poder. O artigo procura problematizar, seguindo os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura.Daniel Marcolino Claudino De Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):1-16.
    Este artigo parte da análise do Impressionismo, do abstracionismo de Kazimir Malevich e dos penetráveis de Hélio Oiticica para pensar o processo de eliminação das bordas do quadro-pintura. A tese de Oiticica é a de que, no momento em que viveu e atuou, o quadro-pintura passa a prescindir das bordas, derramando-se para fora dele e se constituindo como modus vivendi, eliminando, assim, a noção de um fora e um dentro. Com isso, defende a substituição do espectador pela do participador. Perguntamo-nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Apontamentos sobre montagem e teoria crítica em Walter Benjamin.Lucas Melo Souza - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):13-24.
    Este artigo pretende esboçar alguns apontamentos sobre o conceito de montagem nos escritos de Walter Benjamin e a relação desse conceito com a teoria crítica benjaminiana. Em fragmentos metodológicos ligados ao projeto de um livro sobre Charles Baudelaire, que só vieram a público no fim dos anos 1960, encontra-se um dos raros registros da expressão “teoria crítica” (kritische Theorie). Ela é utilizada por Benjamin para caracterizar sua autocompreensão teórico-metodológica, numa vinculação direta dessa expressão a procedimentos de enquadramento e montagem associados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Abstração e empatia: Schopenhauer e a fundamentação da arte abstrata.Rosa Gabriella Gabriella Gonçalves - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e23.
    Dentre as fundamentações que baseiam a necessidade da abstração, uma das mais interessantes provavelmente é a de Wilhelm Worringer, historiador da arte que, sendo contemporâneo das vanguardas artísticas que se iniciavam nas experimentações abstratas, tradicionalmente vinculadas a culturas primitivas, estabeleceu, em sua obra Abstração e empatia, de 1907, a contraposição entre duas abordagens artísticas: a abstração e a arte mimética, ou realista. Segundo Worringer, a arte abstrata não seria de modo algum inferior à arte figurativa, não seria o resultado de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Alegoria e símbolo.José Deribaldo Gomes Santos - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):44-63.
    Este artigo debate a relação entre a alegoria e o símbolo, temática importante para a Grande Estética de Lukács, uma vez que as distinções e as contraposições entre o alegórico e o simbólico possibilitam que o autor húngaro se aproxime do conceito de realismo. O realismo, para o esteta de Budapeste, é o que marca a autenticidade artística. Este trabalho opta por um estudo de caráter teórico-bibliográfico. Por meio de uma análise imanente sobre recorte da Estética do esteta magiar, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Estudos Sociais: thematic paths of a reformist impetus (1905-1911).Pedro Silva - 2009 - Cultura:173-214.
    Publicada entre 1905 e 1911, a revista Estudos Sociais nasceu no âmbito da acção desenvolvida pelo Centro Académico de Democracia Cristã de Coimbra e tinha como finalidades contribuir para a difusão do catolicismo social e para a implantação da democracia cristã em Portugal. Ao longo do período de sete anos em que foi editada, muitos foram os momentos em que se lançou um apelo à Igreja Católica para que ocupasse o lugar que lhe pertencia na civilização actual, reafirmando--se, sistematicamente, que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da (...) dos movimentos sociais negro-pindorâmico e das determinações da Lei-Base para a Educação de 2003, reforçado em 2008, ainda há enfrentamentos frente aos entraves e desafios no fazer didático no chão da sala de aula. Nesse sentido, as influências de um modelo praxeológico de referência pautado na descolonização dos saberes foi repertório no processo formativo para a integração das abordagens etnicorraciais no ensino enquanto modelos de referência a serem ensinados. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. Pragmatic Metaphysics: a Pathway for the Future: Metafísica Pragmática: um Caminho para o Futuro.Sandra Rosenthal - 2003 - Cognitio 4 (1).
    : Classical American Pragmatism embodies a unique paradigmatic structure which offers a powerful tool for moving beyond a welter of traditional alternatives and dilemmas embedded in the philosophic tradition and pervasively operative even today, either explicitly or implicitly, in what is currently considered "cutting edge" philosophy. The present paper will explore the way pragmatism offers a novel understanding of the nature and "worth" of metaphysics, providing a reorientation for uniting the insights of traditional speculative philosophy with some of the contemporary (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Leão Ramos Ascensão and the Integralismo Lusitano.A. Paulo Dias Oliveira - 2012 - Cultura:237-262.
    Este artigo pretende, num primeiro momento, através de algumas fontes históricas, compreender o modo como o fenómeno do Integralismo Lusitano tem sido estudado no nosso país. Num momento posterior, tentar-se-á pôr a claro a vida de Leão Ramos Ascensão e o seu contributo para o movimento monárquico e para o movimento do Integralismo Lusitano. O momento final levar-nos-á ao conhecimento deste movimento desde a sua fundação à volta da revista Alma Portuguesa, editada em Lovaina, na Bélgica, em 1913, até à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin.Priscilla Stuart da Silva - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021031.
    Neste artigo, busca-se articular a noção de juventude romântica como ideal de formação no pensamento do estudante Benjamin. Nos primeiros ensaios dedicados a temas pedagógicos, o filósofo propôs um novo modelo de educação apoiado no romantismo, partindo de uma crítica às instituições de sua época que cindiram a totalidade e a unidade da vida do jovem. Em seus escritos enquanto era estudante, Benjamin recupera, com sua crítica, a necessidade de olhar a arte, a literatura, a educação, em suma, toda a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Poesía, naturaleza y vanguardia en Colombia: una lectura ecocrítica de Suenan timbres, de Luis Vidales.Juan E. Villegas Restrepo - 2017 - Escritos 25 (55):465-483.
    Suenan timbres, by the Colombian poet Luis Vidales, is an urbanely rural work. The fact that flowers, spiders, cats and landscapes are found in these short poems-vignettes –all of which are a reflection of a city in the process of modernization–; confirms how interested was the author in the idea that his poetic project could erode the barrier separating the cultural and natural spheres. Bearing this in mind, the article attempts to show that the intersubjective dialogue between the two spheres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark