4 found
Order:
  1.  9
    Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose.Eduardo Socha - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (3):91-118.
    Resumo: Neste artigo, propõe-se uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia, e os dois ensaios de Theodor W. Adorno sobre as relações entre música e pintura. Pretende-se, com isso, demonstrar a presença decisiva de elementos da estética clássica alemã no pensamento adorniano do pós-guerra; em particular, observa-se o modo pelo qual a teoria racionalista de Lessing atua na abordagem dialética adorniana a respeito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  11
    Música informal: Perspectivas atuais do conceito adorniano.Eduardo Socha - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):133-156.
    RESUMO O ensaio “Vers une musique informelle” é uma das mais conhecidas contribuições da reflexão musical de Adorno, certamente um dos maiores legados de sua filosofia da música. Este artigo procura, em um primeiro momento, especificar o sentido crítico da contribuição conceitual de Adorno, que visava à superação dos impasses e da alternativa entre pensamento motívico-temático e pensamento serial nas práticas composicionais de época. Em seguida, descreve a intenção propositiva de Adorno ao encaminhar uma “teoria material das formas”, teoria que, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Para um conceito materialista de tempo musical. A teoria dos tipos nos fragmentos de Adorno sobre Beethoven.Eduardo Socha - 2019 - Discurso 49 (1):161-184.
    Pretende-se expor os elementos principais da teoria dos tipos, que encontramos nos Beethoven-Fragmente, de Theodor W. Adorno. Por meio desse modelo de pensamento, Adorno esclarece os critérios orientadores de seu conceito de tempo musical, que se particulariza criticamente nos escritos musicais posteriores, como as monografias sobre Wagner, Mahler e Berg, os ensaios sobre Stravinsky e as conferências sobre o serialismo pós-Webern. A teoria dos tipos envolveria as diferentes modalidades de “relação da música com o tempo em geral”. Além da exposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  43
    Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno.Eduardo Socha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):133-152.
    Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongruência entre as forças produtivas e as relações de produção na sociedade industrial, sendo que dois caminhos artísticos distintos derivam da inflexão histórica da crise da experiência. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark