Results for 'Pensamento crítico'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Bibliografia e estudos críticos.Miguel Reale & Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro - 1999 - Centro de Documentac~ao Do Pensamento Brasileiro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense.Valdemir Guzzo & Brambatti Guzzo - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):64-76.
    A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o (...) crítico não parece ser uma instância cognitiva recorrente nos seres humanos, e por isso é necessário que ele seja fomentado e fortalecido através da educação, nas escolas e universidades. Os estabelecimentos de ensino, por sua vez, devem dedicar-se à implementação de uma cultura do pensamento que forneça estímulo constante ao desenvolvimento intelectual dos estudantes, para que assim eles sejam desafiados a estruturar argumentos adequadamente embasados para justificar as suas ideias, e tenham as habilidades e disposição necessárias para avaliar as afirmações a que forem apresentados, bem como as suas próprias crenças e ideias mais arraigadas. Uma cultura de pensamento nas escolas é possível através da inclusão de estratégias de ensino adequadas, que com o constante uso se constituam em rotinas de pensamento. Em uma época de grande fluxo de informação, em que asserções falsas são apresentadas frequentemente como verdades, o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e do espírito crítico nos estudantes pode fornecer a eles uma espécie de mecanismo de defesa contra a manipulação intelectual, além de proporcionar uma ferramenta importante para que os alunos entendam melhor o mundo e avaliem suas ideias e ações de modo mais razoável. Palavras-chave: Pensamento crítico. Cultura do pensamento na escola. Espírito crítico. (shrink)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  38
    Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação.Jairo José da Silva - 2012 - Manuscrito 35 (2):312-319.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Pensamento crítico.Luís Moniz Pereira - 2007 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    A construção do pensamento crítico na arte e na filosofia.Ana Gabriela Antunes Ribeiro - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Walter Benjamin estudou a configuração da sociedade moderna observando textos literários, como a lírica baudelairiana. Ora, a arte é a primeira a repercutir os fenômenos de seu tempo, estando o artista à vanguarda do pensamento intelectual sistemático. Considerando a arte e a filosofia como formas legítimas de formação do pensamento crítico, buscamos ligar alguns conceitos benjaminianos com a arte moderna, de Camus a Chico Buarque, de Dostoiévski a Belquior.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Resistência do Pensamento Crítico ou A Aventura da Desventura.Ronaldo Lima Lins - 2004 - In Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale (eds.), Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo. pp. 49.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.Lucas Antunes Machado - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022031.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    Uma defesa do pensamento crítico nas escolas.Álvaro Nunes - 2004 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Henrique Jales Ribeiro, Argumentação, pensamento crítico e filosofia – e outros ensaios – (Lisboa: Edições Esgotadas, 2019); 155 pp. ISBN: 978­‑989­‑8911­‑71­‑1. [REVIEW]Miguel Gouveia De Oliveira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):265-270.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Arte, cultura, educação, COVID-19 & o pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço.Marcos Antônio Bessa-Oliveira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1964-1995.
    A proposta deste ensaio recai em discutir criticamente, por meio do pensamento descolonial biogeográfico fronteiriço, a Arte, a Cultura, a Educação e a pandemia do COVID-19 a fim de evidenciar perspectivas outras de pedagogias e filosofias que promovam a libertação de corpos, almas e das diferenças coloniais exteriorizados pelas lógicas da razão moderna a partir do séc. XVI e/ou pós-moderna séc. XIX que imperam ainda como únicas formas de sobrevivência no Ocidente. A ideia é evidenciar que culturas fronteiriças também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Formação, Ensino de Filosofia e Pensamento de Libertação: Apontamentos Críticos.R. M. Jesus & A. D. Silva - 2014 - Páginas de Filosofía 6 (1):29-49.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    A Filosofia Foucaultiana: Um Convite À Experiência de Pensamento (Auto)Crítico.Renato Carvalho de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):103.
    Michel Foucault desafia qualquer tentativa de ser reduzido a definições simplistas. Fazer uma saudosa memória por ocasião dos 40 anos de sua morte não pode se resumir a uma apresentação estática de sua vida e obra. É imperioso ressaltar o vigor, o dinamismo interno de seu pensamento filosófico. A filosofia de Foucault é um sincero convite dirigido a todos nós para fazermos uma verdadeira experiência de pensar, a voltar-nos para nós mesmos para refletir criticamente sobre as formas de poder (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Hume crítico de Locke: Contrato social E whiggism.Eveline Hauck - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):87-100.
    RESUMO A crítica de Hume ao contrato social admite um alcance para além do debate com o contratualismo de Locke: nosso autor tem em vista, sobretudo, desconstruir os princípios filosóficos que são a base da prática política dos Whigs. Uma vez que o contrato original organiza esses princípios, Hume se dedicará a analisá-lo em termos filosóficos e históricos, na tentativa de modernizar o pensamento político de sua época. ABSTRACT Hume's criticism of the social contract allows a range beyond the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Racionalismo Crítico y Kant.Juan-Antonio Nicolás Marín & Manuel Sánchez Rodríguez - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):901-928.
    O presente artigo trata da influência exercida pela filosofia kantiana na actualidade a partir da chamada crise da Modernidade ilustrada. Os autores começam por analisar o posicionamento original kantiano, incidindo especialmente na sua concepção do criticismo e do transcendentalismo. Esta análise é feita a partir da perspectiva da aberta pela Kritik der Urteilskraft enquanto marco do sistema da razão, capaz de incorporar a finitude da mesma. Seguidamente são analisadas a recepção e a transformação do pensamento kantiano a partir de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença.Américo Grisotto - 2022 - Griot 22 (3):244-254.
    Este artigo tem a intenção indicar um uso propositivo da noção de imagem de pensamento presente na obra Diferença e repetição de Gilles Deleuze, pois de acordo com esta referência, é típico da repetição afirmar-se, permitindo a emergência do que difere. De outro modo, a noção de imagem do pensamento ocorre na filosofia de Deleuze em três ocasiões, nas obras Nietzsche e a filosofia, Proust e os signos e em Diferença e repetição e nestas obras, nem sempre esta (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Aufklärung ea Crítica kantiana no pensamento de Foucault.Giovana Carmo Temple - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14 (1):225-246.
    Resumo: O objetivo deste texto é desenvolver a articulação que Foucault faz entre o diagnóstico do presente e a construção de um pensamento crítico acerca do conceito de autonomia a partir do texto de Kant Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? . Trata-se, portanto, da aproximação de Foucault à herança histórica da Aufklärung analisada por Kant, a partir de uma perspectiva ética para pensar a modernidade. Para tanto, trataremos neste artigo de como Kant descreve o processo da Aufklärung, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  10
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior.José Pedro Boufleuer & Aldemir Berwig - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):845-883.
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior Resumo: O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Nebulosa de Imunidades? Sobre estado de direito e democracia no pensamento jurídico brasileiro.Andrei Koerner & Valeriano Costa - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O artigo propõe uma análise multidisciplinar sobre o pensamento jurídico, tendo como objetivo a reflexão crítica sobre os saberes e práticas jurídicos na sociedade brasileira. O artigo elabora inicialmente uma análise crítico-conceitual de trabalhos de Guillermo O´Donnell sobre estado de direito e democracia na América Latina. Em seguida, adota a noção de agregados jurídicos para apresentar distintas dimensões de pesquisas sócio-jurídicas sobre o direito. Enfim, usa a metáfora da nebulosa de imunidades para a proposta de discernir os atributos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    DOSSIÊ MICHEL FOUCAULT: o pensamento de Michel Foucault em nosso tempo de agora.Cristiane Maria Marinho, Dorgival Gonçalves Fernandes, Elias Ferreira Veras & Eduardo F. Chagas - 2017 - Revista Dialectus 11.
    O que somos? Como nos tornamos o que somos? Quais relações de saber-poder atravessam nossas subjetividades? Quais dispositivos e tecnologías foram/são mobilizados em torno das urgências histórico-contemporâneas? Quais outros somos são possíveis diante das estratégias de governamentalidade disciplinares e biopolíticas que marcam a contemporaneidade? O pensamento de Michel Foucault e seu modo crítico de indagação histórica e filosófica possibilitam que interpelemos os processos que nos fizeram e nos fazem ser quem somos, seus mecanismos de assujeitamento e posibilidades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Adorno leitor e crítico de Husserl: a reformulação da dialética desde a crítica à fenomenologia.Fábio Caires Correia & Oneide Perius - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:185-202.
    Para compreender a relação de Adorno com a fenomenologia, ou melhor, a relação Adorno-Husserl, é importante distinguir dois momentos indissociáveis: (I) a crítica da fenomenologia operada a partir da dialética, e (II) o reconhecimento da legitimidade de um momento fenomenológico contra idealismo hegeliano. Do ponto de vista conceitual, trata-se, portanto, de desconstruir a primazia do imediato, que caracteriza o conceito fenomenológico do dado, para depois denunciar a pretensão idealista de uma totalização de todas as mediações em um sistema de (...). A coexistência desses dois requisitos no mesmo método poderia ter sido reduzida, se não a uma contradição, ao menos a uma aporia. O acerto de contas com o idealismo husserliano torna-se, portanto, prima facie, uma importante chave de leitura para a compreensão da filosofia de Adorno. Ainda mais quando se trata da forma negativa que sua dialética assumirá. Essas são as questões que este artigo pretende discutir. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    Michel Foucault: Crítico Do Materialismo Ou Materialista Radical.Pablo Severiano Benevides - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):82-102.
    A partir da pergunta que dá título a este artigo, pretendemos posicionar o pensamento de Michel Foucault em relação ao materialismo através de uma análise que contemple as três fases de seu pensamento, a saber, a arqueologia, a genealogia e a ética. Mediante esta análise, concluímos não só pela filiação do pensamento de Michel Foucault no campo mais amplo e plural dos materialismos, mas também pela radicalidade que o filósofo assume em relação ao materialismo em todas as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    O vigor crítico da sagesse montaigniana.Silvana De Souza Ramos - 2007 - Cadernos Espinosanos 17:81.
    O pensamento renascentista foi responsável por uma vigorosa reflexão sobre a posição metafísica do homem no cosmos e sobre o papel da ação no interior da vida social. Tendo em vista este contexto, nosso artigo pretende discutir o pensamento de Montaigne, tanto no que se refere a sua filiação às pretensões humanistas, quanto no que diz respeito às divergências que o separam dessa vertente, especialmente aquelas que permitiram o engendramento da manière peculiar ao filósofo – a forma ensaio. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    “As Novas Formas de Controle” Consolidação Do Pensamento Unidimensional Na Sociedade Do Capitalismo Avançado Conforme Herbert Marcuse.Francisco de Assis Sobrinho & Alberto Dias Gadanha - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):59-73.
    Razão e liberdade são tidas como os princípios fundadores da sociedade industrial e tecnológica do capitalismo avançado. Para garantir a validação de seu discurso, a tecnologia dispõe de sofisticadas formas de controle, que atuam na consolidação da unidimensionalidade como elemento garantidor da coesão social e da manutenção do status quo. Para isso, o “ordenamento tecnológico” recebe o apoio de uma “coordenação política e intelectual”, que garantem a eficiência processual e a eficácia teleológica das diversas formas de controle da civilização industrial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Pascal: o cartesiano crítico de Descartes.José da Cruz Lopes Marques - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):319-334.
    As interpretações referentes ao relacionamento entre Blaise Pascal e Renné Descartes costumam situar-se entre dois extremos. Algumas vezes, o autor dos Pensamentos é interpretado como uma espécie de cartesiano indeciso, incapaz de separar o seu discurso religioso das investigações científicas e filosóficas. Outras vezes, Pascal é estereotipado como uma espécie de anti-cartesiano empedernido, um apologista cuja fé não pode evitar o racionalismo. O presente busca evitar estas duas compreensões, tentando encontrar um Pascal que foi cartesiano em certa medida, mas, ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    O confronto crítico de Arendt com Jaspers e Heidegger.Kherlley Caxias Batista Barbosa - 2017 - Perspectivas 2 (1):18-39.
    A Filosofia Política de Arendt afunda raízes no pensamento existencial de Heidegger e Jaspers. Este trabalho tenta mostrar a apropriação crítica que Arendt faz dos seus mestres, salientando a aproximação e o distanciamento do pensamento arendtiano em relação à filosofia existencial na formação de sua original filosofia política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Nietzsche na pesquisa brasileira em educação: relativista conservador ou perspectivista crítico?Robson Loureiro & Adolfo Miranda Oleare - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023002.
    Era Nietzsche um relativista conservador ou, pelo contrário, seria possível alocar o filósofo no sítio teórico do pensamento crítico? Tal pergunta-problema delimita o presente artigo. Ela se refere a uma conhecida querela entre modelos interpretativos (SEBOLD, [20--?]) pós-modernos e naturalistas e, especificamente, deriva da revisão de literatura de uma pesquisa em andamento, realizada no âmbito do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir da qual observamos uma ausência, talvez (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano.Felipe dos Santos Durante - 2019 - Sofia 7 (2):94-102.
    Este artigo tem por objetivo, a partir da leitura do célebre livro de Rudolf Malter – O pensamento único: introdução à filosofia de Arthur Schopenhauer, em especial da seção intitulada Característica conclusiva: Pessimismo – um conceito crítico –, apresentar a hipótese hermenêutica de um dos mais eminentes interpretes da filosofia schopenhaueriana, a qual versa sobre o pessimismo enquanto conceito crítico, e que pode ser entendida como um dos pontos de sustentação para a justificativa de interpretação da filosofia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  61
    Do individual E do coletivo: Sobre aproximações entre O pensamento de Freud E Marx.Patrícia Magri Granúzzio & Renata de Fátima Ceribelli - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):71-84.
    o objetivo deste artigo é discutir a aproximação teórica entre duas vertentes distintas de pensamento que, inicialmente, pode parecer improvável: a psicanálise e o marxismo. O texto discorre sobre a reflexão da gênesis do problema político, interpretando sociedade e indivíduo como inter-relação da natureza humana, conectando, a partir desse princípio, o problema político e o problema psicológico, este se situando como base original daquele. Portanto, no entrecruzamento de sociedade, poder político e natureza humana, expande-se um campo de investigação que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    O potencial crítico da filosofia do direito.Hans-Georg Flickinger - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):31-47.
    O presente trabalho não visa uma mera reconstrução da Filosofia do Direito de Hegel, mas, antes, busca explorar o potencial argumentativo inerente a esta obra-mestra da moderna filosofia política, investigando se o pensamento hegeliano pode ajudar-nos a compreender melhor o que, desde sua implantação, o espírito liberal vem desencadeando, tanto em nível político-institucional, quanto em termos econômico-sociais.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  33
    Theodor Adorno: filosofia de conteúdos e modelos críticos.Ricardo Musse - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):135-145.
    Procura-se destacar aqui, a partir da relação de mútua dependência entre o concreto e o especulativo em Theodor Adorno, algumas características próprias de sua exposição filosófica. A recusa de definições, a busca de constelações, a construção de “modelos críticos” tornam-se mais inteligíveis quando examinadas à luz da relação entre os conceitos e o não-conceitual. Pretende-se assim esclarecer melhor a relação entre verdade e história no pensamento de Adorno.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Competências Do Ensino de Humanidades: Uma Discussão a Partir Do Pensamento de Martha Nussbaum.Clarice Rosa Machado & Diego Carlos Zanella - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):01-13.
    Historicamente, as humanidades têm sido essenciais para a educação, uma vez que são consideradas como disciplinas fundamentais para a formação de cidadãos democráticos. A partir dessa conjectura, esse artigo visa refletir sobre a importância das competências no ensino de humanidades para a formação de cidadãos democráticos. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada no pensamento de Martha Nussbaum sobre as competências necessárias para o desenvolvimento de uma cidadania democrática (2015). O desenvolvimento de competências no ensino de humanidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Disrupção subjetiva e crítica social: surrealismo e imagens de pensamento benjaminianas.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):92.
    A vanguarda surrealista, em suas manifestações literárias e artísticas dos anos 1920, explorava as imagens de caráter disruptivo como uma forma de transformar a arte e a vida cotidiana. Influenciado pelos surrealistas, Walter Benjamin, em seu livro Rua de mão única, publicado em 1928, elaborou um diagnóstico crítico de seu presente histórico e apontou o caminho para uma possível transformação do mesmo, explorando uma forma filosófico-literária que denominou imagem de pensamento. Pressupondo a fundamental influência do surrealismo nesta e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  10
    A sociedade dos ateus segundo Pierre Bayle: uma experiência de pensamento?Isabelle Delpla & Adriana Novaes - 2022 - Discurso 52 (2):102-120.
    Seria a conjectura de uma sociedade de ateus, de Pierre Bayle, uma experiência de pensamento liberal, visando separar política e religião? Uma tal interpretação pode se apoiar sobre a relativa proximidade do texto com a Fábula das Abelhas de Mandeville. Ela é, porém, errônea: aquela conjectura baseia-se em um método cético, histórico e crítico que desafia o princípio mesmo das experiências de pensamento. Tampouco a separação do religioso e do político se basearia em uma argumentação liberal.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Soberania e governamentalização do Homo oeconomicus: entrecruzamentos críticos entre Ludwig Von Mises e Michel Foucault.Castor Bartolomé Ruiz & William Costa - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35293.
    A partir da segunda metade do século XX, as políticas econômicas disseminaram um conjunto de dispositivos sutis, no sentido de seu exercício, ao mesmo tempo em que mais plurais, em relação à sua extensão. Um dos principais deslocamentos epistemológicos produzidos pelo discurso neoliberal diz respeito à inserção da subjetividade humana como elemento central da racionalidade econômica. A inclusão da subjetividade na lógica dos cálculos econômicos possibilitou construir a figura do homo oeconomicus como referente antropológico do novo discurso neoliberal. Um dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel.Marcos Lutz Müller - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1255-1294.
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel Resumo: Após uma sucinta caracterização do processo de diferenciação e separação histórico-conceitual entre sociedade civil e Estado, respectivamente, entre o indivíduo burguês e o cidadão como traço principal da modernidade política, empreende-se uma análise concisa dos três registros da “apresentação” do conceito de liberdade, que, no âmbito do espírito objetivo, culmina no desenvolvimento do conceito de eticidade. Em seguida, explicita-se os três momentos lógicos, isto é, os três elementos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Fronteiras e pontes entre a epistemologia e a axiologia no pensamento kantiano: uma perspectiva heideggeriana.José Arlindo de Aguiar Filho - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):99-132.
    Resumo: A proposta do trabalho é analisar a história da separação dos campos conceituais de cunho epistemológico daqueles de cunho axiológico durante o final da idade moderna e sua recepção crítica na contemporaneidade. A extensão do tema implica cortes metodológicos para viabilizar a execução da pesquisa e estes resultam na escolha de dois filósofos relevantes e interligados: Immanuel Kant como representante do final da modernidade e cujo pensamento fundamenta a perspectiva contemporânea sobre a relação entre ciência e moralidade; e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    A genealogia como expansão da crítica no pensamento de Michel Foucault.Kelin Valeirão, Belkis Souza Bandeira & Júlia Bandeira Schmidt - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021030.
    Este artigo faz um traçado temporal/metodológico na obra de Michel Foucault, a partir dos eixos teórico-metodológicos da arqueologia e da genealogia e busca demonstrar que a passagem de um eixo para outro significa, igualmente, uma alteração de método e de objeto de pesquisa. Todavia a dimensão arqueológica não é posta de lado, trata-se, antes, de uma expansão da crítica, pois essa se mantém de forma contundente, apesar de o tipo de questão metodológica mudar, e a análise passar a centrar-se, então, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo.Amon Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):607-678.
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo Resumo: Este estudo reconstitui o itinerário teórico-político de Agostinho da Silva entre os anos de 1928 e 1933, sobretudo através da análise de uma série de artigos que publicou na Seara Nova, relevante revista portuguesa de “doutrina e crítica”. À luz desse recorte temático-cronológico, o viés aqui privilegiado perspectiva: 1) uma parte pouco conhecida, porém representativa, da obra de juventude de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    O enigma do eu: apontamentos críticos acerca do conceito de narratividade.Adelino Ferreira - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):270-284.
    O conceito de narratividade tem sido frequentemente utilizado entre filósofos da mente que pretendem compreender criticamente a questão da identidade pessoal na filosofia contemporânea. Trata-se de pensá-la como uma teia narrativa que se desenrola durante a vida. Ao personagem narrado chamaríamos ‘eu’. Daniel Dennett e David Velleman são dois eminentes defensores deste tipo de visão. O presente artigo visa expor brevemente os pontos de aproximação entre estes autores, mas principalmente discutir um importante momento de afastamento entre eles, especialmente no que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos cerca (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Celso Candido de Azambuja & Gabriel Ferreira da Silva - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-16.
    O artigo aborda os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação, enfatizando a necessidade de repensar as estratégias pedagógicas nas universidades. Explora as transformações trazidas pela IA incluindo a automação e o potencial de personalização do ensino. Argumenta que as universidades devem se adaptar para formar profissionais capazes de trabalhar com a IA valorizando habilidades como criatividade, pensamento crítico e competências éticas. O texto também discute o papel dos professores na era da IA sugerindo que devem se concentrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Bibliografia filosófica brasileira.Antãonio Paim & Centro de Documentaðcäao do Pensamento Brasileiro - 1983 - [Salvador, Bahia]: Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro.
    [1] 1808-1930 -- [2] Período contemporâneo, 1931-1980 -- [3] Período contemporâneo, 1981-1985.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  17
    Las Ideas Pedagógicas de José Martí. Aportes Para Una Crítica de la Enseñanza de la Filosofía.Adriana Arpini - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 14:3-17.
    Não se encontra nas Obras Completas de José Marti nenhum escrito sistemático sobre suas concepções de educação e filosofia, contudo e possível encontrá-las espalhadas em diversos textos: ensaios, crônicas, notas de jornais, discursos, cartas. Apesar disto, formam um conjunto coerente e articulado no qual se abordam os principais problemas pedagógicos com um olhar crítico e sustentado na realidade da America Latina e do Caribe. Este trabalho pretende esboçar uma sistematização dos principais problemas pedagógicos trabalhados pelo cubano com o propósito (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Filosofia Do Direito Na Educação.Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca & Adriana Silva Lucio - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  42
    O Projeto estético-filosófico em Adorno: articulações entre os conceitos de concreto, aproximação e construção.Mauricio João Farinon - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):8-31.
    A Teoria Crítica propõe, com Theodor Adorno, uma íntima relação entre filosofia e desenvolvimento de experiências formativas, constituindo um referencial teórico indispensável para o entendimento acerca do que é pensar filosoficamente em uma perspectiva denominada negativa. Nessa relação, a experiência e racionalidade estética demarcam uma nova forma de conceber a razão e seu momento na relação com a objetividade. Esse momento da razão não indica apropriação, mas remete para uma aproximação e, a partir dessa, a construção de sentido. A problemática (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Desacuerdos cuidados.Manuel Almagro & Neftalí Villanueva - 2022 - SCIO Revista de Filosofía 22:67-97.
    El pensamiento crítico parece ser la piedra de toque de la relevancia de la filosofía, aquello que nos permite mejorar nuestro modo de razonar. El propósito de este artículo es desarrollar una opinión extraordinariamente poco popular que nos parece, sin embargo, obviamente verdadera: El pensamiento crítico no es patrimonio exclusivo de la filosofía; probablemente ni siquiera es la filosofía la disciplina de la que cabe esperarse la contribución más crucial al desarrollo del pensamiento crítico. Sin embargo, la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. AS SOMBRAS CEGAS DE NARCISO (um estudo psicossocial sobre o imaginário coletivo).Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terra à Vista.
    No presente trabalho, vamos abordar algumas das questões essenciais sobre o imaginário coletivo e suas relações com a realidade e a verdade. Devemos encarar esse assunto em uma estrutura conceptual, seguida pela análise factual correspondente às realidades comportamentais demonstráveis. Adotaremos não apenas a metodologia, mas principalmente os princípios e proposições da filosofia analítica, que com certeza serão evidentes ao longo do estudo e podem ser identificados pelos recursos descritos por Perez[1] : Rabossi (1975) defende a ideia de que a filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Profissionais de TI: Um estudo sobre as forças pessoais/de caráter.Luciane Wolff, Ana Paula Porto Noronha & Ilana Andretta - 2021 - Aletheia 54 (1).
    As forças pessoais/de caráter são as características psicológicas positivas que se refletem nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esse artigo objetivou descrever as forças pessoais/de caráter mais prevalentes em 60 profissionais de Tecnologia da Informação e comparar quatro grupos distintos nos cargos de Atendimento e Suporte Técnico, Desenvolvedor de Software, Gestor e Líder Técnico em um Parque Tecnológico do Sul do Brasil. Estudo com delineamento quantitativo, descritivo, comparativo e transversal com aplicação online de um Questionário Sócio Demográfico e Laboral e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    A significação "crítica" de Le volontaire et l'involontaire.Fernanda Henriques - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (1):49 - 86.
    Este texto procura encontrar um princípio hermenêutico que dê acesso a uma leitura de unidade da obra de Ricoeur. Nesse contexto, experimenta a tese de que a filosofia ricoeuriana se deixa interpretar como um caso no interior do pensamento crítico de herança kantiana, como uma filosofia dos limites da razão, não no sentido originário, de investigação sobre as condições de possibilidade do conhecimento objectivo, mas por poder ser lida como uma pesquisa sistematica para encontrar as condições em que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    A naturaleza humana do "Homo religiosus".Paulo Barroso - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):439-460.
    Resumo Através de uma abordagem metodológica centrada na reflexão dialética, o presente artigo tem como principal objetivo questionar uma suposta essencialidade natural ou cultural da natureza humana associada às experiências religiosas e ao sagrado. Este tema constitui uma aporia, pois a religiosidade do ser humano pode ser concebida como fenómeno cultural e natural, humano e sobre-humano, social e individual. Além da indagação sobre a naturalidade ou culturalidade da religião no ser humano, algumas perguntas colocadas no artigo, designadamente na problematização, visam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000