8 found
Order:
Disambiguations
Leandro Chevitarese [7]Leandro Pinheiro Chevitarese [2]
  1.  15
    A noção de "Spielraum" como fundamento para a Eudemonologia de Schopenhauer.Leandro Chevitarese - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):54.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Considerações sobre a "atualidade" de Schopenhauer.Leandro Chevitarese - 2019 - Sofia 7 (2):43-58.
    O presente artigo pretende investigar o problema filosófico da "atualidade" de Schopenhauer. A filosofia de Schopenhauer apresenta-se como uma metafísica imanente, sua verdade portanto independe do tempo, ou da história. De que forma seria possível afirmar sua "atualidade"? Para tratar desta questão o artigo investiga a concepção shopenhaueriana de história, tendo em vista melhor compreender o "valor da história". Em seguida, procura investigar a possibilidade de uma interpretação em sintonia com a "Esquerda Schopenhaueriana" para melhor conceber o sentido em que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Considerações sobre o tédio em Schopenhauer e Fernando Pessoa: convergências e disson'ncias.Leandro Pinheiro Chevitarese - 2014 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 5 (2):21.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Schopenhauer1 E a “liberdade de ser O que se é”, Por Uma alegoria de kafka em um artista da fome.Leandro Chevitarese - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (25):237.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Schopenhauer e os Cínicos: elementos do cinismo na eudemonologia de Schopenhauer.Leandro Chevitarese - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):20.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Sobre o problema da cognoscibilidade da coisa em si: a crítica de Schopenhauer a Kant.Leandro Chevitarese - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer.Leandro Chevitarese - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e16.
    Na filosofia de Schopenhauer, o fundamento da moral é a compaixão [Mitleid], que repousa na supressão da distinção egoísta entre minha pessoa e qualquer outro indivíduo. O filósofo contemporâneo Byung-Chul Han, em seu livro Filosofia do Zen-budismo, considera que “a compaixão não se deve à identificação ou a se pôr no lugar do outro [Einfühlung]”. Ao analisar a filosofia de Schopenhauer, tendo em vista sua influência oriental e, em contraste com as concepções do zen-budismo, o autor afirma que sua ética (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Inflexões da ética da alteridade em Byung-Chul Han: modos de enfrentamento à catástrofe do dataísmo.Camila Braga Soares Pinto & Leandro Pinheiro Chevitarese - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85933.
    Tendo em vista o excesso de positividade e máximo desempenho presentes na Sociedade do Desempenho, Byung-Chul Han retoma o diálogo sobre a transição das sociedades disciplinares de Foucault e de controle de Deleuze, diagnosticando a condição de violência psicopolítica e o aprisionamento narcísico, em um cenário de catástrofe presente no atual regime de informação que configura o dataísmocomo uma das principais ferramentas do sistema neoliberal. Este artigo visa investigar outros modos de existência civilizacional, a partir dos desafios de reincorporação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark