Order:
Disambiguations
José Antônio de C. R. De Souza [16]José Crisóstomo de Souza [8]Jessé Souza [5]Jovelina Maria Ramos de Souza [4]
Josiney A. Souza [4]Jacqueline Crepaldi Souza [3]Juan Carlos Ruiz Souza [3]José Cavalcante de Souza [3]

Not all matches are shown. Search with initial or firstname to single out others.

  1.  14
    Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza sobre o artigo “Nota sobre linguagem e realidade, práticas e coisas”.Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza - 2019 - Cognitio 20 (1):150-158.
    Paulo Margutti e José Crisóstomo discutem sobre a possiblidade ou a impossibilidade de ultrapassar o representacionismo correspondentista e principalmente o eventual linguocentrismo da filosofia contemporânea, pós-virada linguística, em que parece que da linguagem pode-se passar apenas à linguagem, a cujo círculo mágico estaríamos, desse modo, inevitavelmente presos. Sendo assim, o mundo “aí fora” novamente nos escapa e o relativismo, o agnosticismo e o ceticismo de novo nos espreitam. Em Nietzsche, é a linguagem, sempre metafórica, que se adéqua aos nossos modos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  4
    Nota sobre linguagem e realidade, práticas e coisas.José Crisóstomo de Souza - 2019 - Cognitio 20 (1):137-149.
    O texto trata de entender a relação entre linguagem e realidade a partir de uma ótica particular, a que chamo de prático-poiética, a do nosso emaranhamento prático-material, social, produtivo, com o mundo, com práticas e com artefatos. Foca principalmente na crítica do que se pode chamar de uma posição wittgensteiniana a respeito do assunto. Mas também registra, brevemente, algo de uma posição peirciana, centrada na noção de mediação, e de uma posição antiessencialista sobre a mente, voltada para a linguagem ordinária. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  11
    Sobre o que pode ou não pode um ponto de vista prático em filosofia.Waldomiro José Silva Filho & José Crisóstomo de Souza - 2018 - Cognitio 18 (2):273.
    O texto compõe-se de duas partes em confronto. Na primeira, mais breve, Waldomiro, partindo de uma posição cético-analítica, levanta um conjunto de críticas e indagações à posição prático-poiética, de Crisóstomo, que, na segunda parte procura responder a cada uma delas. A primeira posição, internalista, toma como central a noção de reflexão; a segunda, externalista, tem como central a noção de prática. Para a primeira, a filosofia deve lidar apenas com problemas isolados, que atrapalhem o fluxo da vida prática. Para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  31
    Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia.Juliana Alles de Camargo de Souza - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):190-206.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  12
    Performatividade e Direito.José Tadeu Batista Souza & Manoel Carlos Uchôa de Oliveira - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):123-148.
    O objetivo deste ensaio filosófico é analisar a noção de performatividade na leitura feita por Jacques Derrida em Força de Lei: o “fundamento místico da autoridade”. A pergunta de partida é: como o caráter performativo do discurso jurídico instaura o regime de violência no nível da linguagem? A categoria de “fundamento místico da autoridade” revela um problema quanto à dinâmica do discurso jurídico enquanto violência. Toda essa violência é guardada por um silêncio que sustenta a autoridade do direito. Por isso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Consideração tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e maître-à-penser.José Crisóstomo de Souza - 2013 - Cadernos Nietzsche 32:73-108.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  17
    Colonialism and its Legacies.Taiaike Alfred, Dipesh Chakabarty, Enrique Dussel, Emmanuel Eze, Vicki Hsueh, Margaret Kohn, Pratap Bhanu Mehta, Sankar Muthu, Bhikhu Parekh, Jennifer Pitts, Ofelia Schutte, Jessé Souza & Iris Marion Young (eds.) - 2011 - Lexington Books.
    Colonialism and Its Legacy brings together essays by leading scholars in both the fields of political theory and the history of political thought about European colonialism and its legacies, and postcolonial social and political theory. The essays explore the ways in which European colonial projects structured and shaped much of modern political theory, how concepts from political philosophy affected and were realized in colonial and imperial practice, and how we can understand the intellectual and social world left behind by a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Agrobiotecnologias: difusion de cultivos transgenicos en Argentina y Brasil.A. Ferrazzino, A. Bocchicchio, J. Souza, C. Banchero, C. Correa, S. Bergel & M. Sosa Belaústegui - 2004 - Kairos: Revista de Temas Sociales 4 (6).
  9.  16
    El palacio de Ruy López Dávalos y sus bocetos inéditos en la Sinagoga del Tránsito: Estudio de sus yeserías en el contexto artístico de 1361.Carmen Rallo Gruss & Juan Carlos Ruiz Souza - 1999 - Al-Qantara 20 (2):275-298.
    La "yesería" constituye uno de los elementos decorativos más característicos de nuestra arquitectura medieval. La imagen que hoy tenemos de La Alhambra, de la Sinagoga del Tránsito, y de tantos otros palacios y conventos, se debe a ese barato elemento constructivo que logró crear la misma apariencia de lujo de las telas o el marfil. Como hemos podido estudiar en nuestro artículo del número anterior (Al-Qantara, XX, 275-297), en el palacio de Ruy López Dávalos de Toledo se conserva uno de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  33
    Effect of hydrogen on mechanical properties of nitrided austenitic steels.C. M. Lepienski, N. K. Kuromoto, J. F. P. Souza, C. E. Foerster, F. C. Serbena & S. L. R. Silva - 2006 - Philosophical Magazine 86 (33-35):5407-5418.
  11.  17
    Diffusion of nickel in single- and polycrystalline Cr2O3.A. C. S. Sabioni, A. M. Huntz, J. N. V. Souza, M. D. Martins & F. Jomard - 2008 - Philosophical Magazine 88 (3):391-405.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière.Nadier Pereira dos Santos & Joana Kelly Marques de Souza - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):87-108.
    A partir da perspectiva dos três regimes de identificação das artes propostos por Jacques Rancière, a literatura ocupa um lugar central na superação do regime poético, ou representativo, pelo regime estético. Para Rancière, o realismo de escritores como Hugo, Balzac, Stendhal e Flaubert subverte as hierarquias e pressupostos normativos vigentes no regime poético das artes. A partir desses autores, qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser tratados como objeto literário sério, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  49
    Crónica.Lúcio Craveiro Da Sitva, José Antônio de C. R. De Souza, Alfredo Dinis, B. F., António Melo, Barros Dias, Ângelo Alves, João Vila-Chã, Joaquim Domingues, Roque Cabral, Jorge Neves & F. Gama Caeiro - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):301 - 320.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    A argumentação política de ockham a favor do primado de Pedro contrária à tese de marsílio de pádua.José Antônio de C. R. De Souza - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):667-677.
    Marsilio de Pádua e Guilherme de Ockham viveram seus últimos anos na corte de Luís da Baviera. Ambos opuseram-se aos papas da época. Entretanto, a posição deles a respeito do primado do sumo pontífice não é idêntica. Enquanto Marsílio a nega quase totalmente, Ockham observa que se trata de um problema de cunho teológico e critica os argumentos de Marsílio.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    “A gênese da ideia de tempo”, de Henri Bergson.José Paulo Maldonado de Souza & Gabriel Kafure da Rocha - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):254.
    A presente tradução refere-se à resenha de Henri Bergson ao livro de Jean-Marie Guyau, La genèse de l'idée de temps. Nesse texto, Bergson recepciona a obra de Guyau contrastando-a às suas próprias ideias em desenvolvimento sobre a temática do tempo e sua relação com a consciência e a memória.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  49
    A origem do universo: O que de fato importa Saber.Josiney A. Souza - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 12-20.
    Este manuscrito apresenta um ponto de vista sobre o conhecimento da origem do cosmos. A ciência afirma que o Universo teve um começo com o tempo, mas também declara que nenhuma lei natural pode ser aplicada no tempo inicial. Considerando que se trata de algo exclusivo da ciência divina, sugere-se então a instrumentalidade da fé para se conhecer aquilo que de fato é relevante sobre o início da história.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  44
    A origem da Vida: Uma descoberta surpreendente.Josiney A. Souza - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 108-118.
    Séculos de intenso trabalho no discurso da origem da vida levaram a ciência a nenhuma descoberta significativa. As teorias mais progressivas se estagnaram no problema central da origem da informação genética, inimaginavelmente distante de qualquer concepção humana. Aparentemente o Criador reservou para si o conhecimento absoluto deste extraordinário acontecimento. Mas há algo surpreendente nessa investigação que está ao alcance do homem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. As origens do poder imperial e secular nos escritos de Guilherme de Ockham.José Antônio de Cr De Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A poesia grega como paidéia.Jovelina Maria Ramos de Souza - 2007 - Princípios 14 (21):195-213.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O presente artigo analisará a importância da Ilíada e da Odisséia no processo de preservaçáo da memória, da cultura e do passado grego, destacando sua influência nas esferas da política, da arte, da ciência e da filosofia. Nossa análise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    A reminiscência em Platão.José Cavalcante de Souza - 1971 - Discurso 1 (2):51-68.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  48
    Before there were clerics.José Antônio de C. R. De Souza - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):87-110.
    Neste artigo, inicialmente, discorremos sobre o contexto histórico que suscitou a 1ª fase do conflito em torno às relações de poder, entre Bonifácio VIII e Felipe IV de França, e as fundamentações teóricas em que o Papa e o Rei se apoiavam. A seguir, analisamos um dos opúsculos anónimos, escrito em defesa da política do Rei contra parte da clerezia franca, que não queria ser taxada em seus bens, e contra a bula papal Clericis laicos. Por último, apresentamos a tradução (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  27
    Ciência E fé: Dádivas de deus.Josiney A. Souza - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):P - 18.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Clase y raza en el Brasil moderno: la singularidad de la desigualdad periférica.Jessé Souza - 2009 - Revista Internacional de Filosofía Política 33:125-144.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  24
    Educar e cuidar da dimensão religiosa da criança: fundamentos pedagógicos para o Ensino Religioso na Educação Infantil.Jacqueline Crepaldi Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):409.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    El patio del Vergel del Real Monasterio de Santa Clara de Tordesillas y la Alhambra de Granada. Reflexiones para su estudio.Juan Carlos Ruiz Souza - 1998 - Al-Qantara 19 (2):315-336.
    El presente trabajo muestra un posible e inmediato ejemplo precursor del Patio de los Leones de la Alhambra de Granada. El monasterio de Santa Clara de Tordesillas fue un importante palacio construido por el rey de Castilla Pedro I en la década de los cincuenta del siglo xiv. En su interior existía un patio con pabellones adelantados de su eje principal. Al poco tiempo, Muhammad V, amigo del rey castellano, erigió después de 1362 el Palacio y el Patio de Los (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    El palacio de los Leones de la Alhambra: ¿Madrasa zawiya y tumba de Muhammad V? Estudio para un debate.Juan Carlos Ruiz Souza - 2001 - Al-Qantara 22 (1):77-120.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Inteligência espiritual: um estudo sobre o despertar de uma espiritualidade não religiosa como qualidade humana profunda nas organizações.Jonathan Felix de Souza - forthcoming - Horizonte:1412.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    In the middle of the road there was Diotima.Jovelina Maria Ramos de Souza - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:131-139.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  29
    José Cavalcante de Souza.José Cavalcante de Souza - 2020 - Discurso 50 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Las Casas, Alonso de Sandoval ea defesa da escravidão negra.Juliana Beatriz Almeida De Souza - 2006 - Topoi 7 (12).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  29
    Las Casas, Alonso de Sandoval and the defence of black slavery.Juliana Beatriz Almeida de Souza - 2006 - Topoi: Revista de História 2 (SE):0-0.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  69
    Álvaro Pais, Marsílio de Pádua e o Artigo 68 do Livro Primeiro do Estado e Pranto da Igreja.José Antônio de C. R. De Souza - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).
    Em boa parte do Artigo 68 do Livro Primeiro de seu Estado e Pranto da Igreja, Álvaro Pais, O. Min. (c. 1270-1349) refuta 5 proposições com implicações políticas atribuídas a Marsílio de Pádua (1280-1342). Neste artigo, analisamos a refutação dessas proposições feitas pelo Menorita galego, comparando-as, de um lado, com os textos, efetivamente escritos pelo Médico paduano, que se encontram em sua obra Defensor da Paz (1324) e, de outro, cotejando-o com uma Epistula ad quosdam cardinales, de autoria do mencionado (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  28
    Marsílio de pádua sobre a translação do império.José Antônio de C. R. De Souza - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):703-723.
    O primeiro capítulo versa a respeito do objetivo do que há de ser tratado. O segundo mostra de que modo o Império Romano permaneceu sem alteração durante trezentos e cinqüenta e quatro anos e cinco meses, governado por trinta e três imperadores. O terceiro aborda porque os Orientais, a saber, os Persas, os Árabes, os Caldeus e outras nações limítrofes se subtraíram do domínio do Império Romano. O quarto capítulo discorre sobre quais foram os principais povos que se rebelaram por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    MOGGACH, Douglas. The Philosophy and Politics of Bruno Bauer.José Crisóstomo de Souza - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Materialismo prático-poiético: um outro paradigma para a filosofia contempor'nea e brasileira.José Crisóstomo de Souza - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):301-338.
    The text presents the basic elements for a new, detranscendentalized, poetic-pragmatic paradigm in philosophy, situated between pragmatism and praxis philosophy, a non-foundationalist, non-representationalist, anti-relativistic position essentially opposed to the dominant linguocentric or simply intersubjectivistic ways nowadays generalized in the non-mentalist philosophical scene, as well as it recapitulates the ways of concerted, plural team work and the platform behind the new paradigm’s progressive development.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    O conceito de justiça antoniano E a sua dimensão ética.José Antônio de C. R. De Souza - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):579-593.
    Santo Antônio de Lisboa, na qualidade de pregador, deixou um legado de sermões, nos quais encontra-se toda uma visão de vida cristã. A obra não pode ser qualificada como pertencente a um filósofo, tal como se deu este nome a outros seus contemporâneos, mas possui denso conteúdo teórico, como, por exemplo, no que se refere à dimensão ética do conceito de justiça.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context.Jaqueline Puquevis de Souza & Dalarosa - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):84-107.
    Este artigo é um recorte de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como objetivo articular as propostas de políticas públicas de educação e trabalho para juventude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método do materialismo histórico dialético. Para fundamentarmos nossa proposta, dividimos este texto em quatro momentos. Inicialmente analisamos a construção histórica do conceito de juventude e sua representação no contexto social; posteriormente, foram levantados dados estatísticos das condições sociais, emprego, renda e escolarização em que estes jovens (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Omnis potestas a Deo': Álvaro pais e a origem ou a causa eficiente do poder secular.José Antônio de Camargo Rodrigues de Souza - 2008 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 35:37-84.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O poder papal no De consideratione.José Antonio Souza - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (3):601-620.
    The aim of this article is to analyze Book III of Bernard of Clairvaux 's treatise De consideratione dedicated to his former disciple, the Pope Eugenius IIL In this particular Book, Bernard considers, on the one hand, the principal duties of the Roman Pontíff concerning spiritual affairs and, on the other reflects about the main problems that at the time were prejudicial of the good order as well as of the religious and moral life and peace expected in the interior (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools.José Edimar de Souza - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):441-459.
    Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs, pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  51
    PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião.Jacqueline Crepaldi Souza - 2014 - Horizonte 12 (34):638-645.
    Resenha : PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião . São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013. 703p. Esta resenha apresenta o Compêndio da religião como facilitador de conceitos para professores e alunos de Ciências da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Para uma leitura da física de Aristóteles.José Cavalcante de Souza - 1979 - Discurso 11:1-12.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade.José Neivaldo de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):432.
    Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o evangelho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Resenha.José Crisóstomo de Souza - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Rumos da Crítica na Esquerda Hegeliana.José Crisóstomo de Souza - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):543-553.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  21
    Resenha: ORO, Pedro Ivo. O fenômeno religioso; como entender. São Paulo: Paulinas, 2013.Jacqueline Crepaldi Souza - 2014 - Horizonte 12 (35):1021-1023.
    Review ORO, Pedro Ivo. O fenômeno religioso; como entender. São Paulo: Paulinas, 2013.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Scientia historica E philosophia politica no tratado sobre a translaçã0 do império de marsílio de pádua.José Antônio de C. R. De Souza - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):643-655.
    Marsílio de Pádua, embora não tenha escrito sobre Teoria da História, contudo oferece pistas para analisar-se como a ciência histórica estava formulada no século XN. Pela leitura de seus textos, vê-se como formulou a teoria a partir de fatos candentes de seu tempo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Tratado sobre O principado temporal - francisco meyronnes.José A. De C. R. Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):473-486.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  25
    Uma teoria critica do reconhecimento.Jessé Souza - 2000 - Lua Nova: Revista de Cultura e Política 50 (50).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Uma tradução para o Agathos grego.Jorge Luiz Lima de Souza - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):290-301.
    Guiado pela investigação lógica e buscando sistematicamente denunciar e desfazer anacronismos, este discreto estudo questiona a tradução mais recorrente do verbete grego agathos, isto é, “Bom/Bem”, e, confirmando sua limitação e, em alguns casos, sua total inaplicabilidade, propõe “sentir-se bem” como tradução correta. De fato, uma vez testada a nova semântica nos textos aqui estudados, confirmou-se ser ela a mais apropriada e verdadeira.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 52