17 found
Order:
Disambiguations
Ernani Chaves [24]Ernani Pinheiro Chaves [1]
  1.  38
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  47
    Biopolítica, Neoliberalismo e guerra às drogas.Ernani Chaves & Eduardo Neves Lima Filho - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    O artigo pretende explorar, a partir de Michel Foucault, a ligação entre biopolítica, neoliberalismo e a chamada guerra às drogas, a fim de tentar esclarecer as motivações econômicas e políticas que fundamentam o tipo de combate às drogas que impera no mundo contemporâneo. O Brasil não está distante desse tipo de política que, apoiada em discursos legitimadores, tais como o discurso médico e mesmo o psicologizante, estabelecem não apenas a partilha entre os que devem viver e os que precisam morrer, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Apresentação.Ernani Chaves - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Dos “Atletas da Temperança” Ao “Herói Virtuoso”, Do Rei Ao Pastor: Foucault e o Que Há de Singular No Cristianismo.Ernani Chaves - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):129.
    O objetivo deste artigo é apresentar nas suas linhas mais gerais alguns aspectos da análise que Foucault fez do cristianismo, com a finalidade de apontar o que há neste de singular. Para isso, vamos centrar nossa atenção nos quatro livros publicados no interior do projeto de uma História da sexualidade, cujos três primeiros volumes foram publicados em 1976 e 1984, enquanto o último volume apenas em 2018. Esta análise, por sua vez, pressupõe a genealogia do sujeito de desejo, que podemos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Do “sonho literário” ao “sonho político” da peste: Foucault, leitor (crítico) de Camus.Ernani Chaves - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e21.
    A partir da oposição entre “sonho literário” e “sonho político”, pretendemos analisar a crítica que Foucault faz à “literatura da peste”, na qual se inclui o conhecido livro de Albert Camus. Ao final, procuramos sinalizar para o fato de que, tomando o caso do Brasil, é pertinente dizer, com Foucault, que as relações entre medicina e política constituem o pano de fundo das formas de normalização instituídas durante a pandemia do covid 19, mas que também, apesar das críticas de Foucault (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Foucault, Deleuze e o Papel Dos “Intelectuais”.Ernani Chaves - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):7.
    O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a questão do papel dos “intelectuais” a partir de um diálogo entre Foucault e Deleuze, publicado no Brasil com o título de “Os intelectuais e o poder”, no livro Microfísica do poder. A partir deste diálogo, mostramos em que medida Foucault e Deleuze, posteriormente, vão conceber a relação entre a figura do intelectual e ação política, de maneira nem sempre congruente e, muitas vezes, oposta. Trata- se, portanto, de indagar as questões que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Lessing, um espírito livre. Sobre o aforismo 103 de O Andarilho e sua Sombra.Ernani Chaves - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):297-316.
  9.  20
    Mito e política: notas sobre o conceito de destino no "jovem" Benjamin.Ernani Chaves - 1994 - Trans/Form/Ação 17:15-30.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  41
    Nietzsche, Foucault E a teoria crítica: Elementos preliminares para um debate.Ernani Chaves - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):49-68.
    Na chamada primeira geração da Teoria Crítica, a de Adorno e Horkheimer, Nietzsche, ao lado de Marx e Freud foi um interlocutor privilegiado. A crítica de Habermas, nome central da segunda geração, separou Nietzsche da Teoria Crítica, ou melhor, atribuiu a Nietzsche parte dos problemas da crítica que a primeira geração dirigiu à razão. Já a terceira geração, da qual Axel Honneth é o nome mais conhecido, volta a problematizar a relação entre Teoria Crítica e Nietzsche, por meio do pensamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Nem gênio, nem herói: Nietzsche, Renan E a figura de Jesus.Ernani Chaves & Allan Davy Santos Senab - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):321.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    O trágico, o cômico e a "distância artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
  13.  11
    O trágico, o cômico e a "dist'ncia artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  25
    Psiquiatrizar e judicializar: a constituição histórica da Psiquiatria, no Vigiar e Punir.Ernani Chaves - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Sobre o significado ea importância do pensamento de Nietzsche: a correspondência entre Max Horkheimer e Wolfgang Müller-Lauter.Ernani Chaves - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Acerca da relação do discurso de Alcibíades com os outros discursos do Banquete platônico.Friedrich Nietzsche & Ernani Chaves - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:183-186.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    Nietzsche, F. a vontade de poder. Tradução de Marcos sinésio Pereira Fernandes E francisco José Dias de Moraes. Apresentação de gilvan Fogel. Rio de janeiro: Contraponto, 2008. [REVIEW]Ernani Chaves - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):449.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark