Results for 'Agentes sociais'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Solidariedade, formação do cidadão E seus agentes sociais.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):83-89.
    Procura-se destacar o papel do campo religioso na criação de meios e práticas de cunho pedagógico voltados à formação do cidadão de segmentos populares que habitam. Porto Alegre. Tal empreendimento tem sido sustentado pelos representantes da Igreja Católica, desde o final do século XIX, através de estratégias desencadeadas para mobilizar os interesses de inúmeros agentes dos demais campos sociais. O impresso tem constituído um meio importante na obtenção de solidariedade em tomo de tal propósito.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Os caixeiros viajantes como agentes formadores de redes sociais no Rio Grande do Sul.Caroline Von Mühlen & Rodrigo Luis Dos Santos - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):124.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  44
    Os bens sociais são sempre bens convergentes?Inácio Helfer - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):163-185.
    Uma interpretação corrente do fenômeno social ensina que todos os bens coletivos são bens convergentes. As concepções bem-estarista e utilitarista na economia e na filosofia, respectivamente, são os seus principais expoentes. A tese consiste em aceitar que “totalidades sociais” são inexoravelmente compostas de “partes” e que, por isso, na base de cada bem público ou social se encontrariam sempre os indivíduos, os quais seriam, em última análise, responsáveis pela sua existência. Assim, os bens públicos seriam bens para os quais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  15
    Os agentes da instrução pública.Flávia Obino Corrêa Werle - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):77-81.
    Discute a instrução pública a partir de seus agentes e os processos formativos de seleção, instrução, contratação, especialização e diferenciação que ao longo do tempo constituíram o professor contribuindo para a formação do cidadão e institucionalização da educação no Rio Grande do Sul.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Inovação, políticas públicas de apoio e seus impactos sociais: resgate teórico sobre os temas.Alexandre Aloys Matte Júnior - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):78-93.
    Apesar de as políticas públicas de apoio a inovação priorizarem o desenvolvimento das organizações, é necessário entender que seu impacto dá voz à população e possibilita inovações capazes de impactar de forma positiva o desenvolvimento social regional. Assim, este artigo tem como objetivo avaliar a importância da formulação de políticas regionais e iniciativas voltadas à inovação e impacto destas sobre atores sociais. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, valendo-se de consulta à periódicos e livros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  39
    Economy and religious tourism: the phenomenon of pilgrimages to Marian sanctuaries. 2018. Dissertação – Mestrado em Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , Universidade da Beira Interior, Covilhã Portugal.Matheus Belucio - 2019 - Horizonte 16 (51):1439.
    For centuries pilgrimages are present in Christianity. For Catholics, the importance of devotions and visits to the Marian sanctuaries is indisputable. The number of visitors and pilgrims to these temples make the local economy an important destination of religious tourism. In order to understand the economic determinants of religious tourism, two sanctuaries were studied, namely, Aparecida and Fatima. Given the large collection of statistical information of the Portuguese Sanctuary, it was verified through the Vector Autoregressive model that Gross Domestic Product (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  36
    A Cáritas brasileira e a Economia Popular Solidária: O Agente de Cáritas e a Caridade Libertadora (Brazilian Caritas and the Popular Solidarity Economy: The Agent of Caritas and the Charity Liberating) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1506. [REVIEW]Alicia Ferreira Gonçalves & Joannes Paulus Silva Forte - 2013 - Horizonte 11 (32):1506-1524.
    O presente artigo analisa as ligações entre a Cáritas Brasileira e a Economia Popular Solidária a partir do trabalho do Agente de Cáritas. A problemática central do artigo remete às representações sociais que esses Agentes constroem em seus relatos sobre os princípios da Teologia da Libertação que norteiam os projetos em economia solidária da referida instituição religiosa. A metodologia de base qualitativa e etnográfica consistiu na realização da revisão bibliográfica, consulta a materiais institucionais, observação in loco e entrevistas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. E-Mail Address genevold@ wfubmc. edu.N. C. I. Supplied Agent - 2005 - IRB: Ethics & Human Research 3:16.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Australasian Journal of Philosophy Contents of Volume 90.Darkness Visible, Against Normative Naturalism & Why Be an Agent - 2012 - Australasian Journal of Philosophy 90 (4).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Campo Educacional.Libânia Nacif Xavier - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):7-23.
    Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  51
    Diversity, Social Inquiries, and Epistemic Virtues.Jonathan E. Adler - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):37-52.
    A teoria das virtudes epistêmicas (VE) sustenta que as virtudes dos agentes, tais como a imparcialidade ou a permeabilidade intelectual, ao invés de crenças específicas, devem estar no centro da avaliação epistêmica, e que os indivíduos que possuem essas virtudes estão mais bem-posicionados epistemicamente do que se não as tivessem, ou, pior ainda, do que se tivessem os vícios correspondentes: o preconceito, o dogmatismo, ou a impermeabilidade intelectual. Eu argumento que a teoria VE padece de um grave defeito, porque (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  8
    Ensino Religioso Para a Autonomia: Notas Sobre Religiosidade, Educação e Diversidade.Elisa Rodrigues & Giovanna Sarto - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:27-46.
    Em um projeto de educação para a autonomia, a noção de cidadania é importante e é dotada de significado político, tendo em vista que objetiva a formação de sujeitos autônomos, criativos e críticos, aptos ao exercício responsável de suas liberdades, bem como de suas obrigações. Nesse sentido, todo currículo é dinâmico e envolve diversos agentes sociais que partem de diferentes ideologias. Por isso mesmo, todo currículo é também um campo de disputa. No presente artigo, apresentamos uma discussão sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    A Índia muito além do incenso: um olhar sobre as origens, preceitos e práticas do vaishnavismo.Arilson Silva de Oliveira - 2008 - Horizonte 6 (12):93-111.
    Resumo Buscamos compreender o contexto socio-histórico (ética e visão de mundo) do vaishnavismo, bem como, de forma resumida, as principais fontes e ideias teológicas, seu espaço, sua origem, seus precursores, suas divindades, suas práticas e, por fim, sua gama literária inserida na tradição indiana (ou parte integrante do que hoje se conhece como hinduísmo) e de forma latente nos ancestrais textos védicos. Tivemos como prerrogativa objetiva e sinteticamente caracterizada a análise da devoção incondicional ao deus Krishna por uma religião inserida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Refletindo sobre a diversidade de gênero no Campo da educação.Maria Helena Santana Cruz - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):13-32.
    Este artigo aborda a complexa questão da diversidade no campo da Educação, considerando que tal abordagem não prescinde do tema da desigualdade de gênero em suas diversas manifestações. A metodologia utilizada apoia-se em análises de fontes bibliográficas, documentais e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões teórico-metodológicas. Partiu-se do pressuposto fundamental de que as relações sociais de gênero são construídas no âmbito da vida em sociedade. A questão própria da educação relaciona-se com a produção das identidades socialmente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    A ética no Direito.José Henrique Rodrigues Torres - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 37.
    O artigo debate o alcance da conceituação de ética no campo social e na área jurídica. Analisa as transformações sociais e políticas da sociedade capitalista mundial e as peculiaridades dos movimentos sociais e políticos do Brasil recente. Destaca como fundamental desafio ético do Direito, diante da prevalência da ideologia capitalista dominante a necessidade de aproximar o Direito da realidade social e garantir, no plano material, os direitos existentes no plano meramente formal. Debate a necessidade de formação dos (...) sociais e profissionais do Direito na compreensão da emergência histórica e identidade dos novos direitos sociais. Destaca a premissa de que o futuro da humanidade depende do resultado do antagonismo entre dois sistemas: o sistema capitalista e o sistema dos direitos humanos. Afirma que a base ideológica da política criminal da intolerância é sustentada pelo discurso econômico-transnacional, que concebeu o movimento de Lei e Ordem, que estabelece uma política de guerra aos inimigos, selecionados das classes subalternizadas, e mantém a opção por um estado de exceção permanente. Considera que muitos juristas chegam a afirmar que a criminalização das condutas deve prevalecer na guerra contra as drogas, na preservação da vida, no enfrentamento do abortamento, na garantia da segurança individual e, ainda, no enfrentamento das questões relacionadas com o meio ambiente. Conclui que a nova postura pedagógica necessária deve ser o debate sobre valores, que tem como fundamento a dignidade humana, que se constitui no fundamento da vida ética. E o Direito não pode ignorar isso. A busca da felicidade dá sentido à existência humana. Mas não se trata da busca da felicidade individualista, que o sistema capitalista exorta. A felicidade há de ter um sentido social. Felicidade e alteridade, nesse sentido, são palavras que se aproximam tanto, na concepção da ética, que poderíamos considerá-las sinônimas. Com efeito, é preciso romper com o imobilismo e transformar o mundo, fazendo prevalecer os princípios do sistema dos direitos humanos. Esse é o compromisso Ético do Direito. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Os ilegalismos e o estatuto das lutas políticas em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):117.
    No curso La société punitive, Michel Foucault indica até que ponto as lutas em torno do poder político produzem efeitos de realidade. Um deles é o nascimento de um novo sistema de penalidade no começo do século XIX. Ele surge de uma reconfiguração das lutas políticas em relação ao século XVIII. O conceito explicativo que fundamenta essa reconfiguração é o de ilegalismo, retomado mais tarde em Vigiar e punir. No século XVIII, ele designa um conjunto de transgressões de ordem política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Apresentação.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):7-8.
    Este número da revista Veritas apresenta um conjunto de trabalhos articulados à linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição, 1 reunindo as principais descobertas de investigações em andamento que se têm interessado pela reconstituição do processo de formação do cidadão produzido através de inúmeros meios, estratégias e agentes sociais, em especial no decorrer do século XX. Formação, cidadão e cidadania constituem as principais categorias de análise dos textos expostos neste número, sendo a cidade o espaço privilegiado para a produção (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  29
    A psicologia de senso comum em cenários para a evolução da mente humana.Paulo Abrantes - 2006 - Manuscrito 29 (1):185-257.
    A evolução humana é objeto de pesquisas comprometidas com diferentes agendas. Neste artigo discute-se cenários que concedem à psi-cologia de senso comum um papel central em tentativas de se retraçar tal evolução, colocando em relevo o que nos distinguiria de outras mentes animais: habilidades especiais para representar e, sobretudo, para inter-pretar. Essa perspectiva leva a sério a imagem – central a muito do que se faz em filosofia e nas ciências sociais – de que somos agentes constituí-dos em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  19.  2
    Foucault e a Educação.Letticiae Pontes Bittencourt - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:25-35.
    Neste trabalho, é proposta a discussão das possibilidades da educação como agente normalizador ou libertador dentro do sistema biopolítico de manutenção do capitalismo, sob o domínio do qual vivemos desde os últimos séculos. Há que se considerar ainda o surgimento da pedagogia nesse contexto histórico-social e a sua utilização como um poder-saber que age também em função da normalização.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Inclusão sociodigial: a implantação do Proinfo em Minas Gerais // Sociodigital inclusion: implementation Proinfo in Minas Gerais.Márcia Gorett Ribeiro Grossi & Santos - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):175-201.
    1024x768 Na sociedade da informação as Tecnologias da Informação e do Conhecimento podem contribuir para o aumento da distância social entre quem detém as informações e o domínio das tecnologias e, aqueles que estão a margem da sociedade tecnológica que são considerados os excluídos digitais, revelando a exclusão sociodigital. Por conseguinte, a eliminação da exclusão social encontra-se conectada a inclusão digital. Portanto, a importância dos programas de inclusão sociodigital, destacando-se o Programa Nacional de Tecnologias na Educação, enquanto política pública para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    O elemento social no ideal do reino dos fins.André Klaudat - 2014 - Dissertatio 39:72-92.
    O Ideal do Reino dos Fins – apresentado por Kant com vistas à introdução de uma fórmula do Imperativo Categórico ‒ é muitas vezes interpretado como o elemento social do qual a teoria moral do autor careceria. Seres humanos seriam agentes morais concebidos como membros legisladores de uma ordem social possível. Contra essa interpretação argumentarei que a dimensão social introduzida pela concepção técnica desse Ideal é propriamente racional, apresentando uma exigência normativa genuinamente cosmopolita, que, não obstante, confere à teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement.Maria José Carvalho de Souza Domingues & Tambosi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):90-103.
    Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Meninas Desamparadas? A Pastoral da Mulher Marginalizada e o nascimento do movimento brasileiro de prostitutas | Helpless Girls? The Pastoral da Mulher Marginalizada and the birth of the Brazilian prostitutes’ movement.Meg Weeks - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):239-271.
    ResumoEste artigo aborda o nascimento do movimento de prostitutas no Brasil partindo de uma análise da Pastoral da Mulher Marginalizada, uma iniciativa da Igreja Católica que realizou um trabalho assistencialista e de conscientização política com mulheres prostitutas no Brasil a partir da década de 1970. Minha pesquisa examina as tensões entre as participantes e os agentes da Pastoral que deram origem a um movimento autônomo de profissionais do sexo em meados da década de 1980. Eu argumento que a Rede (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Ética da Crença.Eros Carvalho - 2022 - In Rogel Esteves de Oliveira, Kátia Martins Etcheverry, Tiegue Vieira Rodrigues & Carlos Augusto Sartori (eds.), Compêndio de Epistemologia. Editora Fi. pp. 467-493.
    Há pelo menos três modos pelos quais o debate sobre a conduta doxástica se relaciona com a ética. O primeiro e menos contencioso assinala que o ato de crer, analogamente às ações morais, responde a um tipo de normatividade, não necessariamente moral. Por exemplo, as normas para o ato de crer podem ser puramente epistêmicas. Nesse caso, essas normas diriam respeito a como o agente deve visar ou buscar a verdade. O segundo modo como o debate da ética da crença (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Adorno Leitor de Freud: Um Diálogo Sobre a Psicologia Das Massas.Mateus Abreu Pereira & Mauricio Rodrigues de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):30.
    Já em 1921, Freud inaugurou uma abordagem que considera a psicologia das massas como extensão das experiências individuais, célebre pela afirmação de que toda psicologia é, em última análise, social. Tal perspectiva seria reapropriada por Adorno, que desdobrou a posição freudiana ao situar as massas como um agente decisivo a partir do estágio industrial do capitalismo. Diante do valor deste diálogo, o presente trabalho adotou como objetivo uma análise da reapropriação feita por Adorno da psicologia das massas tal como preconizada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  80
    A medida da ética em Bentham.Maria Cristina Longo Cardoso Dias - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:6-21.
    O objetivo deste artigo é entender a medida ou a importância da ética na concepção teórica de Jeremy Bentham. Para que fosse identificado o espaço desse tema nos escritos do autor, foi necessário estabelecer os limites entre a ética e a legislação, uma vez que, para alguns casos, quando a tendência geral do ato é má, torna-se desvantajosa a aplicação de penas formais restando espaço para as regras da ética, por meio da sanção moral. Em outras palavras, será possível compreender (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  12
    A questão da laicidade no Brasil: mosaico de configurações e arena de controvérsias.Marcelo Ayres Camurça - 2017 - Horizonte 15 (47):855-886.
    Este artigo visa apresentar as relações entre as religiões e o Estado no Brasil evitando um enquadramento teleológico e normativo, onde um modelo universal sirva de paradigma. Para tal, busca construir um mosaico de configurações diferenciadas que expressam situações de laicidade desiguais, mas convivendo entre si no país. Visa então, apresentar a própria noção de laicidade, tal como foi apropriada no Brasil, enquanto um processo que envolve conflitos, negociações e acordos em marchas e contra-marchas. Isto se dá através da interação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  65
    O Naturalismo de Jürgen Habermas e de Philip Pettit.André Berten - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):45-66.
    As competências cognitivas pressupostas pelas atualizações sociais (relações, discursos,interpretações) significam a atribuição aos seres humanos de uma certa racionalidade. Essa racionalidade pode ser concebida seja na perspectiva de uma filosofia da história de tipo evolucionista (Habermas),seja numa perspectiva da filosofia da mente (Pettit). Nas duas perspectivas, o tipo de questionamento é quase transcendental, no sentido de que se trata de revelar as condições de possibilidade das operações cognitivas reais efetuadas pelos agentes. Em última instância, as condições de possibilidade (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  64
    The naturalism of Jürgen Habermas and Philip Pettit.André Berten - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):45-66.
    As competências cognitivas pressupostas pelas atualizações sociais (relações, discursos, interpretações) significam a atribuição aos seres humanos de uma certa racionalidade. Essa racionalidade pode ser concebida seja na perspectiva de uma filosofia da história de tipo evolucionista (Habermas), seja numa perspectiva da filosofia da mente (Pettit). Nas duas perspectivas, o tipo de questionamento é quase transcendental, no sentido de que se trata de revelar as condições de possibilidade das operações cognitivas reais efetuadas pelos agentes. Em última instância, as condições (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Qual É o Papel da Ética Na Ética da Inteligência Artificial?Monica Franco - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):276-299.
    O estudo filosófico da ética sobre as interações entre os seres humanos e as tecnologias que empregam a Inteligência Artificial se tornou um tópico popular e importante como nunca antes. O estudo dos problemas que concernem essas interações justifica-se por conta das transformações tecnológicas pelas quais as sociedades humanas têm passado, e que ainda podem acarretar profundas mudanças legais, políticas e sociais. O artigo tem como objetivo principal identificar o papel da ética, enquanto disciplina filosófica, com relação ao recente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Habitus e seu aspecto semiótico.Raquel Ponte - 2021 - Cognitio 21 (2):273-284.
    Pierre Bourdieu, inspirado pelos estudos de Panofsky, delineou o conceito de habitus para tratar da relação entre indivíduo e sociedade. Para ele, habitus tem um papel mediador: é criado a partir da internalização das estruturas sociais em que um sujeito se encontra e prepara a ação futura desse indivíduo na sociedade. O objetivo deste artigo é apresentar habitus como um signo, sob a ótica da filosofia de Charles Sanders Peirce, e a relação entre indivíduo e sociedade como um processo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  1
    Dilemas e encruzilhadas no pensamento económico português da segunda metade do século XIX.Alcino Pedrosa - 2017 - Cultura:217-228.
    A literatura económica portuguesa da segunda metade de Oitocentos dedica particular atenção ao papel dos agentes económicos no processo de criação de riqueza e bem-estar. A reflexão então produzida procurou chamar a atenção para os problemas associados ao crescente progresso material e aos dilemas e sortilégios de uma civilização “perigosamente” moderna e paradoxalmente decadente. Em muitos casos, estes textos ultrapassaram a simples exposição doutrinária ou o propósito de divulgação, situando-se em aspetos concretos da realidade económica nacional, relativamente à qual (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Ordem Como Vontade e as Possibilidades Do Caos.Marcelo Pereira de Mello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:427-439.
    Este trabalho pretende confrontar as concepções teóricas das análises sociológicas tradicionais sobre a “ordem social”, as quais chamaremos de “sensualistas” - por pressuporem uma ordem social naturalizada, com as teorias cognitivistas que veem a “ordem social” como construção teórico-intelectiva dos indivíduos. Nossa expectativa é que essa discussão nos auxilie a entender o contexto atual da emergência de movimentos políticos radicalizados, não importa por qual matiz ideológico, e o risco real e a ameaça potencial que eles representam para a estabilidade dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  29
    Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional.Vanessa Barbosa Romera Leme & Alessandra Turini Bolsoni-Silva - 2010 - Revista Aletheia 31:149-167.
    A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  37
    Habilidades sociais educativas parentais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares.Alessandra Turini Bolsoni-Silva & Edna Maria Marturano - 2008 - Revista Aletheia 27:126-138.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  36.  8
    Patologias Sociais.Patrícia Weiduschadt & Vitor Garcia Stoll - forthcoming - Dissertatio:33-48.
    Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que possui como objetivo investigar como o fenômeno corpolatria está inserido em publicações científicas. Teve como lócus três portais de buscas (Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico) e recorte temporal de 2012 a 2021. Os dados foram analisados qualitativamente, no qual, averiguou-se a conceituação de corpolatria destacada na literatura e o local de origem dos estudos. A partir dos resultados, inferiu-se que a temática ainda é incipiente entre os pesquisadores brasileiros, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  37
    Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
    Este artigo, de caráter teórico, apresenta uma discussão sobre as redes sociais. Para isto, comenta diversos organismos de pesquisa, publicação e divulgação sobre a temática, assim como faz uma apanhado geral de revistas e livros dedicados a explicação e conceitualização destas. Depois de apresentad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Agent and Object.Nellie Wieland - 2017 - Social Theory and Practice 43 (3):503-517.
    If a person has lost all or most of her capacities for agency, how can she be harmed? This paper begins by describing several ways in which a person loses, or never develops, significant capacities of agency. In contrast with other work in this area, the central analyses are not of fetuses, small children, or the cognitively disabled. The central analyses are of victims of mistreatment or oppressive social circumstances. These victims are denuded of their agential capacities, becoming, in an (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  65
    Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado.Adriana Benevides Soares, Lincoln Nunes Poubel & Thatiana Valory dos Santos Mello - 2009 - Revista Aletheia 29 (29):213-227.
    Este artigo tem como objetivo estabelecer as relações entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas necessárias à adaptação ao contexto universitário. A pesquisa foi realizada com 200 estudantes do curso de Psicologia de instituições públicas e privadas. Os dois instrumentos utilizados (IHS-Del Prette, 2001 e QVA de Villar, 2003) foram aplicados em conjunto em consonância com as normas do QVA. Os resultados permitem aÞ rmar que os alunos de instituições públicas apresentam melhor adaptação acadêmica do que os de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  40
    Agent-Basing, Consequences, and Realized Motives.Joseph P. Walsh - 2016 - Ethical Theory and Moral Practice 19 (3):649-661.
    According to agent-based approaches to virtue ethics, the rightness of an action is a function of the motives which prompted that action. If those motives were morally praiseworthy, then the action was right; if they were morally blameworthy, the action was wrong. Many critics find this approach problematically insensitive to an act’s consequences, and claim that agent-basing fails to preserve the intuitive distinction between agent- and act-evaluation. In this article I show how an agent-based account of right action can be (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  41. Affordances Sociais e a Tese da Mente Estendida.Eros Carvalho - 2018 - Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology 2018: Social Epistemology.
    A tese da mente estendida alega que ao menos alguns processos cognitivos se estendem para além do cérebro do organismo no sentido de que eles são constituídos por ações realizadas por esse organismo no ambiente ao seu redor. Um movimento mais radical seria alegar que ações sociais realizadas pelo organismo poderiam pelo menos constituir alguns dos seus processos cognitivos. Isso pode ser chamando de tese da mente socialmente estendida. Baseando-me na noção de affordance tal como ela foi desenvolvida na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. An agent-based conception of models and scientific representation.Ronald N. Giere - 2010 - Synthese 172 (2):269–281.
    I argue for an intentional conception of representation in science that requires bringing scientific agents and their intentions into the picture. So the formula is: Agents (1) intend; (2) to use model, M; (3) to represent a part of the world, W; (4) for some purpose, P. This conception legitimates using similarity as the basic relationship between models and the world. Moreover, since just about anything can be used to represent anything else, there can be no unified ontology of models. (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   131 citations  
  44. Movimentos sociais e educação popular no contexto das sociedades complexas: desafios políticos e epistemológicos // Social movements and popular education in the context of complex societies: political and epistemological chalenges.Telmo Marcon - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):53-76.
    O presente artigo, de natureza bibliográfica, objetiva discutir alguns desafios políticos e epistemológicos postos aos movimentos sociais e à educação popular no contexto das sociedades complexas. Parte-se do reconhecimento que estamos vivendo, nas últimas décadas, transformações profundas que impactam em todas as dimensões da vida tanto individual quanto social. Esses processos ocorrem em espaços locais, mas impactam globalmente, assim como existem tendências globalizantes que impactam nos espaços locais, na subjetividade e nas relações intersubjetivas. O incremento de tecnologias acelera esses (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Autonomous Agents: From Self Control to Autonomy.Alfred R. Mele - 1995 - New York, US: Oxford University Press.
    Autonomous Agents addresses the related topics of self-control and individual autonomy. "Self-control" is defined as the opposite of akrasia-weakness of will. The study of self-control seeks to understand the concept of its own terms, followed by an examination of its bearing on one's actions, beliefs, emotions, and personal values. It goes on to consider how a proper understanding of self-control and its manifestations can shed light on personal autonomy and autonomous behaviour. Perspicuous, objective, and incisive throughout, Alfred Mele makes a (...)
  46.  29
    Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, para gerar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  47
    Manipulated Agents: A Window to Moral Responsibility.Alfred R. Mele - 2019 - New York, NY: Oup Usa.
    In Manipulated Agents, Alfred R. Mele examines the role one's history plays in whether or not one is morally responsible for one's actions. Mele develops a "history-sensitive" theory of moral responsibility through reflection on a wide range of thought experiments which feature agents who have been manipulated or designed in ways that directly affect their actions.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   36 citations  
  48.  10
    Habilidades sociais e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre os cursos da área de saúde e humanas e cursos de ciências exatas e sociais aplicadas.Thaís Cristina Gutstein Nazar, Michele Quaglioto Tartari, Ana Caroline Grassi Vanazi & Andreia Belusso - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Considerando a importância das Habilidades Sociais no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, esta pesquisa tem por objetivo verificar a existência de relações entre Habilidades Sociais e desempenho acadêmico. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva correlacional quantitativa, na qual participaram 628 estudantes universitários das áreas de saúde e humanas e exatas e sociais aplicadas que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais – IHS (Del Prette & Del Prette, 2014). Para o tratamento dos dados, foi utilizado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  25
    Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana.Agemir Bavaresco, Tiago Porto & Giovane Martins - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):379-400.
    Social networks merge the real and the virtual in virtual actuality that forms the basis of human networks. In this sense, the anthropology of technology, in conjunction with cyberanthropology, allows the diagnosis of a new identity of human beingsstemming from the phenomenon of social networks. Do the intersubjective relations established in different contexts of publicity and pluralism of meanings emerging from the interface with social networks, which dilute the limits of human communication and boundaries, still allow usto understand the real (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    virtudes sociais no pensamento do filósofo e imperador, Marcus Aurelius.Eugénio Lopes - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 117:721-746.
    As virtudes sociais são sem dúvida alguma fundamentais para preservar a harmonia e o desenvolvimento social, bem como a nossa autorrealização. Apesar de nunca ter escrito um tratado filosófico sobre este argumento, recorrendo à sua obra, Mediações, podem-se conhecer as virtudes sociais às quais o filósofo e imperador romano, Marco Aurélio, dá mais importância, a fim de garantir-se o bem-comum. Portanto, neste artigo, exponho estas virtudes sociais, mostrando, assim, como elas fundamentais para criar-se uma sociedade mais harmónica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000