Order:
  1.  9
    Medellín e Teologia da Libertação: muito mais que uma relação histórica.Agenor Brighenti - 2018 - Horizonte 16 (50):544-575.
    Medellín e a Teologia da Libertação têm em comum um contexto social e eclesial marcado por profundas transformações, desafiando os cristãos a se somarem na busca de alternativas à situação de uma sociedade marcada pela injustiça institucionalizada e a exclusão. E tanto Medellín como a Teologia da Libertação foram duas respostas à altura, que dariam muito que falar, que pensar e que fazer. Medellín deu à Igreja na América Latina um rosto próprio, plasmado pelas comunidades eclesiais de base, a leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Puebla 40 anos depois: a hora de retomar a tradição eclesial libertadora.Agenor Brighenti - forthcoming - Horizonte:1408-1408.
    Puebla's present approach 40 years later aims to identify the synchrony and diachrony between the context of yesterday and today, postulating that Francisco's new pontificate is an opportune moment to resume the liberating ecclesial tradition, woven above all around Medellín and Puebla. It is a markedly historical approach, having as reference the analysis of the renewal of Vatican II and its creative reception by Medellín, which had in Puebla a counterpoint of conservative segments and in Santo Domingo its stagnation. The (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    A epistemologia e o método da Teologia da Libertação no pensamento de Clodovis Boff (The epismetology and method of liberation theology according to Clodovis Boff) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1403. [REVIEW]Agenor Brighenti - 2013 - Horizonte 11 (32):1403-1435.
    Este artigo pretende oferecer uma síntese dos principais elementos que caracterizam a epistemologia e o método da Teologia da Libertação, no pensamento de Clodovis Boff, autor que deu à Teologia da Libertação sistematização de sua semântica e de sua sintática. Em seus escritos em relação à questão, cronologicamente, identificam-se três fases distintas: a Teologia da Libertação como Teologia do Político (1), a libertação como perspectiva de uma teologia global, (2) e a Teologia da Libertação como libertação na Teologia (3). Entre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark