Results for ' mundos possíveis'

1000+ found
Order:
  1. Mundos possíveis, propriedades naturais e mereologia.Renato Rocha - 2017 - Dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina
    I argue in this dissertation that natural properties play a central role in David Lewis' modal realism. To argue in favor of this thesis I present: a bottom-up explanation of a top-down possible world metaphysics; a new definition of natural properties and natural fusion, a new mereological operation. To achieve these aims, in the first chapter, I contextualize the discussion, in the second I resume the discussion about universals in contemporary philosophy and argue that, considering the distinct formulations of the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. Nominalismo e Mundos Possíveis.Renato Rocha - 2013 - Coleção XV Encontro ANPOF.
    Essa comunicação possui dois objetivos. Em primeiro lugar, pretendo esboçar as diferentes alternativas teóricas contemporâneas que procuram responder ao conhecido “ problema dos universais”. Para isso, apresentamos os nominalismos de predicados, classes, semelhanças e a teoria de tropos. Em segundo lugar, pretendo mostrar, inspirado no trabalho de David Lewis, como o nominalismo de classes, a noção de propriedade natural e uma teoria de mundos possíveis prometem resolver o problema em questão.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Governo e subjetividade: liberdades insurgentes e mundos possíveis.Rafael Rocha da Rosa & Thayana Cristina de Góes Corrêa Netto - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):404-420.
    Este artigo tem por objetivo geral investigar, numa perspectiva foucaultiana, as relações entre governo e subjetividade, através das artes de governar e a constituição do Estado moderno. Nessa tarefa, consideramos os cursos ministrados por Foucault, Segurança, Território, População e O nascimento da biopolítica, para tratar da presença do poder pastoral na constituição da governamentalidade. O objetivo específico é investigar outras possibilidades de organização social, associados a princípios democráticos, como solidariedade e autogestão em oposição aos efeitos gerados pelo neoliberalismo, com a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    A tese leibniziana do melhor dos mundos possíveis.Paul Rateau - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):45-65.
    Resumo: O objetivo deste artigo é explicar o sentido da tese do melhor dos mundos possíveis. Para Leibniz, o melhor deve ser compreendido no sentido do método de Formis optimis, isto é, como o que reenvia, em um gênero dado, à forma a mais determinada. Essa última é a um só tempo única e a mais racional. Assim, a perfeição do mundo não resulta do fato de que ele concentraria a maior quantidade de essência ou de bem (perfeição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Pessimismo como postura: o elemento afetivo da tese do "pior dos mundos possíveis".Marcelo Vieira Lopes - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):82.
    O objetivo geral deste trabalho é abordar a tese pessimista encontrada na filosofia de Arthur Schopenhauer a partir da noção de postura. Nesta abordagem exponho os traços característicos de sua metafísica da Vontade e a implicação para a avaliação deste mundo como o “pior dos mundos possíveis”. Em seguida pretendo abordar a ligação entre filosofia e temperamento, a partir de alguns vieses identificados em alterações afetivas, bem como avaliar como ocorre essa ligação na filosofia pessimista de Schopenhauer. Após (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Schopenhauer, os afetos e o pior dos mundos possíveis.Jarlee Salviano - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e03.
    Em contraposição ao otimismo de Leibniz, Schopenhauer afirma, nos Complementos a O Mundo como Vontade e Representação, que vivemos no "pior dos mundos possíveis", pois um "pouquinho pior" que fosse, não poderia subsistir. É dada já a miséria na sua medida exata, como afirmara o pessimista filósofo em sua tese sobre a quota de sofrimento, apresentada no Tomo 1 da referida obra. A causa mais imediata deste infortúnio, diz ele, são os afetos veementes e paixões violentas. Estas duas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Necessity is not truth in all possible worlds / A necessidade não é a verdade em todos os mundos possíveis.Rodrigo Cid - 2013 - Fundamento: Revista de Pesquisa Em Filosofia 6:79-87.
    My main purpose in this article is to present an argument for the idea that necessity qua truth in all possible worlds, without other qualifications, leads us to contradiction. If we do not want to accept the contradiction, we will face a dilemma: or accepting that everything we take as contingent is in fact necessary, or accepting that we cannot translate some sentences – at least the indexed to worlds sentences – to the possible worlds vocabulary. We have an intuition (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    A ética da compaixão como arma de combate ao pior dos mundos possíveis.Gilmara Coutinho Pereira - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (1):63.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    César sonha com um mundo em que não atravessou O rubicão?Raquel De Azevedo - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:213-228.
    Em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Philip Dick recria a visão divina dos infinitos mundo possíveis a partir da perspectiva das criaturas, isto é, a partir da visão dos mundos extintos que lhe aparecem no momento de hesitação garantido pelo livre arbítrio. Minha hipótese é que a passagem dos mundos possíveis no intelecto divino à forma que assumem na indiferença da vontade das criaturas tem uma dimensão geométrica. Pensar a curva do mundo atual a partir da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Utopia – realidades possíveis ou possíveis realidades?Luísa Couto Soares - 2017 - Cultura:355-372.
    O pensamento utópico é um modo de vislumbrar as virtualidades ocultas na realidade imediata e de sonhar com uma outra realidade, uma sociedade idealmente mais perfeita do que aquela em que vivemos. É a esperança e o desejo de superar o imediato, no qual estamos mergulhados, que alimenta a utopia. Tratar-se-á de mera ficção? Qual a relação entre o real dado e esse mundo outro, idealizado? Será possível o retorno dessas cidades utópicas ao mundo real para o transformar? Se isso (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Competência E cidadania no mundo do trabalho.Inês Amaro da Silva - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):247-264.
    Nas proximidades do novo milênio deparamo-nos com a construção de um progresso científico e tecnológico muito intenso, o qual coloca novas dimensões às desigualdades sociais, bem como impõe novas demandas à formação. O atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas requer, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para um avanço na necessária articulação entre as demandas do mundo do trabalho - expressas na categoria competência - com as do mundo social com um todo, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  14
    As Críticas Heideggerianas À Categorização Do Ser Na Vorhandenheit Grega e No Racionalismo Cartesiano: Possíveis Relações Com a Educação.Celso Kraemer, Fabio Richard Oechsler & Carolaine Tormena - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023013.
    Esta pesquisa analisa as motivações de Heidegger para colocar em questão o sentido do ser,conforme seu projeto em _Ser e Tempo_, publicado em 1927, no qual analisa a metafísica tradicional e chega à conclusão de que a história da filosofia se deteve a refletir apenas sobre os entes, esquecendo-se do ser. No §6 de _Ser e Tempo_, Heidegger assume como tarefa a destruição da história da ontologia. Por isto, tece profundas críticas à categorização do ser na _Vorhandenheit_ grega – em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    A Abertura da Lógica de Hegel e o Possível Mundo Vazio.Marco Simionato - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Nesse papel, tentarei mostrar que uma leitura da lógica de Hegel baseada em mundos possíveis, particularmente da rejeição de um mundo possível absolutamente vazio poderia fornecer a confirmação da tese hegeliana de acordo com a qual a noção de ser puro implica a noção de ser determinado. Na seção 1, eu retomo o desenvolvimento hegeliano do ser puro ao ser determinado através da interpretação de Stephen Houlgate da abertura da lógica de Hegel. Na seção 2, eu retomo brevemente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Crença no mundo exterior: Mente e objetividade em Hume.Andrea Cachel - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):194-225.
    Este artigo pretende analisar a discussão humeana sobre a crença nos corpos, apresentada na seção Do ceticismo quanto aos sentidos, do Tratado da Natureza Humana, e na seção Da Filosofia Acadêmica ou Cética, das Investigações acerca do Entendimento Humano. Em especial, ele procura mostrar que a inteligibilidade da existência externa funda-se em uma atividade da mente, por meio da atuação da imaginação, e pressupõe uma resignificação dos conceitos de mente e de percepção. Para tanto, parte da exposição de alguns pressupostos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    Heidegger E Hume: Mundo fenomênico E mundo prático.Itamar Soares Veiga - 2015 - Synesis 7 (2):42-56.
    Este artigo trata sobre as possíveis aproximações entre a filosofia de Heidegger e a filosofia de Heidegger. Essas aproximações são desenvolvidas em função do mundo cotidiano. Busca-se esclarecer quais são as dificuldades envolvidas no estudo de ambos os autores, quando a intenção visa diretamente o ser humano, sendo esses elementos identificados com cotidiano. Na primeira e na segunda parte apresentam-se os dois autores e na terceira parte é realizada uma interface através da filosofia de Tugendhat. Nela se destaca a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    A corte em Salvador, um papa baiano e o Novo Mundo como geografia de regeneração (séculos XVII-XVIII).Maria Lêda Oliveira - 2017 - Cultura:123-155.
    Em 1732, em peregrinação à sagrada Casa de Loreto, na Itália, Antônio Dias Quaresma (16811756), natural de Salvador, deixou-se entrar em pensamentos de ser pontífice. Andarilho e leitor compulsivo, meteu-se muito cedo no universo dos livros ascéticos e místicos e passou a cogitar, a partir das suas próprias perscrutações, uma saída para regenerar a cristandade. Em si reverberam ideias ancianas, alimentadas ao longo dos séculos, conjugadas a projetos políticos que visavam dignificar a nova geografia descoberta, a exemplo da transferência da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Corpo como potência e experiência na perspectiva de crianças pequenas: diálogos possíveis entre Filosofia e Educação Infantil.Márcia Buss-Simão - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):327-353.
    O presente texto procura colocar em diálogo reflexões do campo da Filosofia da Infância com os da Educação Infantil. Além das contribuições teóricas pretende fazer conexões com situações observadas em uma pesquisa de doutorado na qual as relações com o espaço e o tempo são entrelaçadas com as do corpo como experiência que surgem nas relações que as crianças estabelecem com seus machucados, ou como elas definem, seus ‘dodóis’. Nessas relações duas particularidades podem ser observadas: uma primeira é que as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Comentário: As fronteiras fenomenológicas entre cognição e mundo.Alex de Campos Moura - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):173-176.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  90
    O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representação , para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreensão de alguns problemas; como o da existência humana, o sofrimento, a negação e a afirmação da vontade de vida, entre outros que a dimensão ética comporta. Para isto, faremos uma análise sistemática de outros textos em que o filósofo trata diretamente destas questões, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    A Subjetividade Em Heidegger Como Estrutura Do Mundo Moderno.Poliana Emanuela da Costa & Eduardo Ferreira Chagas - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):45-58.
    Esse artigo tem por objetivo elaborar uma análise da questão da subjetividade em Heidegger como principal estrutura do mundo moderno. Para tanto, trataremos das principais características que configuram a época moderna e como essas características apresentam, como elemento comum e determinante, o critério de verdade. Discutiremos como a concepção de verdade foi gestada na metafísica clássica e consolidada com a ciência moderna, a partir da subjetividade técnico-científica. As principais obras estudadas para construir nosso percurso discursivo são: “O tempo da imagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Os direitos humanos e o mundo multipolar: entre o universalismo e o pluralismo.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):288-299.
    O presente artigo examina a relação entre as noções de direitos humanos e a política democrática em face de sua fundamentação filosófica, tendo em vista a noção do que se convencionou chamar de Nova Ordem Mundial. Nesta perspectiva, apresenta-se, pelas lentes da teoria da Democracia radical e plural, postulada por Chantal Mouffe, as condições para se pensar uma ordem baseada na concepção chave do pluralismo. Para tanto, problematiza-se os principais argumentos da versão cosmopolita diante do pressuposto de pretensões de validade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Homo digitalis: governo e construção de subjetividades em um mundo digital.Rone Eleandro Santos - 2020 - Sofia 8 (2):128-144.
    Partindo do viés determinista da tecnologia veremos que esta tem poder suficiente para estabelecer formas-de-vida específicas, configurar a atividade humana, estruturar os comportamentos individuais e coletivos para produzir resultados desejados – entre estes está a construção condicionada e controlada de sujeitos sob encomenda. A ideia de uma razão tecnológica que constrói subjetividades pré-determinadas liga-se à noção foucaultiana de governamentalidade: um poder que se exerce sobre um conjunto de indivíduos através da estruturação dos possíveis campos de ação. Exercer o poder (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  83
    Truth as a Mathematical Object.Jean-Yves Béziau - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):31-46.
    Neste artigo, discutimos em que sentido a verdade é considerada como um objeto matemático na lógica proposicional. Depois de esclarecer como este conceito é usado na lógica clássica, através das noções de tabela de verdade, de função de verdade, de bivaloração, examinamos algumas generalizações desse conceito nas lógicas não clássicas: semânticas matriciais multi-valoradas com três ou quatro valores, semântica bivalente não veritativa, semânticas dos mundos possiveis de Kripke. DOI:10.5007/1808-1711.2010v14n1p31.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  35
    La constitución fiduciaria de la libertad política.Jordi Mundó - 2017 - Isegoría 57:433.
    Algunas formulaciones de la filosofía política reciente han descuidado el carácter históricamente indexado de conceptos como libertad política, propiedad o soberanía, propiciando un uso anacrónico e impreciso de su significado. No obstante, su posición académica y social dominante informa el «sentido común» filosófico- político de nuestra época. Locke constituye un ejemplo de cómo la coyuntura interpretativa liberal, que se desplegó en el siglo XIX y se consolidó en el XX, ha oscurecido una parte de la complejidad y pluralidad de las (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   11 citations  
  25. O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1. [REVIEW]Wanderley Jose Ferreira Jr - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):436-458.
    O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí cuja constituição fundamental é ser-nomundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação. Palavras-chave: Filosofia. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. La providencia Y el gobierno Del mundo.Gobierno Del Mundo - 1997 - Sapientia 201:175.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Fundamentos psicológicos de la socialidad y la cultura humanas, y la importancia para su caracterización en otras especies.Jordi Mundó - 2003 - Ludus Vitalis 11 (19):173-178.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Filosofía, política e historia . In memoriam Antoni Domènech.Jordi Mundó - 2018 - Isegoría 58:329-340.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Particularismo epistémico, fragmentación académica e interdisciplinariedad.Jordi Mundó - 2011 - Ludus Vitalis 19 (35):245-249.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Teoría económica, autopropiedad y autonomía.Jordi Mundó - 2007 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 5:195-199.
    La teoria de los derechos de Robert Nozick se funda en los derechos de autopropiedad que cada persona tiene sobre si misma. Esos derechos legitiman que haya una apropiaciön desigual de bienes externos. El Estado debe garantizar las condiciones para transferencia legitima de toda propiedad privada, incluido uno mismo, mediante el mercado. La teoria de Nozick permite que alguien pueda venderse a si mismo como esclavo. A su vez, el modelo de equilibrio general competitivo de la teoria econömica neocläsica no (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  39
    The Political Economy of the Household.Jordi Mundós - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 22:87-95.
    Neoclassical economic theory has often failed to reflect adequately the particular features of labour. The assumption that there are no political relationships between capital and labour has led to the development of incomplete—and sometimes false—economic models. An institutional approach, one which takes intoaccount the historical social dynamics underlying the relationship between capital and labour, shows more clearly how the asymmetry of power in the labour contract affects freedom in a wider—and political—sense. Through consideration of the different forms of household government (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Y metaconcepciones en la metodología de la ciencia.Jordi Mundó - 2010 - Ludus Vitalis 18 (33):317-320.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Las relaciones fiduciarias y sus contextos: continuidades, analogías y metáforas.Jordi Mundó - 2020 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 81:7-16.
    Este número monográfico pretende contribuir a la reflexión sobre el interés de las relaciones fiduciarias en varios sentidos. En primer lugar, quiere coadyuvar a aclarar las ventajas y las limitaciones conceptuales y normativas del principio fiduciario para la reflexión filosófico-política y para la política práctica contemporáneas. En segundo lugar, aspira a enriquecer nuestra apreciación de los hilos entrecruzados de la constitución fiduciaria del mundo moderno mediante el examen de los desarrollos de esta idea en Europa y Estados Unidos. En tercer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Pensar el presente de manera crítica: apuntes desde la reflexión filosófico-feminista para la filosofía política contemporánea.Fernanda Zavala Mundo - 2023 - Logos Revista de Filosofía 141 (141):123-139.
    El objetivo de este trabajo es analizar parte de la producción teórica de Nancy Fraser: particularmente, la idea de teoría crítica acuñada por ella en la década de 1980, el enfoque que deriva de esta, así como su potencial para entender y transformar el presente. A su vez, y como resultado de esto, la intención esmostrar la relevancia e importancia del pensamiento filosófico-feminista en la escena intelectual del momento presente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Poder político fiduciario y soberanía popular. Libertad política, confianza y revolución en la filosofía política de Locke.Jordi Mundó - 2020 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 81:33-48.
    La teoría republicana moderna de la concepción revolucionaria de la soberanía popular tuvo un eslabón fundamental en la filosofía política de John Locke, quien elaboró un argumento en favor de la libertad natural y de la autonomía de juicio de los individuos, y en contra de la sujeción natural y la alienación de la libertad política. Concibe la autoridad política como un poder político fiduciario instituido para el fin del bien público. Cuando los gobernantes actúan para fines distintos de los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  59
    Teoría económica, autopropiedad y autonomía.Jordi Mundó - 2007 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 5:195-199.
    La teoria de los derechos de Robert Nozick se funda en los derechos de autopropiedad que cada persona tiene sobre si misma. Esos derechos legitiman que haya una apropiaciön desigual de bienes externos. El Estado debe garantizar las condiciones para transferencia legitima de toda propiedad privada, incluido uno mismo, mediante el mercado. La teoria de Nozick permite que alguien pueda venderse a si mismo como esclavo. A su vez, el modelo de equilibrio general competitivo de la teoria econömica neocläsica no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    The Political Economy of the Household.Jordi Mundós - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 22:87-95.
    Neoclassical economic theory has often failed to reflect adequately the particular features of labour. The assumption that there are no political relationships between capital and labour has led to the development of incomplete—and sometimes false—economic models. An institutional approach, one which takes intoaccount the historical social dynamics underlying the relationship between capital and labour, shows more clearly how the asymmetry of power in the labour contract affects freedom in a wider—and political—sense. Through consideration of the different forms of household government (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. El lazarillo de tormes tema Y estructura tecnica Del hambre.Y. Su Mundo Dinamico El Hambre - 1964 - Humanitas 12 (17):107.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    Book review: The Natural Law Foundations of Modern Social Theory: A Quest for Universalism. [REVIEW]Jordi Mundó - 2016 - History of the Human Sciences 29 (1):117-122.
  40. Fundamentos psicológicos de la socialidad y la cultura humanas, y la importancia para su caracterización en otras especies.Jordi Mundó Blanch - 2003 - Ludus Vitalis 9 (19):173-178.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Integración causal en la explicación científica. Ciencia social con y sin psicología.Jordi Mundó Blanch - 2005 - Ludus Vitalis 13 (24):29-54.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Naturalismo, autoorganización.Y. Un Mundo Secular - 2005 - In Tobies Grimaltós & Julián Pacho (eds.), La Naturalización de la Filosofía: Problemas y Límites. Editorial Pre-Textos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    El espacio globalizado Del Saber. Perspectivas de Una ciencia para el siglo XXI.Ottmar Ette & Transdisciplinariedad Y. Concepción Del Mundo - 2007 - In Oliver Kozlarek (ed.), Entre Cosmopolitismo y Conciencia Del Mundo: Hacia Una Crítica Del Pensamiento Atópico. Centro de Cooperación Regional Para la Educación de Adultos En América Latina y El Caribe.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  34
    ¿Quién teme a la naturaleza humana? [REVIEW]Jordi Mundó - 2010 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 25 (3):381-383.
  45.  11
    Property as a Fiduciary Relationship and the Extension of Economic Democracy.David Casassas & Jordi Mundó - 2022 - Theoria 69 (171):74-96.
    During the last two centuries, property understood as an exclusive and unlimited dominion became common sense. Before, the idea of property as a fiduciary relationship, which is still present in contemporary social constitutionalism, was closely linked to the view that the exercise of freedom entails the capacity to shape those property rights that channel socioeconomic life. Today, new ways to operationalise such an approach must be found. This article explores the scope of ‘direct strategies’ and ‘indirect strategies’ in the recovery (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  42
    Modalidades e identidade transmundana.Jaime Parera Rebello - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):62-83.
    Models based on possible worlds have proved to be very useful in the interpretation of modal expressions. However, there is a difference in the way that mathematicians and philosophers may use such models. The mathematician constructs them to serve his own purposes and thereby determines their properties. The philosopher, on the other hand, does not have so much freedom. His objective, which is to achieve a better understanding of language, puts limits on this. Not everything can be stipulated. This fact (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47. Problemas de Metafísica Analítica / Problems in Analytical Metaphysics.Guido Imaguire & Rodrigo Reis Lastra Cid (eds.) - 2020 - Pelotas: Editora da UFPel / UFPel Publisher.
    O desenvolvimento da filosofia acadêmica no Brasil é direcionada, entre vários fatores, pelas investigações dos diversos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Esses GTs se dividem de acordo com a temática investigada. O GT de Metafísica Analítica é relativamente novo e ainda tem poucos membros, mas os temas nele trabalhados são variados e todos centrais no debate metafísico contemporâneo internacional. A sua investigação se caracteriza pelo rigor lógico e conceitual com o qual aborda esses (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. The necessary and the possible de Michael Loux.Rodrigo Cid - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (3).
    Neste capítulo, Loux apresenta alguns problemas com relação às modalidades e algumas das relações entre elas e o vocabulário dos mundos possíveis, expondo as duas principais posições ontológicas com relação a tais mundos e às modalidades e com relação à natureza das modalidades, a saber, o possibilismo e o actualismo, defendidos respectivamente por Lewis e Plantinga. Essas são teorias inconsistentes entre si, que intentam nos dizer se os mundos possíveis são concretos ou abstratos e se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    A mec'nica do vírus: perspectivas filosóficas.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):139.
    Desde o final do ano de 2019, o novo coronavírus vem preocupando a população global devido ao crescente aumento de casos de pessoas infectadas e de mortes causadas pelo vírus. Independentemente do resultado da pandemia, é certo que o mundo não mais será como antigamente. Mas que mundo se formará após a epidemia viral? Esse trabalho tem o intuito de discutir as capacidades que temos para construir o porvir. Isto é, os mundos possíveis ainda não explorados e suas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Laws of Nature: a philosophical approach / Leis da Natureza: uma abordagem filosófica.Rodrigo Reis Lastra Cid - 2019 - Macapá, Brazil: Editora da Universidade Federal do Amapá.
    This book deals with an internal theme of metaphysics, which is the metaphysics of the laws of nature. The author presents traditional contemporary theories, as well as his own original theory, and evaluates each one at a time. He also addresses the problem of the modality of the laws of nature and makes some criticism of the standard view of necessity as truth in all possible worlds, and shows an application of his discussion to the metaphysics of physics. / Este (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000