Results for ' discursos sobre natureza'

994 found
Order:
  1.  23
    Dois discursos sobre a Natureza.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    The present paper deals with two speeches on Nature. In the first one, it addresses the doctrine of Naturalism, according to which thinking about Nature consists of thinking about it as a unitary and indivisible whole of which organic and inorganic matter are part. In relation of continuity with other species, man would be a biological organism, whose psychic functions would be merely functions of the central nervous system. The paper shows that such a doctrine runs into problems of fundaments. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Ensaio Sobre o Belo Primeiro Discurso Sobre o Belo Em Geral e, Em Particular, Sobre o Belo Visível.Yves-Marie André - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    Não sei por qual fatalidade sucede que as coisas das quais mais falamos entre os homens são, ordinariamente, aquelas que menos conhecemos. Tal é, entre mil outras, a matéria que pretendo tratar: o Belo. Todo mundo fala sobre isso, todo mundo raciocina sobre isso. Não há círculos no pátio, sociedades nas cidades, ecos nos campos, abóbodas nos templos, que não ressoem o Belo. Queremos o belo em toda parte: belo nas obras da natureza, belo nas produções da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  52
    A natureza gramatical das sensações: notas céticas sobre sentido e imaginação.José Benjamim Picado - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):115-129.
    O texto procura recensear algumas das fontes de um discurso de espécie cética sobre o problema da atribuição de qualidades estéticas a objetos: o maior propósito deste conjunto deve entender-se como sendo um ataque à origem perceptiva dos fatos sensíveis. O autor recorre para tanto aos marcos do diálogo entre a fenomenologia e a filosofia analítica, sobretudo com G. Ryle, assim como às interrogações de L. Wittgenstein sobre o estatuto da investiga- ção estética: nestes âmbitos, identifica o problema (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Sobre a Natureza Humana.Aesara de Lucânia & Carolina Araújo - 2023 - Discurso 53 (1).
    Tradução de Sobre a Natureza Humana, um texto em dialeto dórico transmitido unicamente por Estobeu (Eclogarum, I. 49.27) e atribuído a Aesara de Lucânia, pitagórico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Sobre saúde mental: a natureza proteiforme das pulsões.Osvaldo Giacoia Júnior - 2007 - Discurso 36:37-54.
    Focusing on the relation between Freud and Nietzsche, the paper aims at pointing to an alternative path to the displacement of subjectivity among the moderns. Nietzschean notions of instinct and sublimation, which are among the central tenets of his critique of culture and modernity, could be the starting point for a productive discussion with psychoanalysis.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Paisagens de arrozais: discursos de (i)migrantes sobre o cultivo do arroz em Joinville.Alanna Fernandes Duarte, Mariluci Neis Carelli & Roberta Barros Meira - 2019 - Dialogos 23 (3):259-282.
    Este artigo objetiva analisar discursos produzidos sobre práticas do cultivo do arroz na paisagem de Joinville. Paisagens do arroz podem ser consideradas como expressão do trabalho dos homens sobre a terra; elas modificam a natureza e representam identidades culturais de diferentes grupos ao longo do tempo. Em Joinville, discursos sobre os arrozais têm sido relacionados à memória italiana e repercutido pelos processos migratórios de rizicultores no século XX, no bairro Vila Nova. Contudo, em diálogo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    A natureza intersubjetiva do significado em Bakhtin e Wittgenstein.Mateus Toledo Gonçalves - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):142-156.
    RESUMO Esse artigo propõe fazer uma comparação entre as filosofias da linguagem de Bakhtin e de Wittgenstein. Em particular, nos interessará a pergunta sobre como esses dois filósofos pensaram a ideia de que o significado linguístico tem necessariamente uma natureza intersubjetiva. Para isso, serão abordados o argumento wittgensteiniano contra a linguagem privada, como discutido nasInvestigações filosóficas, em particular em §258, e a tese bakhtiniana da orientação dialógica do discurso, como discutida no início do capítulo 2 d’O discurso no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  61
    A demarcação platônica de novas fronteiras epistêmicas para o discurso filosófico: um estudo sobre o sofista.Maria Carolina Alves dos Santos - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):273-299.
    No Sofista, mediante os circuitos do procedimento ontológico-binário das divisões dialéticas, Platão busca não somente chegar à verdade das coisas em si, mas, também, a sua correta expressão. A superação das aporias relativas à natureza da linguagem por um tratamento metódico rigoroso, que minimiza suas limitações e inadvertências e a instala numa dimensão transcendente, entre os gêneros do Ser, assegura-lhe o estatuto de discurso filosófico, capaz de dizer aquilo que é como ele é.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Carta sobre a virtude e a felicidade.João Vitor Rebechi - 2020 - Perspectivas 5 (1):67-74.
    Em 2012, Jean Starobinski publicou o livro Accuser et Séduire. Essais sur Jean-Jacques Rousseau. Este livro, o último publicado e revisado pelo especialista francês, sobre a filosofia rousseauniana, traz no post-scriptum uma carta de Rousseau, que foi intitulada por Starobinski: La « Lettre sur la vertu », un texte oublié. Como o título sugere, não se trata de uma carta inédita, mas de uma carta, até então, pouco conhecida pelos pesquisadores. Com efeito, essa carta foi publicada pela primeira vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    O discurso feminista no cartesianismo de Poulain de la Barre.Elizângela Inocêncio Mattos - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):338-349.
    A obra de Poulain de La Barre apresenta um empenho sobre a questão da igualdade entre os sexos. A filosofia racionalista, ancorada no cartesianismo desenvolvido em seus discursos, propõe uma superação do preconceito, no que tange ao lugar da mulher na sociedade, ao demonstrar ser essa uma verdade pautada na força da opinião e do costume. Com o uso da razão e o exame minucioso da natureza, o conhecimento permitiria superar a desigualdade instaurada em nome do progresso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  46
    Sobre a Questão da Mimesis.Victor Knoll - 1996 - Discurso 27 (1):61-82.
    A partir do esclarecimento da noção aristotélica de imitação, trata-se de mostrar que o conceito de Ideal - fundamento da Estética de Hegel - e o binômio "mundo/terra" - fundamento da concepção heideggeriana da obra de arte -, podem ser tomados como duas versões do sentido teórico instituído por Aristóteles para o termo mimesis.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  12.  23
    Teoria do Design Inteligente: teoria científica ou discurso religioso? Apontamentos sobre uma controvérsia atual (Intelligent Design: scientific theory or religious discourse? Remarks about an actual controversy) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p709. [REVIEW]Roney Seixas Andrade & Wilmar do Valle Barbosa - 2013 - Horizonte 11 (30):709-736.
    Este artigo tem com pano de fundo a controvérsia entre criacionismo e evolucionismo que ainda captura a imaginação de amplos segmentos religiosamente orientados, sobretudo nos Estados Unidos. Aqui destacamos as proposições elaboradas pela chamada Teoria do Design Inteligente (TDI). Essa teoria, que se apresenta como científica e desprovida de qualquer compromisso religioso, propõe demonstrar empiricamente que a complexidade observada na natureza, no universo e na vida, é resultante de um design genuíno, ou seja, produto de uma inteligência organizadora, e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  62
    Ens rationis e a natureza da lógica segundo Avicena.Alfredo Storck - 2008 - Discurso 38:7-30.
    O presente artigo divide-se em duas partes. Na primeira, analisa-se a noção de um ser mental como sujeito da lógica. O principal objetivo dessa parte é fornecer algumas notas históricas sobre a origem e a importância de uma noção bastante difundida nos séculos XIII e XIV. A segunda parte concentra-se na filosofia de Avicena e procura mostrar como esse autor opõe-se à existência de um ser mental como sujeito da lógica.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  8
    Notas sobre a questão da persuasão em Hannah Arendt.Ana Lúcia Feliciano - 2022 - Griot 22 (3):11-22.
    O tema central deste artigo é a persuasão e como ela aparece no pensamento político arendtiano. Nos ocuparemos desta tópica no intuito de mostrar sua fecundidade e seus limites no que concerne à esfera dos assuntos humanos. Em Arendt, as reflexões sobre a persuasão são suscitadas em referência à atividade política do discurso e ao papel da argumentação persuasiva. Nossa aposta é que uma investigação acerca das nuances da persuasão em Arendt comporta duas direções distintas e, portanto, assumiremos duas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    A antropologia lascasiana E a visão do estado de natureza no século XVI.Brocco Pedro - 2016 - Synesis 8 (2):182-202.
    O presente estudo pretende expor algumas das linhas fundamentais sobre as concepções antropológicas e de filosofia moral implícitas na colonização espanhola na América do século XVI, bem como nos discursos que pretenderam promover uma reforma moral da empresa colonizadora, questionando diretamente seus fundamentos antropológicos e éticos. Dentro deste quadro mais geral, o objetivo principal do trabalho será o de abordar a atuação de Bartolomé de Las Casas e os efeitos de seus escritos apologéticos e denunciatórios no interior de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Sobre a Apologie de l’ennui do Barão de Holbach.Marcelo De Sant'Anna Alves Primo - 2019 - Discurso 49 (2).
    Em um pequeno escrito intitulado Apologie de l’ennui et des ennuyeux, Holbach, sob uma apologia, repudia a figura do ennuyeux. O retrato dos costumes traçado pelo Barão é acompanhado de uma crítica filosófica que remonta às causas originais tanto da propagação como da universalidade do tédio. Tal reflexão o Barão já empreendera em La Moral Universelle, o que permite fazer uma leitura da Apologie como uma crítica invertida, por meio de uma condenação contundente do tédio, este entendido como uma permanente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Breve Ensaio Genealógico Sobre o Currículo Do Ensino Médio Integrado.Reginaldo Santos Pereira & Judácia da Silva Pimentel Carvalho - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:272-295.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar um ensaio genealógico da natureza histórica e discursiva sobre a educação profissional no Brasil, refletindo sobre a construção dos regimes de verdade do currículo do ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais e as relações de poder estabelecidas nesse processo. As considerações apresentadas dialogam com as teorias pós-críticas do currículo e com o movimento pós-estruturalista ao problematizar algumas condições históricas e discursivas do currículo do ensino médio integrado e observar de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  41
    Maquiavelo: Discursos sobre la primera década de Tito Livio, Alianza Editorial, Madrid, 2000.Gloria Martínez Dorado - 2002 - Foro Interno. Anuario de Teoría Política 2:150-152.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. El discurso sobre la identidad y los elementos relacionales del yo.Joaquín Jareño Alarcón - 1999 - Thémata: Revista de Filosofía 23:253-256.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Discurso sobre el espíritu positivo.Auguste Comte - 1936 - [Buenos Aires ;: Edited by Maximio S. Victoria, Émile Corra & J. Alfredo[From Old Catalog] Ferreira.
  21.  26
    El discurso sobre la criminalidad en las noticias televisivas en Costa Rica.Adrián Vergara - 2016 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 26 (2):241-259.
    En este texto se presentan los resultados del análisis del discurso sobre la criminalidad en textos informativos televisivos y su relación con una percepción “desmedida” respecto de la delincuencia por parte de la mayoría de la población en Costa Rica. Para su realización se aplicaron conceptos de la lingüística, el análisis del discurso y el análisis crítico del discurso, además de teorías sociales y psicológicas. El estudio permite afirmar, entre otras cosas, que las características de ese discurso tienen la (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Discurso sobre Cicerón.Christian Felipe Pineda Pérez - 2014 - Praxis Filosófica 39:211-217.
    Tal como reconoce el propio Montesquieu, este escrito de juventud no se compara con las obras maestras de su pensamiento ni tampoco revela lo esencial de él. Por ello, este texto tendría poco valor si con él pretendiésemos estudiar y comprender la filosofía y el pensamiento montesquiano. No obstante, el valor que tiene el Discurso sobre Cicerón para nuestra compresión de la recepción, la valoración y la inluencia de la filosofía ciceroniana en la Modernidad, fue la razón por la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Breve discurso sobre el placer y la alegría, el dolor y la tristeza.Carlos Gurméndez - 1987 - Madrid, España: Ediciones Libertarias.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Discurso sobre os filósofos gregos.Ernesto de Mello Baptista - 1972 - Rio de Janeiro,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Discurso sobre el populismo en México. Un estudio socio-pragmático.José María Infante Bonfiglio & María Eugenia Flores Treviño - 2018 - Pragmática Sociocultural 6 (1):99-130.
    Resumen Populismo es un término que ha devenido moda en el discurso político contemporáneo, después de que algunos lo creían desaparecido. El término es aún de uso impreciso y se utiliza en diversas realidades discursivas, las que a su vez remiten a diferentes mundos objetivos: ideologías políticas, movimientos y agrupaciones políticas, estilos discursivos y programas de acción política y modos de obrar, tanto en los regímenes autoritarios como democráticos. Una primera parte de este trabajo se destina a un intento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Discurso sobre la historia universal.Baquero Lazcano & Pedro Enrique - 1998 - Córdoba.: Marcos Lerner Editora. Edited by Ponce Ruiz de Baquero Lazcano & María Ruth.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    El discurso sobre la biología sintética y la innovación responsable: observaciones desde una perspectiva histórica.Christopher Coenen - 2016 - Isegoría 55:393.
    El discurso sobre la biología sintética, altamente visionario y marcado por el enfoque de ‘investigación e innovación responsable’ puede interpretarse como un terreno para confrontar perspectivas sobre el futuro de nuestras sociedades en su conjunto. En un momento en el que, con el final de la confrontación de sistemas entre capitalismo y socialismo, los debates sociales amplios sobre cuestiones políticas y socioeconómicas fundamentales se han vuelto infrecuentes, los discursos sobre las ciencias naturales y la tecnología (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio.Kleber Chaves & Benedito Gonçalves Eugênio - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):1107-1139.
    Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, cujo problema envolve os sentidos de ensino de Filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019. Assim, objetivamos investigar os discursos sobre ensino de Filosofia no ensino médio, presentes na produção acadêmica dos autores mais recorrentes do campo teórico. Para tanto, nos aportamos na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, cuja potência teórica, já afirmada em importantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Discurso sobre el método.Eduardo Nicol - 1984 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 10:125-132.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Discurso sobre o objeto: uma poética do social.Wanderley Guilherme dos Santos - 1990 - [São Paulo]: Companhia das Letras.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Discurso sobre el origen de la desigualdad entre los hombres.Jean-Jacques Rousseau - 1946 - México,: Secretaría de Educación Pública. Edited by Mariano Ruiz-Funes García.
    Esta obra, conocida también como Segundo discurso, se publicó en Francia en 1755 y responde a una pregunta planteada por la Academia de Dijon: “¿Cuál es el origen de la desigualdad entre los hombres, está respaldada por la ley natural?”. Rousseau se opone principalmente a la tesis de Hobbes, que consideraba al hombre malo por naturaleza, y critica que este no retrocede lo suficiente en el tiempo para comprender al hombre natural. Así, el autor francés busca un conocimiento más profundo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Sobre a função do discurso sobre o ser na filosofia medieval.André Rangel Rios - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):477-487.
    O discurso sobre o ser em Tomás deAquino é algo que deixa mais ansiosos og mo-demos que o próprio Tomás. A panir destaconstatação abrem-se as portas para uma leituracritica da história da filosofia e da própria filosofia— não só a medieval -, procurando situá-las emseu ambiente socicantropológico.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    O mito da cidade justa: considerações sobre um uso filosófico da mimese em Platão.Mateus Lima dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):140-159.
    O ataque de Platão à mimese parece reducionista a ponto de muitas interpretações a conceberem como uma noção essencialmente negativa. Na República (X 595c-608b), o filósofo teria definido as artes representativas através de tal conceito, expulsando os imitadores de sua cidade sob o pretexto de que engendrariam imagens distantes do inteligível (R. X 595c-602b). No entanto, a constituição política elaborada por Platão é apresentada como uma “pintura” (Ti. 19b) “imaginada em palavras” (R. VI 501e), quer dizer, ela possui o mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Discurso sobre os belos sentimentos | Gottfried Wilhelm von Leibniz.Oliver Tolle - 2016 - Discurso 45 (2):363-368.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Discurso sobre el constructivismo.Rómulo Gallego-Badillo - 1993 - Santafé de Bogotá: Rojas Eberhard Editores.
  36.  18
    O discurso sobre reprodução entre filosofias e pinturas: de Georges Bataille a Francisco Brennand.Tainá Maívys da Silva Santiago & Natanael Duarte de Azevedo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):202-219.
    O erotismo, de Georges Bataille a Francisco Brennand, foi assimilado ao processo da reprodução em discursos que inconscientemente, ou não, garantiram à mulher uma função canônica em todas as sociedades. A mulher, tanto na filosofia de Bataille quanto nas pinturas de Brennand, são celebradas por sua função reprodutora e, com isso, essencialmente eróticas. Neste trabalho discutiremos a construção desse discurso e suas implicações, demonstrando como o conceito de violência e erotismo estabelece dependência entre si no pensamento desses dois homens. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. El discurso sobre Dios en la obra de E. Levinas.Ulpiano Vázquez Moro - 1982 - Madrid: UPCM.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    DISCURSO SOBRE O MÉTODO JURÍDICO: Hermenêutica pós-gadameriana do Direito e Geometria.Fabio Carvalho de Alvarenga Peixoto - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Questiona-se, no artigo, a relevância de um método jurídico, em concepções de Direito pós-gadamerianas. O problema pode ser resumido como a identificação da relevância do método, mesmo ante a constatação de que o pensamento jurídico é, ao final, incompreensível. Tomada como correta a conclusão de Lenio Streck de que o método sempre chega tarde na compreensão, a pesquisa investiga se, ainda assim, aquele é de todo dispensável. A abordagem é qualitativa, e sustenta-se em fontes bibliográficas. Apresentam-se, sob a forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    El discurso sobre el origen en las Frühe Freiburger Vorlesugen de M. Heidegger (1919-1923): el problema de la indicación formal. [REVIEW]Adrián Bertorello - 2005 - Revista de Filosofía (Madrid) 30 (2):119-141.
    El texto aborda una de las cuestiones metodológicas fundamentales que Heidegger se planteaba en las Frühe Freiburger Vorlesungen (1919-1923), a saber, el problema de la indicación formal. En efecto, si la vida misma (Dasein) es un acontecimiento de sentido cerrado en sí mismo es necesario establecer un punto de vista que exprese conceptualmente la vida sin objetivarla. El gran problema con el que Heidegger se enfrenta es encontrar un metalenguaje no objetivante. El concepto de indicación formal es lo que le (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  1
    Discurso sobre las pasiones del amor.Blaise Pascal - 1942 - México,: Editorial Séneca. Edited by Julio Torri.
  41. Três discursos sobre a condição dos grandes.Blaise Pascal & João Fortaleza de Aquino - 2005 - Kalagatos 2 (4).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    O discurso sobre a amizade: diferenças de exposição entre as duas Éticas.Chiara Buffon - 2008 - Journal of Ancient Philosophy 2 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Schelling, “Discurso Sobre as Artes Plásticas”.Carlos João Correia - 2020 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 28 (55-56):129-163.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Neurociência Localizada: revendo diferenças de sexo/gênero em pesquisas sobre o cérebro.Laura D. Guerim - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36565.
    O objetivo deste trabalho é apresentar as críticas feitas por neurocientistas às pesquisas que buscam diferenças cognitivas entre homens e mulheres presentes no cérebro, principalmente, utilizando o respaldo da neuroimagem. Desde o início dos anos 2000, a preocupação com a utilização da neurociência para justificar estereótipos de gênero e a falta de critério dos responsáveis para diferenciar as expressões “sexo” e “gênero” têm envolvido diversas neurocientistas no debate mais profundo entre natureza e cultura apresentado por essas pesquisas. Além disso, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  42
    Para pensar a 'subjetividade' no debate do sócio-ambientalismo.Dimas Floriani, José Edmilson de Souza Lima, José Julio Nunes Ferreira & Marcelo Stein de Lima Sousa - 2010 - Polis 27.
    Inicialmente, o texto indaga sobre o significado do exercício do filósofo social; pretende também localizar as origens do debate moderno sobre ‘subjetividade’ no pensamento filosófico e social. As idéias norteadoras de Kant, se situam na confluência e na disjunção entre razão (conhecimento) e subjetividade (moral). A partir dessa referência, o debate entre alguns pensadores considerados como pós-modernos (Badiou e Zizek), por um lado, e por outro Castoriadis que recusa esta nomenclatura, vão derivando idéias novas sobre ‘sujeito’ e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  11
    A história dos discursos sobre as paixões nas Tusculanas de Cícero.André Menezes Rocha - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:93.
    Como as paixões apareciam na dialética de Platão? Como apareciam na escrita retórica? Como apareciam na lógica dos estoicos? Nas Tusculanas, Cícero examina formas diversas de discurso sobre as paixões e as virtudes em busca de fundamentos para a filosofia moral. Este exame, que se assemelha a uma história dos discursos antigos, também põe em confronto as grandes escolas materialistas da Antiguidade: a medicina hipocrática, o estoicismo, o cirenaísmo e o epicurismo. O estudo das Tusculanas de Cícero nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Kierkegaard, la recuperación del individuo existente y el discurso sobre lo histórico.Jimmy Washburn - 1994 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 77:117-122.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Josefa AMAR Y BORBON, Discurso sobre la educación física y moral de las mujeres [Discours sur l'éducation physique et morale des femmes]. Édition de Mª Victoria Lopez-Cordon. Madrid, Ediciones Cátedra de Valencia, Universitat de Valencia, Instituto.Mónica Bolufer-Peruga - 1997 - Clio 5.
    En 1790, Josefa Amar y Borbon, déjà traductrice de renom, lectrice passionnée, membre de diverses sociétés éclairées, auteure d'un « Discours pour défendre le talent des femmes et leur aptitude au gouvernement et autres charges où l'on emploie des hommes », donna naissance à ce qui sera son œuvre la plus célèbre, le « Discours sur l'éducation physique et morale des femmes ». Celle qui s'était exclamée, citant Mme Lambert qu'elle admirait : « il est nécessaire de dépendre le moins (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  26
    Argumentação e discurso sobre Lei Maria da Penha em acórdãos do STJ.Lúcia Gonçalves Freitas - 2014 - Bakhtiniana 9 (1):71-89.
    Neste artigo, usamos a Análise de Discurso Crítica como abordagem teórico-metodológica para analisar argumentos de ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça em um acórdão que afetou o entendimento jurisprudencial brasileiro sobre a Lei Maria da Penha. O principal objetivo neste trabalho é analisar como a Justiça constrói argumentos relativos à violência contra as mulheres em um órgão público notório, como o STJ, que é popularmente conhecido como "Tribunal da Cidadania" por, supostamente, garantir o exercício de vários direitos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  34
    Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades.Joseli Maria Silva (ed.) - 2009 - Ponta Grossa, Paraná: Todapalavra Editora.
    Neste livro, o autor busca mostrar que a espacialidade está presente, por intermédio de processos, funções, formas e representações, no campo e na cidade, nas favelas e condomínios exclusivos, nas fábricas e shopping centers, nas ruas e no recinto domiciliar, nos templos e prostíbulos, nos deslocamentos de pessoas, mercadorias, informações e capital, enfim, em toda parte. Ela se faz presente nas diferentes temporalidades, de modo sincrônico e diacrônico, caracterizando-se ainda pela continuidade ou descontinuidade espacial e justapondo-se ou superpondo-se conforme as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994