Results for ' Sujeito neoliberal'

998 found
Order:
  1.  18
    Construindo o sujeito neoliberal a partir de Foucault.Marta Nunes da Costa - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):354-376.
    O que é o sujeito neoliberal? Quem é ele? Como se torna o que é ou aparenta ser? O que significaria a transformação deste sujeito em outro? O objetivo deste artigo é tentar responder a estas questões, tendo Foucault como principal interlocutor. Para isso, este artigo tem três momentos. No primeiro momento, reconstruo o horizonte conceitual foucaultiano onde a questão da subjetividade se coloca. No segundo momento, procuro identificar elementos que nos permitem caracterizar o sujeito (...) de hoje; um sujeito que assimila e incorpora na sua própria construção os valores e ideologias do mercado. Por fim, identifico os elementos foucaultianos que devem ser mantidos para transformar o sujeito atual num seu ‘outro’, imaginando que tipo de nova subjetividade podemos construir hoje. (shrink)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O SUJEITO DISCURSIVIZADO COMO EMPRESA NO YOUTUBE: TRABALHO E CONDIÇÕES (DIGITAIS) DE PRODUÇÃO.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2020 - Anais Do SEAD 9:1-7.
    Autogestão, autoempreendedorismo, infotrabalho, trabalho intermitente, criptomoeda, uberização, proletariado de serviços e servidão digital delineiam uma série de designações indicativas das mudanças das condições de (re)produção do Capital nas suas formas contemporâneas. Grandes corporações como Google, Facebook e Amazon participam desse processo tanto no eixo da infraestrutura econômica, quanto na produção discursiva que sustenta ideologicamente as relações de trabalho determinadas pelo Aparelho Digital. Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Subjetividade e desamparo: um olhar winnicottiano sobre a racionalidade neoliberal.Flávia Andrade Almeida & Felipe Sampaio de Freitas - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):115-131.
    Entendemos os eventuais problemas em discutir subjetividades a partir dos escritos de dois pensadores tão diferentes como Foucault e Winnicott, mas nesse estudo, o objetivo é fornecer um possível contraponto _winnicottiano_ para as análises realizadas por Foucault a respeito da subjetividade na racionalidade neoliberal. Nossa proposta é pensar a constituição da subjetividade na racionalidade política neoliberal, que conforme verificamos, constrói indivíduos psiquicamente voltados para certo individualismo em detrimento da ética e da alteridade. Após uma discussão sobre a dinâmica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Considerações acerca da vivência dos indivíduos na era neoliberal a partir do pensamento de Martin Buber.Suellen Lima de Brito - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e30.
    O presente estudo visa analisar a obra Eu e Tu de Martin Buber, a obra apresenta os conceitos: Eu-Tu e o Eu-Isso como palavras-princípios. O Eu-Tu como uma relação dialógica, encontro entre dois parceiros mutualmente e o Eu-Isso como um relacionamento monológico, de experiência, utilização ou uso. O mundo do Isso se invadir e orientar as formas dos homens relacionarem-se levam estes à perdição. Nesse sentido, o sistema econômico vigente, que rege as normas de comportamento dos indivíduos em sociedade, corrobora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Figuras empíricas do homo sacer: aproximações ao fenômeno neoliberal.Matheus Paiva - 2022 - Griot 22 (3):162-182.
    Na obra Multiculturalismo: examinando a política do reconhecimento de Charles Taylor, a ideia de identidade Este artigo propõe uma leitura e aplicação do conceito metafísico do homo sacer, central no pensamento de Giorgio Agamben. Deste modo, pretende-se depurar de contextos históricos, sociais e políticos figuras empíricas que refletem traços fundamentais da vida nua, estendendo a aplicação de tal paradigma. Para tanto, é preciso considerar algumas críticas – expostas na introdução do trabalho – ao pensamento de Agamben, que norteiam o empreendimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Performatividade: atravessamentos de um dispositivo de controle na constituição de sujeitos escolares // Performativity: crossings of a control device in the constitution of a school subjects.Mirele Corrêa & Gicele Maria Cervi - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020030.
    Este artigo é o recorte de uma pesquisa maior que se caracteriza como sendo pós-crítica. O texto busca, por meio de uma análise das falas de estudantes do 3º ano do “Programa Ensino Médio Inovador”, de uma escola pública estadual do Município de Blumenau – SC, evidenciar os discursos de performatividade aí presentes. A cultura de performatividade, emergente do setor econômico-empresarial e espraiada para setores públicos/estatais, é entendida como um dispositivo que atua na regulação e no controle dos corpos, produzindo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Books available list.Neoliberal Anarchist & Felecia M. Briscoe - 2012 - Educational Studies: A Jrnl of the American Educ. Studies Assoc 48 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Tempo, Governamentalidade e Autorresponsabilização Na Docência.Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Marcia Aparecida Amador Mascia & Carlos Roberto da Silveira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023017.
    No contexto neoliberal, no qual imperam a cultura da auditoria e da meritocracia, a lógica do empreender-se a si mesmo e a visão de educação como mercadoria, convivemos com o mal-estar dentro e fora da docência. Nesse panorama, este artigo objetiva problematizar a racionalidade neoliberal vigente dentro e fora das salas de aula. Trata-se de uma análise discursiva de depoimentos de três professores de ensino superior sobre o cuidado (de si), a partir de ferramentas teórico-analíticas de Foucault, com (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  37
    A pandemia de 2020: prelúdio de um neoliberalismo renovado?Heitor Moreira Lurine Guimarães - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e38.
    O artigo aborda, a partir de uma perspectiva filosófica, a relação entre a pandemia gerada pela Covid-19 e a produção de subjetividades em um contexto global de neoliberalismo. O alastramento do coronavírus mundialmente, e a incapacidade dos sistemas de saúde em diversos países em atender a todos que necessitam, suscitou interpretações em que a presente crise de saúde mundial representaria um golpe fatal contra o modelo neoliberal vigente, de modo que tal episódio poderia significar um indício de enfraquecimento do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Pour en finir avec l’enfant du Capital.Jean-François Dupeyron - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1799-1837.
    Résumé : Le thème lancinant de la crise occidentale de l’éducation est souvent vu à travers une focale centrée sur l’individualisme, vu comme un des fléaux majeurs de l’hypermodernité démocratique. Cet article revient de façon critique sur cette idée en utilisant les outils forgés par Michel Foucault pour penser l'herméneutique du sujet, la gouvernementalité néolibérale et le souci de soi. En appliquant ces analyses à l'étude des conditions actuelles de l'éducation, il est possible de mettre en lumière l'emprise du modèle (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Inflexões da ética da alteridade em Byung-Chul Han: modos de enfrentamento à catástrofe do dataísmo.Camila Braga Soares Pinto & Leandro Pinheiro Chevitarese - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85933.
    Tendo em vista o excesso de positividade e máximo desempenho presentes na Sociedade do Desempenho, Byung-Chul Han retoma o diálogo sobre a transição das sociedades disciplinares de Foucault e de controle de Deleuze, diagnosticando a condição de violência psicopolítica e o aprisionamento narcísico, em um cenário de catástrofe presente no atual regime de informação que configura o dataísmocomo uma das principais ferramentas do sistema neoliberal. Este artigo visa investigar outros modos de existência civilizacional, a partir dos desafios de reincorporação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    A formação política do professor.Evandro Ghedin & Carlos César Macêdo Maciel - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1175-1211.
    A formação política do professor: um olhar sobre a história Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade possibilitar uma compreensão do desenvolvimento dos processos de formação política dos professores no âmago de um corpo social capitalista, objetivando fornecer as condições necessárias para repensar o contexto contemporâneo fundamentado na história. Partindo essencialmente da formação de professores, essa compreensão foi relacionada ao cenário político, econômico e social, uma vez que são as influências políticas reinantes no corpo social que sistematizam os processos formativos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Universidade Pública e desejo de viver: o acolhimento enquanto dispositivo de escuta em tempos nefastos.Fernanda Mara da Silva Lima, Marília Etienne Arreguy & Fernanda Ferreira Montes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O cerne desse artigo remete à instauração de um dispositivo de acolhimento e escuta de orientação psicanalítica numa instituição educacional pública de nível superior. Sustentamos a práxis em uma experiência político-clínica de acolhimento na Universidade, salientando sua função terapêutica como forma de resistência coletiva a um modus operandi absolutamente individualista. Cada investida neoliberal em nossa sociedade é capaz de produzir engendramentos subjetivos da pulsão de morte, resultando em sofrimento e adoecimento na medida em que o sujeito é abandonado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    As Inscrições de Si da População de Rua No Jornal Boca de Rua.Arthur Walber Viana & Valdir Jose Morigi - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):121-134.
    Como a população de rua inscreve a si própria na narrativa do Jornal Boca de Rua: é essa, de maneira sucinta, a questão que o artigo buscará desvendar. Por ser uma publicação na qual as pessoas em situação de rua são os sujeitos criativos por trás dos textos, intriga-nos a maneira como usam esta relativa liberdade de “definir a si”. Efetuaremos um estudo actancial: atentaremos ao que moradoras e moradores de rua fazem nos textos; que linguagem usam; com quem e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido.Tatiane Alves Baptista, Fabiane Sabino de Paula, Gabriel Ferreira Gonzalez Villar & Larissa Gonçalves Gomes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática inserida no discurso coaching alinhada à lógica neoliberal, o impacto deste pensamento na trajetória dos jovens em formação pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e de que modo esse discurso remodela os aspectos da subjetividade do sujeito em desenvolvimento. Para tanto contou-se com material de fonte primária obtido em atividade de pesquisa-ação denominada “Oficina dos Sonhos”, que contou com presença e participação direta dos adolescentes do PTPA que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    A Formação Política Como Totalidade Nos Movimentos Sociais Populares: A Experiência Do Território Serrinha.Wandick Nogueira Maciel & Hildemar Luiz Rech - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):94-110.
    Na crise estrutural do capital, iniciada na década de 1970, foi inaugurado o chamado capitalismo neoliberal, no cerne do qual o tema da formação política parece ter assumido destacada importância. Em sua radicalidade emancipatória, a formação política encontra-se inextrincavelmente vinculada à luta dos movimentos sociais populares, atravessando, portanto, a totalidade das atividades desenvolvidas pelos sujeitos coletivos em movimento. O objetivo do artigo é tecer algumas considerações sobre o tema da formação política no interior dos movimentos sociais populares. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Contribuições da ética do cuidado de si (Michel Foucault) para o ensino de filosofia através de problemas filosóficos.Marta Rocha & Douglas João Orben - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente artigo expõe, inicialmente, um panorama da sociedade contemporânea, a qual se apresenta como programada para o consumo e é marcada pelas exigências de um mercado capitalista e neoliberal, visando demonstrar de que forma tais características influenciam e determinam a construção da subjetividade dos indivíduos. Nesse contexto, o texto analisa as consequências das referidas configurações sociais no campo educacional, em especial no ensino de filosofia. Ademais, busca-se ressaltar o modo como são desenvolvidas as relações de poder, pautadas essencialmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Soberania e governamentalização do Homo oeconomicus: entrecruzamentos críticos entre Ludwig Von Mises e Michel Foucault.Castor Bartolomé Ruiz & William Costa - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35293.
    A partir da segunda metade do século XX, as políticas econômicas disseminaram um conjunto de dispositivos sutis, no sentido de seu exercício, ao mesmo tempo em que mais plurais, em relação à sua extensão. Um dos principais deslocamentos epistemológicos produzidos pelo discurso neoliberal diz respeito à inserção da subjetividade humana como elemento central da racionalidade econômica. A inclusão da subjetividade na lógica dos cálculos econômicos possibilitou construir a figura do homo oeconomicus como referente antropológico do novo discurso neoliberal. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Potencial Crítico da Loucura Contra os Regimes de Verdade.Rafaela Pasqualin - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Através dos parâmetros pós-estruturalistas, busca-se uma prática crítica e humanizada da clínica e que esteja aberta para repensar seus próprios acordos conceituais, ao abrirem-se para métodos que concedam em alguma medida reconhecimento aos pacientes psicóticos que não são capazes de realizar transferência em terapia. A loucura, sendo um fenômeno de dissociação com o nexo dos regimes de verdade estabelecidos, é uma tecnologia de defesa da psique contra a ultra identificação cultural com o Ego da sociedade contemporânea neoliberal. É através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    (Re)Pensando Políticas e Culturas Identitárias No Currículo.Laura Cristina Vieira Pizzi & Walter Matias Lima - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:162-172.
    Este ensaio busca sistematizar, ainda que brevemente, as contribuições de Foucault para os estudos e pesquisas educacionais sobre o currículo escolar. Ao situarmos o currículo na esfera da cultura e, ao mesmo tempo, da política, apontamos as contribuições de Foucault na constituição das identidades dos sujeitos e no campo do poder governamental. Esses eixos de análise têm se mostrado ferramentas potentes de crítica ao pensamento neoliberal dominante.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    É preciso defender a amizade.Alexandre Filordi de Carvalho & Silvio Gallo - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1763-1797.
    Este artigo homenageia a atualidade do curso A hermenêutica do sujeito, proferido por Foucault no Collège de France em 1982. Sabe-se que o tema central do curso é o cuidado de si como tekhné tou biou, examinado pelo filósofo nos momentos socrático-platônico, helenístico e cristão. Porém, tomaremos a questão da amizade, que atravessa as técnicas de si antigas analisadas por Foucault, para problematizar nosso presente. Após discutir a recepção que fazemos do curso quarenta anos depois, discutimos o atual momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  27
    Neoliberal Ideologies, Governmentality and the Academy: An examination of accountability through assessment and transparency.Natasha Jankowski & Staci Provezis - 2014 - Educational Philosophy and Theory 46 (5):475-487.
    Colleges and universities exist within a political arena where external demands for accountability materialize within a market-driven environment. As a result, government agencies pressure colleges and universities to rely on assessment and transparent reporting to become more market-driven assuming that the competition within the market, led by public choice and institutional selection, will drive improvements in learning and will also self-govern the institutions. This article explores how Foucault informs our conception of neoliberal governmentality through political rationality and technologies of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23. O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2023 - Leitura 76 (1):313-329.
    Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, gerenciamento e divulgação de uma empresa associada à plataforma de vídeos do YouTube. O objetivo é investigar os modos de imbricação e/ou separação entre o sujeito e a empresa. Para construir os procedimentos analíticos, delimitamos as seguintes perguntas: Como as formas imaginárias do sujeito (o “eu”, a identidade e a individualidade) estão relacionadas com a criação e o funcionamento de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  35
    Neoliberal Mothering and Vaccine Refusal: Imagined Gated Communities and the Privilege of Choice.Jennifer A. Reich - 2014 - Gender and Society 28 (5):679-704.
    Neoliberal cultural frames of individual choice inform mothers’ accounts of why they refuse state-mandated vaccines for their children. Using interviews with 25 mothers who reject recommended vaccines, this article examines the gendered discourse of vaccine refusal. First, I show how mothers, seeing themselves as experts on their children, weigh perceived risks of infection against those of vaccines and dismiss claims that vaccines are necessary. Second, I explicate how mothers see their own intensive mothering practices—particularly around feeding, nutrition, and natural (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  25.  27
    Neoliberalizing food safety and the 2008 Canadian listeriosis outbreak.Ken Hatt & Kierstin Hatt - 2012 - Agriculture and Human Values 29 (1):17-28.
    This paper examines evidence regarding neoliberalization of the social organization of Canadian food safety from a series of documents produced in response to the Canadian listeriosis outbreak in 2008. The outbreak is described, then interpreted within a neoliberal context, where: (1) neoliberalism operates as an ideology (2) that enables a socio-political and economic strategy within (3) a project pursued by coalitions seeking to consolidate power through (4) a process of neoliberalization. Following Gramsci’s work on power, it is argued that (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  26.  9
    The Neoliberal Regulatory State, Industry Interests, and the Ideological Penetration of Scientific Knowledge: Deconstructing the Redefinition of Carcinogens in Pharmaceuticals.Rachel Ballinger & John Abraham - 2012 - Science, Technology, and Human Values 37 (5):443-477.
    It is argued that neoliberal political ideology has redefined the regulatory state to have greater convergence of interests and goals with the pharmaceutical industry than previously, particularly regarding acceleration and cost reduction of drug development and regulatory review. Consequently, the pharmaceutical industry has been permitted to set the agenda about how shorter term and cheaper alternative carcinogenicity testing systems are investigated for validity. The authors contend that, with the tacit approval of the neoliberal regulatory state, the commercial interests (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  27.  13
    The neoliberal academic: Illustrating shifting academic norms in an age of hyper-performativity.Bruce Macfarlane - 2021 - Educational Philosophy and Theory 53 (5):459-468.
    Neoliberalism is invariably presented as a governing regime of market and competition-based systems rather than as a set of migratory practices that are re-setting the ethical standards of the academy. This article seeks to explore the way in which neoliberalism is shifting the prevailing values of the academy by drawing on two illustrations: the death of disinterestedness and the obfuscation of authorship. While there was never a golden age when norms such as disinterestedness were universally practiced they represented widely accepted (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  28.  5
    The making of the Philippines as a Neoliberal Nation-State: Dissecting the global-local nexus and their implications for social change.Ligaya Lindio-McGovern - 2024 - Diogenes 65 (2):219-234.
    The neoliberal globalization project of expanding and maintaining capitalism globally requires the shaping of neoliberal nation-states that will entrench its ideology, political structures, and practices. In that sense, the neoliberal nation-state provides an appropriate conceptual site for investigating the local-global nexus in the dynamics of global capitalism. Using the Philippines as an example, this paper investigates the various factors or dimensions in the making of the Philippines as a neoliberal nation-state from the colonial era to the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Emerging Neoliberal Academic Identities: Looking Beyond Homo economicus.Claire Skea - 2021 - Studies in Philosophy and Education 40 (4):399-414.
    In this article, I deal with the notion of ‘academic identity’ holistically, seeking to bring together the teacher and researcher roles of academics in the neoliberal university. The article begins from the perspective of early-career academics who occupy the majority of fixed-term, teaching-only contracts in Higher Education, arguing that such casualisation of academic labour entrenches the role of the academic asHomo economicus. Drawing on the work of Foucault, I demonstrate how a neoliberal governmentality is now not only exerted (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  30. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  31.  3
    O sujeito disciplinar: uma análise das Regras para a Direção do Espírito.Beatriz Laporta & Érico Andrade - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:49-81.
    Tomando a obra Regras para a Direção do Espírito de Descartes, buscamos entender no presente artigo como a noção de disciplinaridade, desenvolvida a partir da questão de orientação do espírito na busca de conhecimentos certos, pode ser interpretada como fundante do projeto de modernidade calcado na autonomia do sujeito de disciplinar o próprio corpo. Assim, desenvolvemos a possível interpretação de sujeição política através da reflexão sobre a sujeição de todas as faculdades do espírito ao entendimento a partir do disciplinamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    The neoliberal academic: Illustrating shifting academic norms in an age of hyper-performativity.Bruce Macfarlane - 2021 - Educational Philosophy and Theory 53 (5):459-468.
    Neoliberalism is invariably presented as a governing regime of market and competition-based systems rather than as a set of migratory practices that are re-setting the ethical standards of the academy. This article seeks to explore the way in which neoliberalism is shifting the prevailing values of the academy by drawing on two illustrations: the death of disinterestedness and the obfuscation of authorship. While there was never a golden age when norms such as disinterestedness were universally practiced they represented widely accepted (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  5
    O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade.Joel Birman - 2012 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Segundo a obra, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionando então as linhas de força do seu mal-estar. É no quadro estrito desse contraste que se inscreve a espinha dorsal deste livro. Sem deixar de levar em conta a situação socioeconômica e cultural, mas focalizando nas formas de mal-estar que assaltam o sujeito, Birman faz uma análise acurada das linhas de forças em jogo nesta passagem de um sujeito da modernidade para o sujeito.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  43
    The Neoliberal Yogi and the Politics of Yoga.Farah Godrej - 2017 - Political Theory 45 (6):772-800.
    Can the theory and practice of the yogic tradition serve as a challenge to dominant cultural and political norms in the Western world? In this essay I demonstrate that modern yoga is a creature of fabrication, while arguing that yogic norms can simultaneously reinforce and challenge the norms of contemporary Western neoliberal societies. In its current and most common iteration in the West, yoga practice does stand in danger of reinforcing neoliberal constructions of selfhood. However, yoga does contain (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  35.  8
    The neoliberal delusion a religious-philosophical critique.Arthur Zijlstra - 2013 - Philosophia Reformata 78 (2):162-178.
    Since the outburst of the financial-economic crisis in 2008, there has been quite some public discussion about the failure of neoliberal policies since the 1980s. Much less attention has been paid to its ideological character. Meanwhile, neoliberalism is still there, guiding the course of societies, organizations and individuals. We can observe the ‘strange non-death of neoliberalism’. In this article two questions are explored: which key philosophical elements characterize neoliberalism, and why has it got an ideological character? First, three statements (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36.  4
    Subjetividad neoliberal y financiarización en los hogares españoles: un diagnóstico de las formas de autogestión en la era pospandémica.Nazaret Abalde - 2023 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 28 (2).
    El presente artículo analiza la configuración de las subjetividades neoliberales en los hogares españoles durante el periodo 2017-2020. Este objetivo se conecta, por un lado, con el corpus teórico de la financiarización de la vida cotidiana (Martin, 2002) y, por otro lado, con el impacto de la covid-19 sobre las nuevas formas de autogestión neoliberales. A través de la operacionalización del concepto de subjetividad neoliberal, se analiza su dimensión objetiva con los datos procedentes de la Encuesta Financiera de las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Leveraging Contingency: Paradoxes of Neoliberal Speculation.Jan Overwijk - 2020 - Krisis 40 (1):209-214.
    Review of Martijn Konings Capital and Time: For a New Critique of Neoliberal Reason. Stanford: Stanford University Press.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    Neoliberal Techniques of Social Suffering: Political Resistance and Critical Theory from Latin America and Spain.Laura Quintana & Nuria Sánchez Madrid (eds.) - 2023 - Lexington Books.
    Neoliberal Techniques of Social Suffering: Political Resistance and Critical Theory from Latin America and Spain is the result of the critical and political commitment of various Latin American and Spanish philosophers who share a critical approach to the global “stealth revolution” in recent decades, where neoliberalism has forced the well-being and reproduction of life to adapt to a system devastating for both humans and non-humans. The authors voice the shared concern of contemporary Spanish and Latin American societies to build (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade.Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.) - 2013 - Curitiba: Editora Appris.
    Fundado em 14 de janeiro de 1933 como remanescente das associações culturais criadas pelo movimento anarquista e anarco-sindicalista nas primeiras décadas do século XX, o Centro de Cultura Social de São Paulo tem por objetivo o aprimoramento intelectual, a prática pedagógica e os debates públicos. Nesse intuito, organiza palestras, cursos, seminários, filmes, peças teatrais, entre outros, além de manter um acervo de arquivo e biblioteca voltada principalmente para os estudos. Desenvolve formas de ação e formação de militantes e de livres (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  55
    The Neoliberal Utopianism of Bitcoin and Modern Monetary Theory.John Mark Robison - 2022 - Utopian Studies 33 (1):127-143.
    ABSTRACT Advocates of Bitcoin and Modern Monetary Theory present their ideas as radical utopian alternatives to the neoliberal dominant, but these claims neglect the utopian strain in neoliberal monetary theory itself. This strain manifests in that theory’s faith in the capacity of markets to perfect human society. Bitcoin and Modern Monetary Theory express this same faith. After a brief survey of the older, more radical money utopias of More and Proudhon, this article traces the origins of Bitcoin and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Neoliberal Empire.Jan Nederveen Pieterse - 2004 - Theory, Culture and Society 21 (3):119-140.
    If neoliberal globalization was a regime of American economic unilateralism, has this been succeeded by or combined with political and military unilateralism? This discussion probes the emerging features of a hybrid formation of neoliberal empire; a mélange of political-military and economic unilateralism, an attempt to merge geopolitics with the aims and techniques of neoliberalism. This is examined in relation to government, privatization, trade, aid, marketing and the occupation of Iraq. A further question is what kind of wider strategy (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43.  14
    The Neoliberal Transformation of STS in Japan.Hidetoshi Kihara - 2013 - Social Epistemology 27 (2):145 - 162.
    Neoliberal reforms have changed the conduct of academic research in, and beyond, science, technology and society. Social science scholars have undertaken critical studies regarding the negative consequences of neoliberalism, such as the globalization of poverty and the inattention to rights and fairness. However, science and technology studies (STS), which should take a critical approach to science and technology, has generally not addressed the problem of neoliberalism. Rather, some currents in STS may be viewed as supportive of neoliberal transformations. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  12
    Neoliberal social justice: Rawls unveiled.Nicholas Cowen - 2021 - Northhampton, MA, USA: Edward Elgar Publishing.
    This timely and provocative book challenges the conventional wisdom that neoliberal capitalism is incompatible with social justice. Employing public choice and market process theory, Nick Cowen systematically compares and contrasts capitalism with socialist alternatives, illustrating how proponents of social justice have decisive reasons to opt for a capitalism guided by neoliberal ideas. Cowen shows how general rules of property and voluntary exchange facilitate widespread cooperation. Revisiting the works of John Rawls, he offers an interdisciplinary reconciliation of Rawlsian principles (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  6
    Sujeito Laborans: Uma Narrativa Sobre a Identificação Do Sujeito da Psicanálise Confrontado Pelo Trabalho.Bruno Costa Alvares & Kamayra Gomes Mendes - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):172.
    A pesquisa pretende fazer uma narrativa, à luz da teoria de Jacques-Alain Miller, sobre o sujeito em dialética com as formas jurídicas do trabalho. Considerando a dinâmica social transpassada pela mercantilização, buscou-se uma elucidação sobre a formação e relação do sujeito com a linguagem e o ’Outro’, não concebida no entendimento do sujeito de direito tradicional. Como resultado, notou-se que a desconsideração da subjetivação do trabalhador é uma lacuna no mundo jurídico, que viabiliza sua reiterada sujeição e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  2
    O Sujeito Desaparecido Na Teoria Marxiana.Hans-Georg Flickinger - forthcoming - Revista Dialectus.
    “Marx na Universidade!” Esta palavra de ordem sinalizou as reivindicações do Movimento Estudantil, que agitou as universidades alemãs há mais do que cinco décadas, refletindo sobre a missão político-social da formação universitária. O fato de, naquele tempo, a indicação de uma aula sobre a teoria de Karl Marx ter sido sacrificada pela censura dos órgãos políticos da universidade tornou-se incompreensível em nossos dias.[1] Pelo contrário, depois da preocupação intensa com a teoria marxiana nas décadas passadas, o interesse nela parece ter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  8
    Sujeito E objeto, E novas paragens.Gerd Bornheim - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):35-39.
    O presente trabalho aborda a questão da relação da arte contemporânea com dois referenciais: o referencial do objeto e o da subjetividade. O autor mostra que, após a morte de todos os absolutos, a hegemonia de sujeito e objeto, tão duramente conquistada, revela-se também insuficiente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Sujeito metafísico e sujeito empírico: a presença de Schopenhauer na filosofia de Wittgenstein.Edimar Brigido - 2019 - Cognitio 20 (1):13-30.
    A presença de outros filósofos na atividade filosófica de Wittgenstein sempre foi muito discreta. O filósofo evitou em diversos momentos fazer menção às possíveis fontes que lhe serviram de inspiração. Ainda assim, este artigo ambiciona apurar a influência que o pensamento de Schopenhauer exerceu sobre a filosofia de Wittgenstein, de modo pontual no que diz respeito à distinção entre sujeito metafísico e sujeito empírico. Pretendemos demonstrar que, em decorrência do influxo schopenhaueriano, tanto o realismo empírico quanto o solipsismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  31
    Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Neoliberal Noise: Attali, Foucault, & the Biopolitics of Uncool.Robin James - 2014 - Culture, Theory, and Critique 52 (2):138-158.
    Is it even possible to resist or oppose neoliberalism? I consider two responses that translate musical practices into counter-hegemonic political strategies: Jacques Attali’s theory of “composition” and the biopolitics of “uncool.” Reading Jacques Attali’s Noise through Foucault’s late work, I argue that Attali’s concept of “repetition” is best understood as a theory of neoliberal biopolitics, and his theory composition is actually a model of deregulated subjectivity. Composition is thus not an alternative to neoliberalism but its quintessence. An aesthetics and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 998