Democracia e o Ideário Totalitário

Revista Dialectus 29 (29):252-269 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo busca refletir, a partir das ideias de Hannah Arendt, como é possível que o fascismo em seu ideário totalitário encontre solo fértil para germinar e prosperar no seio de democracias contemporâneas estabelecidas, cujas constituições preveem a garantia plena do respeito aos direitos humanos. Uma vez que se busca tratar sobre o fenômeno da nova escalada autoritária no mundo ocidental, mais particularmente no Brasil dos últimos anos, serão tomados como referência teórica conceitos centrais no pensamento arendtiano: outlaw, direito a ter direitos e burocracia. Tais conceitos podem ser úteis à compreensão do contexto político contemporâneo. O conceito de outlaw, que estabelece o tipo ideal do pária político, pode ser personificado na figura dos povos originários e minorias esmagadas em seus direitos pelo ideário supremacista, o direito a ter direitos, o qual denuncia a crise do Estado-nação em sua dificuldade estrutural de preservar os direitos humanos e o conceito de burocracia, que ajuda a explicar o caráter estático das instituições diante da “livre” escalada de manifestações e atos de arbítrio e difusão de ideias totalitárias, formam um panorama bastante razoável da escalada fascista, em especial no Brasil bolsonarista, auxiliando na análise e no diagnóstico da intervenção imediata, no sentido de preservação dos valores democráticos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Tras el telón.Fernando Genovés - 2009 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
Arendt e a Democracia Representativa.Helton Adverse - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):139-155.
A Virgem Maria na literatura de cordel.Ivanaldo Santos - 2014 - Revista de Cultura Teológica 84:209-231.
Interpretações do totalitarismo: Hannah Arendt e Friedrich-Brzezinski.Acríssio Luiz Gonçalves - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):68-83.
Democracia e autoritarismo.Esio Francisco Salvetti & Paulo César Carbonari - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37137.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
8 (#1,320,657)

6 months
8 (#365,731)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references