Identidade pessoal e mortalidade humana: Hobbes, Locke, Leibniz

Dois Pontos 20 (3) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Ao refletir sobre o problema da identidade pessoal, Leibniz dialoga diretamente com Locke, a quem procura demonstrar que a consciência, concebida à maneira cartesiana, não é o único critério de identidade da pessoa humana. Nesse diálogo, Hobbes desempenha um papel essencial, que é triplo: primeiramente, na medida em que contribui, graças à sua teoria da pessoa natural, para distinguir o problema metafísico da individuação da substância e o problema moral da identidade da pessoa; depois, na medida em que coloca em questão, por meio de sua teoria da mortalidade humana, o próprio princípio da identidade metafísica dos homens, isto é, a sua imortalidade substancial; por fim, na medida em que fornece a Leibniz um conceito de consciência que permite contestar o primado da consciência cartesiana como critério exclusivo de identidade pessoal do homem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A teoria humeana da identidade pessoal.Fábio Augusto Guzzo - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):1-20.
Leibniz on Hobbes’s Materialism.Stewart Duncan - 2010 - Studies in History and Philosophy of Science Part A 41 (1):11-18.
Leibniz and Locke and the Debate over Species.Jan-Erik Jones - 2006 - In François Duchesneau & Jérémie Girard (eds.), Leibniz selon les Nouxeaux Essais sur l'entendement Humain. Vrin & Bellarmin.
Limite da Identidade Pessoal.Claudio F. Costa - 2002 - Princípios 9 (11):05-26.
Identidade Pessoal e Posição Original Rawlsiana.Sofia Miguens - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):139 - 170.
Identidade narrativa E identidade pessoal. Uma abordagem da filosofia de Paul Ricoeur.Sara Margarida de Matos Roma Fernandes - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 33.

Analytics

Added to PP
2023-12-12

Downloads
17 (#854,714)

6 months
17 (#143,544)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references