A teoria humeana da identidade pessoal

Griot : Revista de Filosofia 5 (1):1-20 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na primeira parte do artigo, apresento a infame teoria humeana da identidade pessoal. Infame porque seu próprio autor a rejeitou no Apêndice à sua obra máxima, o Tratado da Natureza Humana. Na segunda parte, apresento o Apêndice. A pergunta fundamental é: por que Hume rejeitou sua teoria inicial? Os comentadores dividem-se entre aqueles que vêem um problema menor, técnico, na explicação da crença na identidade pessoal e aqueles que vêem um problema maior, filosófico, que afetaria não só a seção “Da identidade pessoal” como todo o projeto empirista desenvolvido no Tratato da Natureza Humana. Na terceira parte, exponho alguns dos problemas que podem ter levado à insatisfação apresentada pelo Apêndice. Na quarta parte do artigo, exponho a interpretação ontológica, que vê no Apêndice a emergência de um problema filosófico, e tento mostrar sua implausibilidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Realidade Social: uma ontologia de segunda natureza.Denis Coitinho - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):305-333.
Do eu como feixe de percepções ao eu das paixões: Hume e a identidade pessoal no Tratado.Susie Kovalczyk - 2016 - In Jaimir Conte, Marília Côrtes de Ferraz & Flávio Zimmermann (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Hume. Florianópolis, SC, Brasil: NEL - Núcleo de Epistemologia e Lógica. pp. 311-329.
Identidade Pessoal e Posição Original Rawlsiana.Sofia Miguens - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):139 - 170.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
14 (#986,446)

6 months
13 (#191,601)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?