O entrelaçamento crítico da história: a historicidade como crise fenomenológica e existencial nas obras de Merleau-Ponty

ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:27-40 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

As considerações de Merleau-Ponty sobre a historicidade são significativas, tanto como um relato fenomenológico, quanto como um relato existencial de nossa situação histórica. Naturalmente, estes aspectos de seu trabalho não se excluem mutuamente, mas se entrelaçam. E cada aspecto contribui para o sentido da crise da historicidade humana. Primeiro consideraremos a crise fenomenológica da historicidade – ou seja, consideraremos a crise da historicidade fenomenologicamente. Esta é a tentativa de revelar as condições da possibilidade da história a partir da história ou da estrutura de nossa situação histórica – onde a posição de Merleau-Ponty se afasta da fenomenologia husserliana. Em seguida, consideraremos a crise existencial de historicidade – ou seja, consideraremos a crise de historicidade existencialmente. Esta é a tentativa de compreender o imperativo de que as coisas são importantes para nós historicamente. Finalmente, vamos indicar brevemente a importância destes aspectos de nossa historicidade como um entrelaçamento crítico. Este entrelaçamento crítico revela a intrusão mútua do “como” e do “porquê” de nossa historicidade, que Merleau-Ponty descreve no final de sua carreira como uma existência chiasmática dentro da carne do mundo. O cruzamento crítico como interrogatório de nosso ser histórico fornece o “quem”, “o quê”, “quando” e “onde” de nossa historicidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,323

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Acerca da fenomenologia existencial de Maurice Merleau-Ponty.José Luiz de F. Filho - 2014 - In Antonio Balbino Marçal Lima & Sanqueilo de Lima Santos (eds.), Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. Ilhéus, Bahia: Editus-Editora da UESC.
Merleau-Ponty’s Lectures on Heidegger.Douglas Low - 2021 - Research in Phenomenology 51 (1):123-147.
Temporalidade e historicidade em Ilya Prigogine.Rodrigo Carvalho - 2016 - Goiânia, GO, Brasil: Editora UFG.
Merleau-Ponty and psychology.Keith Hoeller & Maurice Merleau-Ponty (eds.) - 1982 - Atlantic Highlands, N.J.: Humanities Press.

Analytics

Added to PP
2023-01-08

Downloads
19 (#803,993)

6 months
13 (#201,401)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references