Peirce’s pragmatist portrait of deliberative rationality

Cognitio 18 (1):13 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Meu propósito abrangente é oferecer um esboço pragmatista da racionalidade deliberativa derivada dos textos coligidos no volumoso conjunto de C. S. Peirce. Embora em alguns casos, as formulações sejam minhas, e não de Peirce. Porém, isso não torna meu esforço um caso de ventriloquismo : a posição em relação à racionalidade é dele, e não minha. Minha tese é que, para Peirce, a razão é no fundo, um conjunto mais ou menos integrado de hábitos, possibilitando aos agentes serem deliberativos. Ou seja, para ele, a deliberação é o cerne da racionalidade. Esta é, fundamentalmente, uma capacidade agencial: aplica-se primordialmente a agentes, sendo conhecedores teóricos um papel importante desempenhado por agentes deliberativos. O que espero demonstrar neste trabalho é a razão pela qual este retrato da razão é distintamente pragmático e verdadeiramente peirciano. O que também espero demonstrar é como a posição de Peirce implica o que, na filosofia contemporânea, é identificado por Christine Korsgaard como autoconstituição, por Sabrina Lovibond como autoformação e por outros teóricos com designações outras. Agentes deliberativos são, segundo Peirce, agentes radicalmente responsáveis. São responsáveis pelos verdadeiros critérios nos quais razoabilidade e responsabilidade são definidas e desenvolvidas. A questão de maturidade e a relação entre ser moral e ser maduro são essenciais à explicação de Peirce de racionalidade. Seu retrato pragmatista da racionalidade deliberativa é, a meu ver, não só sustentável quanto convincente. Acima de tudo, isto é o que espero demonstrar neste ensaio.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Habitus e seu aspecto semiótico.Raquel Ponte - 2021 - Cognitio 21 (2):273-284.
Crítica da Razão Positrônica.Sandro Rinaldi Feliciano - 2018 - Dissertation, Universidade Federal Do Abc
Epicteto e a racionalidade parte-todo nas Diatribes.Inara Zanuzzi - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
Contratarianismo Hobbesiano?Mariana Kuhn de Oliveira - 2016 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 15 (3):509-526.
Agindo por uma razão.Christine Korsgaard - 2011 - Dissertatio 34:35-62.

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
4 (#1,623,074)

6 months
3 (#973,855)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Vincent Colapietro
Pennsylvania State University

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Peirce's Theory of Signs.T. L. Short - 2007 - New York: Cambridge University Press.
Peirce's Approach to the Self: A Semiotic Perspective on Human Subjectivity.Vincent M. Colapietro - 1989 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 25 (4):549-557.

View all 7 references / Add more references