O Conceito de Sociedade Civil e a sua Dialética de Interação Social e de Integração Institucional

Revista Opinião Filosófica 4 (2) (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise dos diferentes momentos da constituição lógica e prática do conceito de sociedade civil em Hegel, a partir de sua obra, a Filosofia do Direito, e demonstrar pela exposição deste conceito como o princípio da liberdade subjetiva, que é a marca que distingue os tempos modernos de toda a história passada, encontra, na sociedade civil, o lugar apropriado do seu livre desenvolvimento, tendo como móvel de sua ação a realização dos fins particulares, mediados, subjetivamente, pela autodeterminação da vontade, e objetivamente, pelas diferentes instituições da sociedade civil. Estas instituições desencadeiam um processo de interação social e de integração institucional dos indivíduos isolados e os induz a constituir formas de vida comunitária, como formas de mediação prática de integração entre a vontade particular e a vontade universal. No entanto, a sociedade civil mostra-se insuficiente para levar a termo esse processo. Cabe ao Estado, como instância de integração superior, do ponto de vista institucional, ético e político, concluir este processo de mediação da liberdade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,283

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Kant: La sociedad civil como Pueblo de Dios.Enrique M. Ureña - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):453 - 467.
O Conceito de Pessoa.Maria Clara Dias - 1996 - Discurso 27 (1):181-199.
A formação do pensamento político de Marx.Santos Vinícius - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (1):101-120.
O fundamento lógico da passagem do arbítrio para a liberdade ética em Hegel.Hans Christian Klotz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):106-115.
A idéia de substrato supra-sensível da humanidade.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
5 (#1,545,183)

6 months
1 (#1,478,456)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references