Leidenschaften und Interessen: Hegel und die kritische Begründung der politischen Ökonomie

Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):226-253 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo discute a teoria hegeliana da sociedade civil dentro de um quadro atual, tendo em vista principalmente a tensão entre paixões e interesses encontrada no modelo econômico-político do capitalismo. Esse argumento será desenvolvido em dois momentos. Primeiramente, apresento a contribuição teórica de Hegel a esse debate a partir da concepção de que as paixões se ligam a um conteúdo “particular”, que somente são concebidas como “racionais” através de um processo de formação específico. Eu procuro mostrar que Hegel liga essa expressão individual de preferências e o preenchimento de interesses pessoais através de uma formação da vontade institucionalmente mediada, através da qual os padrões de ação e de fins individuais são compreendidos enquanto formas inclusivas. Em um segundo momento, proponho que um quadro institucional deve promover as garantias de uma satisfação recíproca de interesses individuais, que, ao mesmo tempo, não sejam concebidos externamente aos participantes no mercado e no trabalho, mas que sejam fundamentadas a partir de uma legítimo sentimento de pertencimento social. Concluo com a proposta de uma “solidariedade institucionalizada”, que deve ser complementar à contingência do sentimento individual: essas esferas só são legitimadas normativamente quando elas – segundo o padrão da vontade livre – expressa, por um lado, o reconhecimento recíproco e a satisfação de preferências individuais, e, por outro, interesses descentrados em vista das relações sociais

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,654

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O direito de ter para ser livre.Marly Carvalho Soares - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):46-68.
O fundamento lógico da passagem do arbítrio para a liberdade ética em Hegel.Hans Christian Klotz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):106-115.
Liberdade e Livre-arbítrio em Hobbes.Yara Frateschi - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 17 (1).
O Conceito de Pessoa.Maria Clara Dias - 1996 - Discurso 27 (1):181-199.
Justiça, liberdades básicas e as bases sociais do autorrespeito.Denilson Werle - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (1):74-90.
A Vontade Como Princípio Do Direito Em Hobbes.Maria Limongi - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Pessoa e Autonomia na Filosofia do Direito de Hegel.Thadeu Weber - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):59-82.

Analytics

Added to PP
2016-02-23

Downloads
4 (#1,635,260)

6 months
1 (#1,498,899)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?