Do pensar ao poder. A transformação existencial da apercepção na fenomenologia hermenêutica

Studia Heideggeriana 10:71-89 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é o esclarecimento do conceito fenomenológico de possibilidade a partir da análise da subjetividade feita por Heidegger em sua interpretação da apercepção transcendental. Inicialmente, abordamos os argumentos de Kant sobre a apercepção enquanto um «eu penso». A seguir, analisamos a interpretação deste princípio por Heidegger, para demonstrar que a apercepção não permanece caracterizada na fenomenologia hermenêutica por um formalismo, mas que ela é determinada positivamente na interpretação da existência como um «eu posso». Neste ponto, mostramos que, enquanto a filosofia transcendental formula as condições de possibilidade da experiência segundo um método regressivo-construtivo, a fenomenologia toma o a priori como fenômeno, isto é, traz à evidência as próprias condições de possibilidade da experiência. Consequentemente, a subjetividade do sujeito não é relegada a uma determinação formal, mas torna-se objeto da análise de um modo de ser. Por fim, consideramos como a relação entre mundo e subjetividade na analítica da existência introduz outras modificações na apercepção transcendental enquanto elemento das condições de possibilidade da experiência.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

De Kant a Fichte: apercepção como fundamento.Thiago S. Santoro - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9:71-90.
Entre fenomenologia e hermenêutica: a condição responsiva da subjetividade.Marcelo Fabri - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):64-74.
“Reflexão transcendental sobre o homem” e “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36303.

Analytics

Added to PP
2021-03-25

Downloads
5 (#1,539,211)

6 months
1 (#1,469,946)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Transcendental Heidegger.Steven Galt Crowell & Jeff Malpas (eds.) - 2007 - Stanford, Calif.: Stanford University Press.
Identität und Objektivität.Dieter Henrich - 1978 - Zeitschrift für Philosophische Forschung 32 (2):303-308.
The Significance of Self‐Consciousness in Idealist Theories of Logic.Robert Pippin - 2014 - Proceedings of the Aristotelian Society 114 (2pt2):145-166.

View all 9 references / Add more references