The mind-body problem from an emergentist approach: A defense of a physicalism based on the levels of complexity of the nature and on the irreducibility of emergent properties

Dissertatio 45 (S5):73-96 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente paper integra o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo, e cuja finalidade é a de erigir um modelo teórico dedicado ao clássico e sempre reinventado ‘problema das relações mente-corpo’. O estágio atual desta pesquisa se dedica a conciliar uma perspectiva emergentista das propriedades mentais com a tese de que a mente emerge das indissociáveis relações de interação e de integração entre encéfalo, corpo-propriamente-dito e meio-ambiente. Para tanto, buscarei demarcar as razões para defender uma abordagem que seja monista e, ao mesmo tempo, incompatível com as perspectivas fisicalistas que aderiram em maior ou menor grau ao programa reducionista. Como pretendo sustentar, a perspectiva emergentista é a que melhor se adequa a essas exigências. Em sentido diverso do fisicalismo reducionista, proponho a defesa de um fisicalismo centrado nas noções de complexidade e de irredutibilidade das propriedades emergentes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,829

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

É o naturalismo biológico uma concepção fisicalista?Tárik de Athayde Prata - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):255-276.
A irredutibilidade das paixões em Descartes.Érico Andrade - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):79-104.
El Paradigma de la Complejidad.Janet Ortiz Galelea - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):407 - 426.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
13 (#1,035,489)

6 months
7 (#428,584)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations