O conceito de inautenticidade no pensamento heideggeriano de Ser e tempo

Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):461-483 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo, pretende-se explicitar o conceito heideggeriano de inautenticidade tal como desenvolvido em Ser e tempo de Martin Heidegger. Ao trazer à tona o sentido de poder-ser inautêntico, em contraste com poder-ser todo em sentido autêntico do Dasein, nota-se inicialmente que não se trata de uma relação de hierarquia em termos de superior e inferior, no sentido de que um indica uma existência melhor e o outro não, isto é, não implica em uma valoração moral, axiológica ou mesmo ontológica. Antes, estes conceitos se referem a determinados modos de existir, que dizem respeito a possibilidades de ser-no-mundo, nas quais o Dasein sempre tem compreensão. Ao cabo, destaca-se que o Dasein nunca está irrecuperavelmente perdido na inautenticidade, pois, em última instância, o ser-no-mundo – mesmo inautêntico – é, em essência, cuidado.Palavras-chave: Inautenticidade. Dasein. Decadência. Compreensão. Cuidado.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,923

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Problemática do Tempo na Conferência Heideggeriana "Der Begriff der Zeit".Renato Kirchner - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):105-123.
The musical work of art: a question for Heidegger.Claudia Drucker - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (55):7-34.
O entretenimento no caminho do impessoal à cura do ser do dasein.Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2007 - Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social 6 (10):sd-sd.
A existência no pensamento de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):125-142.

Analytics

Added to PP
2023-07-30

Downloads
10 (#1,217,423)

6 months
9 (#352,597)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references