Results for 'honra'

32 found
Order:
  1.  4
    Honra tu límite: fundamentos filosóficos de la terapia de la imperfección.Ricardo Peter - 1998 - Puebla, Pue.: BUAP.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Honra e Interesse: Mandeville sobre a Castidade como uma Virtude Artificial.Andrea Branchi - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):35-70.
    Bernard Mandeville iniciou sua anatomia filosófica da relatividade dos valores humanos com as mulheres, e ao longo de seus escritos manteve um grande interesse no estatuto e capacidades das mulheres e no duplo padrão imposto a mulheres e homens em muitas áreas da vida, tornando-a uma perspectiva exemplar da sociabilidade humana. O ensaio traça o desenvolvimento dos argumentos de Mandeville sobre as mulheres nas suas obras e examina o papel desempenhado pela sua reflexão sobre a castidade no contexto de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino.Felipe de Azevedo Ramos - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):265-290.
    Resumo: A honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Um dever de honra.Rosa Luxemburgo - 2018 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):229-237.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    A púrpura aviltada: honra e desonra nas Vidas dos Césares de Suetónio.José Luís Lopes Brandão - 2011 - Humanitas 63:321-335.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Amor pela honra, emulação, e a psicologia dos vícios diabólicos.Houston Smit & Mark Timmons - 2015 - Dissertatio 41 (S2):119-151.
    Nos últimos anos, muito foi escrito a respeito das virtudes e das virtudes particulares expostas na ética de Kant, concentrando-se em particular no Tugendlehre, parte II da Metafísica da Moral. Menos atenção foi dada ao que Kant tem a dizer sobre os vícios e sobre os vícios particulares. A própria discussão de Kant a respeito dos vícios escolhidos no Tugendlehre é bastante breve, pontuada por observações a respeito das fontes psicológicas de traços de caráter viciosos. Em contraste, o que encontramos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  35
    Um ensaio histórico sobre a cavalaria e a honra dos modernos David Hume Apresentação e tradução: Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro.David Hume & Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    O texto a seguir, intitulado “Ensaio Histórico sobre a Cavalaria e a Honra dos Modernos”, foi escrito durante a juventude de David Hume, certamente antes da publicação do Tratado da Natureza Humana. Ainda não há consenso inabalável sobre o ano em que esse ensaio foi produzido. John Hill Burton, que o publicou pela primeira vez, em 1846, considera que Hume o teria escrito em 1727, logo após deixar o Edimburgh College. J. Y. T. Greig propõe uma conjectura um pouco (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Bonet Ponce, C. (2019). Que tenga el honor mil ojos: Violencia y sacrificio en las tragedias de honra. Valencia: PUV.David García-Ramos Gallego - 2020 - SCIO Revista de Filosofía 18:321-326.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. La piedad como virtud militar, o por qué vale más honra que barcos.Javier Hernández-Pacheco Sanz - 2011 - Diálogo Filosófico 79:33-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Portraits of the nobiliary reputation in the Portugal of Restauração: the bookish image of Sousa family.José Antonio Guillén Berrendero - 2011 - Cultura:169-185.
    O texto analisa a presença da família Sousa na literatura nobiliárquica portuguesa nos anos imediatamente posteriores à Restauração. Trata-se de ver a permeabilidade de certos valores nobiliárquicos na configuração da memória de um apelido e a sua implicação com a dimensão política da família Sousa. Em Portugal, o peso do genealógico foi um ponto essencial na configuração de uma definição-tipo de nobreza. Por isso a proliferação, desde a baixa Idade Média, de textos sobre famílias à sombra do Nobiliário do conde (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Quem lê um conto aumenta a consciência.Suzan Blum - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 3:1-3.
    Hoje vou comentar de um livro que é antigo, de 2009, da Comboio de Corda. Eu tenho este livro desde 2017, mas reli nestes tempos de quarentena. Gosto muito de contos porque, como diz Julio Cortázar, ele nos ganha por nocaute (enquanto o romance nos ganha por pontos).Mas, ainda não falei do título do livro: “Leituras de Escritor”. Neste caso, uma organização de Moacyr Scliar, um escritor que tive a honra de conhecer pessoalmente (que falta ele faz). Ou seja, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Amor Meus, pondus meum: el alma de la liturgia.José María de Miguel González - 2017 - Salmanticensis 64 (2):175-201.
    De manera poco académica, comienzo mi última lección en este acto con que me honra la Facultad, haciéndome eco de una acusación frecuente: algunos de las nuevas promociones de presbíteros –dicen presbíteros baqueteados por la vida– tienden a una comprensión y práctica de la liturgia en clave preferentemente ceremonial, desentendiéndose de la pastoral social; de ser esto cierto, sería una vuelta atrás, tan atrás que ya fue rechazada en su día por el Papa Pío XII en la única encíclica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Gli onori resi a Talete dalla città di Atene.Livio Rossetti - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 27:205-221.
    Presume-se que pensadores tenham começado a ser considerados como filósofos nos últimos decênios do séc. V a.C. Se for assim, nenhum dos intelectuais das épocas posteriores, de Tales a Empédocles, que fomos educados a honrar como filósofos, o foram considerados em vida. Teriam recebido o nome de “filósofos” como honra a posteriori, a partir de 330 e 345 a.C. No presente artigo, o autor analisa o modo como Tales era honrado como um dos sophoi em Atenas.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Ceuta não foi conquista mas começo dela.João Marinho dos Santos - 2017 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    À medida que vamos desenhando (desde há séculos, se não milénios) o mapa-mundi da globalização, cada Povo, cada Nação também mostra interesse em ir vincando a sua carta nacional. Neste esforço de definir e reforçar cada identidade colectiva, claro está que não se esconde qualquer perigo desde que não se confunda “individualização” com “individualismo”. Ao comemorarmos uma vez mais (agora em 2015) a “Conquista de Ceuta”, nós Portugueses não pretendemos apoucar os então vencidos, já que é o “encontro” com os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    A difícil arte de "deslizar sobre o mundo" ou Montaigne, um político discreto ("De poupar a própria vontade" - III, 10).Andre Scoralick - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):509-525.
    De 1581 a 1585, Montaigne foi prefeito de Bordeaux. Foi acusado por detratores de não se ter aplicado o bastante e de não ter feito nada de marcante durante seus dois mandatos. Ao responder às acusações no ensaio "De poupar a própria vontade" (III, 10), o autor encontra a ocasião para uma crítica das paixões em geral e, em particular, das que pertencem ao contexto político. Isto porque ele visava, com sua aparente falta de aplicação aos deveres de prefeito, evitar (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Nuevas meditaciones sobre la técnica.Fernando Broncano - 1995
    Resumen: Este libro pretende convertir la tecnología en un objeto de reflexion seria y rigurosa que no se limite a pensar sobre las consecuencias de la tecnica, atienda el hecho de que los sistemas tecnológicos son objetos culturales, los mas importantes objetos culturales de nuestra civilizacion, y los ingenieros, por ello mismo, creadores de cultura con el mismo estatuto que cientificos o artistas. El volumen reune varios ensayos sobre cuestiones filosoficas, que plantea la teología actual : como determina nuestra cultura (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  14
    As noções de conveniência e aparência como novidade ética em Maquiavel.Marcos Alexandre Alves - 2023 - Griot 23 (2):54-66.
    Examina-se as posições teórico-práticas de Maquiavel e sua contraposição à moralidade tradicional, a fim de entender como se estrutura a sua nova proposta ética. A novidade está pautada nas categorias políticas da conveniência e da aparência: admite-se recorrer a todos os meios necessários para atingir os fins estabelecidos, e para manter-se no poder, obter a honra e a glória, não importa aquilo que o Príncipe é, mas o que aparenta ser perante os súditos e aliados. Disto decorre a necessidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Brother’s mandate: Antigone for postmodernity.Ethel Junco - 2019 - Alpha (Osorno) 48:55-65.
    Resumen: De las muchas posibilidades de lectura de Antígona de Sófocles destacamos la naturaleza del conflicto trágico, que tiene sus raíces en valores anteriores al orden social establecido y que puede considerarse material útil para una refundación del estatuto político en la posmodernidad. A partir del comentario de texto señalamos que Antígona no atenta contra el orden social, sino que espera consolidarlo en un fundamento imperturbable; que encarna la crítica de la racionalidad instrumental, inaugurada por la sofística y reavivada sucesivamente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Alcuíno Três livros sobre a fé na santa e indivisível Trindade. Ao glorioso imperador Carlos Magno a Deus devoto.Carlos Arthur R. Nascimento - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):553-557.
    LIVRO 1 Prefácio Em nome da santa Trindade. Embora estejamos afastados da alegria da felicidade bem-aventurada na cegueira deste exílio, como pena justíssima pelo pecado original, não estamos de tal modo cortados e separados dela que mesmo, no que é mutável e temporal, não saibamos buscar ou desejar a eternidade, a verdade, a felicidade. O que se percebe pelo fato de que não temos vontade nem de morrer, nem de nos enganar, nem de estar na miséria. Donde, por este instinto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Figuras da finitude.Francisco Sampedro - 2015 - Santiago de Compostela, Galiza: Edicións Laiovento.
    Se queremos analizar as causas do ascenso electoral do PP e a conquista da alcaldía, deberiamos ter en conta que durante moitos anos o PSOE traballou para o PP, abandonando na Coruña a política de esquerdas e unha pedagoxía política progresista, e centrando o seu obxectivo en recoller votos da dereita. Cando o impulsor desa política é «desterrado» ao Vaticano, o PP non tivo máis que recoller os votos que previamente sementara o propio PSOE. E aí están os resultados. Este (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Elogio a Uma mestra.Solange Sobreira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):08-09.
    O filósofo Platão dizia que o ser humano é a sua alma. A minha memória me traz que antes de conhecer pessoalmente a Profa. Dra. Zoraida Maria Lopes Feitosa, eu a conheci nos corredores da UFPI. Como uma deusa a descreviam. Isso me faz pensar em legado e é sobre o legado da mestra Zoraida que venho escrever aqui. Será um relato pessoal, mas que tenho certeza de que representa o olhar de muitos discentes que tiveram a honra de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Inveja em Hobbes: Leviatã como rei dos soberbos.Delamar José Volpato Dutra - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O texto defende que afetos tais como orgulho, vaidade, inveja, busca de honra e glória, são estruturantes para a argumentação hobbesiana. Sustenta-se que sem tais afetos o estado de natureza não seria um estado de guerra, mas um estado de paz e concórdia, como defendido por Locke. Ademais, sem a consideração de tais afetos, o design do Leviatã seria fundamentalmente diferente, visto que as leis naturais que devem configurá-lo, só são compreensíveis em seu conteúdo se se pressupuser a autoconservação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    The holy martyrs of Évora.Artur Goulart de Melo Borges - 2010 - Cultura:201-210.
    A 27 de Outubro comemora a Igreja os santos Vicente, Sabina e Cristeta. Conhecidos como os Mártires de Évora, a eles foi erguida no século XV na cidade alentejana, no local onde se dizia terem nascido, uma ermida, ampliada no século seguinte já à conta do Município, que ainda hoje mantém a propriedade. Era-lhes também dedicada, na nave direita da Sé de Évora, uma das capelas laterais desaparecidas após a intervenção da Direcção-geral dos Monumentos Nacionais na década de 40 do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  89
    A teoria discursiva da aplicação do Direito: o modelo de Habermas.Delamar José Volpato Dutra - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):18-41.
    O texto apresenta a teoria discursiva da aplicação do direito, tal como concebida por Habermas. Essa teoria constituiu um cruzamento entre normas procedimentais coativas e argumentação, de maneira que o procedimento juridicizado não deve pré-julgar ou dirigir a lógica da argumentação. No entanto, tal argumentação não pode ser entendida do mesmo modo que a argumentação moral, justamente devido às honras que deve prestar à legitimidade do direito oriunda do processo democrático, cuja racionalidade, nos argumentos morais, é mais complexa do que (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  28
    Cómo no hablar de dios. Alcances de Una lectura materialista de las concepciones hobbesianas de lo divino.Cecília Abdo Ferez - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:97-123.
    O texto pretende pesquisar diferentes concepções de Deus, na obra de Thomas Hobbes. Em particular, propõe-se pensar, desde uma leitura materialista, o entrecruzamento entre a corporeidade e a nomeação de uma política cristã, cujo cumprimento só seria possível num reino futuro na terra, o "reino de Deus" para vir. Essa escatologia hobbesiana define uma determinada posição cética contra a teologia, que, dado o Deus incognoscível, é vinculada a uma função específica da linguagem, o papel da honra, e a essas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o conceito de esfera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  42
    From transcendental to practical intersubjectivity: a social psychological approach to Kant's musical aesthetics.Tristan Torriani - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):125-154.
    É bem sabido que a estética de Kant está estruturada intersubjetivamente, porque ele honra a reivindicação do gosto pela universalidade. No entanto, o fundamento transcendental desta universalidade compartilhada é uma base suprasensível tida por certa, mas que não pode ser trazida diretamente para dentro da experiência comunicativa. O apelo kantiano à estrutura sintética a priori do juízo estético também remove-o da esfera da interação pessoal observável. Esta estratégia argumentativa expõe-no a desafios céticos e gera referências inacessíveis às representações internas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Tópicos iconográficos y cultura material en una relación de fiestas novohispana de 1621.Eva Valero Juan - 2020 - Arbor 196 (797):564.
    Si en las relaciones de fiestas virreinales la profusa descripción de todos los elementos que revisten el acontecimiento es una de sus marcas de estilo, el texto de 1621 titulado Verdadera relación de una máscara que los artífices del gremio de la platería de México y devotos del glorioso San Isidro hicieron en honra de su gloriosa beatificación resulta paradigmático sobre la relevancia de la cultura material para la construcción de la imagen de Carlos V y de todos los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Mística y especulación en la filosofía de Hegel.Jorge R. Seibold - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):109 - 135.
    Pode chamar a atenção que um pensamento tão especulativo como o de Hegel seja vinculado à mística. Objectivo do presente artigo é precisamente mostrar que a filosofia de Hegel demonstra um grande interesse pela experiência mística, precisamente na medida em que nela se dá um verdadeiro conteúdo especulativo, ainda que construído em linguagem simbólica e representativa. O artigo está organizado em três partes. Na primeira, o autor define aquilo que Hegel entende por "mística" e "especulação". Na segunda valoriza-se a aportação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Compromisso com O mundo.Cláudio Boeira Garcia - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):49-69.
    Writings celebrations and honors to authors seem to correspond to distinct dispositions. Celebrations require, above all, that the writings had obtained significant recognition from readers. Honor, sometimes, can be dedicated to writers because they are authors nevertheless, most of the times, honors are towards those writers that – because of the nature of their activity – constantly go apart from the discursive interrelationship with their peers therefore this solitude does not prevent them of an intensesharing of the human common preoccupations (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Verbete: Respeito.Bruno Cunha - 2021 - In Dicionário de Cultura de Paz. Curitiba, PR, Brasil:
    O termo respeito é derivado do latim respectus, que corresponde ao uso substantivo do particípio passado do verbo respicere, cujo significado literal é "olhar para trás", "olhar de volta", "olhar novamente", "considerar" (do latim re "de novo" e spicere "olhar"). Derivações do termo latino respectus são encontradas tanto no francês antigo (sec. VIII-XIX), cujo termo respit significa "descansar", "repousar", quanto no inglês médio (sec. XI-XV), cujo termo respect aparece, assumindo a função de nome, no sentido de "relação ou referência a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    A estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes. I Pressupostos.Fernando Dias Andrade - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:61-94.
    Os pressupostos da estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes dizem respeito aos afetos fundamentais que determinam as ações humanas desde o estado de natureza, em especial o medo, o egoísmo e a glória. O medo, para Hobbes, talvez seja o afeto mais restritivo da liberdade natural no estado de natureza e, ao contrário, a principal condição para a obtenção da paz no estado civil, mas a esperança de glória é tão relevante quanto o medo para a transformação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark