Results for 'Linguagem'

994 found
Order:
  1.  6
    Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Saulo Krieger - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):193-214.
    Resumo: O presente artigo pretende trazer à luz a convergência entre dois modos divergentes de superação do paradigma por excelência da filosofia moderna, qual seja, o da interioridade do sujeito, como pedra de toque epistemológica. Mais precisamente, pretende-se evidenciar o rito de passagem de um filosofar moderno para o contemporâneo, segundo a vertente que se convencionou chamar de “filosofia continental”, a aqui ser visitada com Nietzsche - equacionada a uma hermenêutica -, e a “filosofia analítica” ou “anglo-saxônica”, a aqui ser (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  8
    Linguagem e temporalidade.Júlio Miranda Canhada - 2023 - Controvérsia 19 (2):111-131.
    O objetivo deste texto é examinar aspectos da filosofia de Merleau-Ponty considerando-a distante tanto de um subjetivismo fenomenológico, quanto de um objetivismo estruturalista, posições descritas por Michel Foucault como determinantes do debate filosófico francês dos anos 1950. Um caminho possível para descrever sua posição é investigar a maneira como trabalha o tema da linguagem, tanto a partir de sua apropriação da linguística de Saussure, quanto em interlocução com as reflexões de Bergson - ponto pouco explorado entre os intérpretes. Também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    A linguagem no período intermediário e final de Merleau-Ponty.Jeovane Camargo - 2023 - Griot 23 (2):256-269.
    O presente texto se propõe reconstruir algumas das linhas principais do problema da articulação entre percepção e linguagem em Merleau-Ponty. Para tanto, parte-se da questão da origem da linguagem, na _Fenomenologia da percepção_, e se acompanha seus desdobramentos e reformulações ao longo do período intermediário (década de 1950), quando Merleau-Ponty se aproxima da linguística de Saussure, e do período final (década de 1960), quando Merleau-Ponty desenvolve seu conceito de Ser bruto. Paulatinamente, a percepção passa a apresentar a mesma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem.Alessandra Del Ré, Rosângela Nogarini Hilário & Alessandra Jacqueline Vieira - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):12-38.
    ABSTRACT The purpose of this article is to show when and how the dialogical-discursive approach began to serve as a basis for thinking about the language acquisition process in Brazil and abroad - especially in France. This theoretical line seeks to analyze - the speech of children starting from the discursive movements found in the relationship between the child and his or her interlocutor (other), taking into account the situational contexts, the dialogism, the constitution of the subject in the speech, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  42
    Música, linguagem e criação em Nietzsche.Anna Hartmann Cavalcanti - 2007 - Discurso 37:183-200.
    Este artigo tem como objetivo examinar o papel singular da música na reflexão de Nitzsche sobre o processo de criação poética, e analisar os efeitos de sua leitura da correspondência entre goethe e Schiller na elaboração dessa reflexão. Pretende-se mostrar, em seguida, como a análise da criação poética está associada a uma reflexão mais ampla sobre o pensamento e a linguagem.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. Linguagem, cultura e alteridade.Sonia Kramer - 2000 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 31:149-159.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Filosofia, linguagem e formação.Eder Marques Loiola - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1303-1338.
    Filosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana Resumo: Neste artigo, pretendemos destacar, a partir das indicações do segundo Wittgenstein, a vinculação entre problemas presentes na origem da tradição filosófica e determinadas imagens (Bilder) da significação linguística. Em particular, procuraremos nos deter no problema da relação entre discurso e identidade do Ser, tópico emblemático da discussão travada entre Parmênides, alguns sofistas e Platão e decisivo na conformação da tradição do pensamento filosófico. Assumindo o fundo pedagógico presente nas origens (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado.Marcelo Freire & Debora Cristina Lopez - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Este artigo analisa as estratégias de linguagem radiofônica em três séries de reportagens transmitidas pela Rádio Eldorado de São Paulo em 2008. O objetivo é compreender de que maneira os sons ambiente, os efeitos sonoros, a entonação, as trilhas e o silêncio foram utilizados pelos jornalistas da emissora nas séries “Os Jovens Quarentões”, “A Cidade que Não Anda” e “São Paulo: Capital da Pluralidade”. Entre os principais resultados do estudo estão a não utilização do silêncio, a adoção unânime da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Linguagem, cultura e ideologia no idealismo e no marxismo.Cid Seixas Fraga Filho - 1981 - Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Linguagem e Enativismo: uma resposta normativa para a objeção de escopo e o problema difícil do conteúdo.Marcos Silva, Iana Valença & H. R. Mota - 2020 - Prometeus: Filosofia em Revista 33:129-160.
    Language does not have to be held as a problem for radical enactivists. The scope objection usually presented to criticize enactivist explanations is a problem only if we have a referentialist and representationalist view of the nature of language. Here we present a normative hypothesis for the great question concerning the hard problem of content, namely, on how linguistic practices develop from minds without content. We carry representational content when we master inferential relations and we master inferential relations when we (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    A linguagem da Escola Semiótica de Tártu-Moscou e as traduções de Iúri Lotman no Brasil.Ekaterina Vólkova Américo - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):42-61.
    RESUMO O uso de linguagem codificada e esópica nos trabalhos dos semioticistas que integraram a Escola Semiótica de Tártu-Mosou foi motivado pelo desejo de serem compreendidos pelo círculo e não compreendidos por possíveis intrusos indesejáveis dos órgãos de controle soviéticos. Um dos termos centrais utilizados pela Escola - os “sistemas modelizantes secundários” - foi sugerido por Vladímir Uspiénski com o objetivo de substituir a palavra "semiótica", associada à semiótica ocidental. Ao cotejar o artigo de Iúri Lotman Sobre o problema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A linguagem poética em Heidegger; Poetical language in Heidegger.Valeska Zanello - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 16:149-164.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Linguagem, verdade e a-gente. Um retorno ao lugar sagrado.Kadu Santos - 2024 - Studia Heideggeriana 13:211-242.
    O desiderato deste ensaio propõe submeter o pensamento, «em» doação, à linguagem [Sprache]. A linguagem enquanto o que gesta, recolhe, forma e conforma o Dasein em seus comportamentos. Urge pensá-la no modo da vontade de verdade, no modo da impessoalidade na saga do seu dizer, de saída, eivada de juízos valorativos e para além disso, pensar o seu outro, a saber, a poesia, para que «em» jornada a linguagem poética conclame para que desse modo habitemos propriamente o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Linguagem E ensino na idade média.Airto Ceolin Montagner - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):95-102.
    O ensino na Idade Média compreendia um conjunto de disciplinas pertencentes ao Trivium e ao Quadrivium, matérias conhecidas como artes. A estes se opunham as artes mechanicae, de cunho prático. Focalizamos, neste artigo, as questões relativas ao ensino da linguagem verbal, centrando nosso interesse na ars gramatica e na ars retórica. Um texto latino exemplificará as atividades de um famoso mestre da Idade Média.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Linguagem e Experiência em Merleau-Ponty.Alberto Alonso Muñoz - 1998 - Discurso 29:175-208.
    O objetivo deste artigo é examinar as relações entre a linguagem e a experiência (a que ela se refere) em Merleau-Ponty. Tento examinar quais as críticas de Meleau-Ponty a uma série de teorias da linguagem que ele considera "naturalizantes". Em seguida, vejo como significações ideiais são possíveis "emergindo" da experiência sensível. Creio ser possível relacionar esses dois patamares mediante o conceito husserliano de Fundierung e a estrutura temporal desse conceito.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Linguagem, educação e TICs.Diego Chiapinoto - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):71-79.
    Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre linguagem, educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para esta reflexão, a teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) parece ser apropriada, na medida que dá conta da ação humana como uma atividade social e de linguagem. Nessa perspectiva, as TICs podem permitir um processo interativo mais diverso em contextos de educação e, em especial, alinhado a uma concepção epistemológica sociointeracionista.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A linguagem na ordem do universo segundo São Tomás de Aquino.Felipe de Azevedo Ramos - 2011 - Lumen Veritatis 4 (16):36-57.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    A linguagem e a experiência da experiência: Blanchot e Benjamin entre o primeiro Romantismo Alemão e o Surrealismo Francês/The language and the experience of experience: Blanchot and Benjamin between the first romanticism German and French surrealism.Anna Luiza Andrade Coli - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (9):96.
    O presente trabalho tem o objetivo de trazer para o debate filosófico aquilo que movimentos literários como o primeiro romantismo alemão e o surrealismo francês, através de seus diferentes métodos de escrita e de compreensão da realidade, tomaram como a ‘experiência’ capaz de fundar uma nova atitude literária e de levar a noção tradicional de experiência ao seu limite. Para tanto, recorremos às reflexões de Maurice Blanchot e Walter Benjamin como forma não apenas de legitimar essa aproximação mas também de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Linguagem e filosofia: algumas questões para hoje.Fernando Belo - 1987 - Lisboa: Impr. Nacional-Casa da Moeda.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A Linguagem Objetificante De Kant E A Linguagem Não-objetificante De Heidegger.Zeljko Loparic - 2004 - Human Nature 6 (1):9-27.
    Depois de expor, usando a filosofia de Kant como exemplo, em que consiste o uso objetificante da linguagem, o artigo prossegue explicitando os perigos extremos que Heidegger relaciona a esse uso e a defesa que ele recomenda: a mudança da nossa relação com a linguagem.After presenting, using the philosophy of Kant as an example, what is understood as the use of objectifying language, the article proceeds to explain the extreme perils that Heidegger takes related to this usage and (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  21.  10
    Sobre Linguagem e Ética.Camila Jourdan - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):37-49.
    O objetivo geral deste artigo é contribuir para as reflexões sobre as relações entre ética e linguagem a partir da obra de Wittgenstein, buscando compreender em que medida há uma irredutível dimensão ética envolvida nos limites da significação. Para tanto, retomamos as considerações sobre ética presentes no Tractatus, nos Notebooks 1914-1916 e na Conferência sobre Ética. A maior parte dos desenvolvimentos deste texto versa sobre a abordagem do ponto de contato entre ética, lógica e ontologia, levando em contaa influência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Dialética, Linguagem e Genealogia: sobre o programa da Dialética Negativa de Adorno.Erick Calheiros de Lima - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):143-164.
    Gostaria aqui de formular o programa mais geral, contido na Dialética Negativa de Adorno, a partir de algumas perspectivas histórico-filosóficas. Na primeira parte, procuro desenvolver a ideia de que a crítica de Adorno a Hegel, compreendida como um novo enlace entre dialética e ontologia, beneficia-se da interpretação proposta por Adorno de temas da filosofia kantiana. Em seguida, procuro mostrar como Adorno conecta sua reformulação da dialética a uma compreensão de linguagem fortemente devedora de estratégias genealógicas de argumentação.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Linguagem matemática e Língua Portuguesa: Diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos.Edi Jussara Candido Lorensatti - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave : Learning mathematics in school is being faced with a world of concepts that involves reading and understanding of the natural language and mathematical language. Often, the curriculum components, Portuguese language and the Mathematic don’t talk to each other. The resolution of the problems seems to be a critical point in mathematics education. This article seeks to bring these components together to identify strategies for an effective learning. Keywords : Mathematical language.Natural language. Problems. : Linguagem matemática. (...) natural. Problemas. Aprender Matemática na escola é deparar-se com um mundo de conceitos que envolvem leitura e compreensão, tanto da linguagem natural como da linguagem matemática. Muitas vezes, os componentes curriculares, a Língua Portuguesa e a Matemática não dialogam. A resolução de problemas parece ser um dos pontos críticos na Matemática escolar. Este artigo aproxima esses componentes de forma a buscar estratégias para uma aprendizagem efetiva. (shrink)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    A linguagem do acontecimento apropriativo.Marco Casanova - 2002 - Natureza Humana 4 (2):315-339.
    O objetivo do presente texto é investigar as articulações essenciais de três noções decisivas para a constituição do pensamento heideggeriano posterior à assim chamada virada : acontecimento apropriativo , seer e linguagem. Para tanto, deter-nos-emos fundamentalmente na análise de algumas passagens importantes do escrito Beiträge zur Philosophie . Através desta análise, procuraremos, ao mesmo tempo, revelar em que medida o conceito de acontecimento apropriativo possui uma relação direta com o acontecimento de uma apropriação de si mesmo por parte do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  10
    A linguagem como significação E testemunho da transcendência.Nelio Vieira De Melo - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):131-143.
    O texto investiga dimensões da linguagem enquanto abertura a novos espectros de significação para além da lógica das proposições na obra de E. Levinas, sugerindo interfaces possíveis entre a ética da alteridade e a hermenêutica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Linguagem e criação: constituintes singulares do conhecimento humano.Vera Bastazin - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):148-165.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    A linguagem objetificante de Kant e a linguagem não-objetificante de Heidegger.Zeljko Loparic - 2004 - Natureza Humana 6 (1):9-27.
    Depois de expor, usando a filosofia de Kant como exemplo, em que consiste o uso objetificante da linguagem, o artigo prossegue explicitando os perigos extremos que Heidegger relaciona a esse uso e a defesa que ele recomenda: a mudança da nossa relação com a linguagem.After presenting, using the philosophy of Kant as an example, what is understood as the use of objectifying language, the article proceeds to explain the extreme perils that Heidegger takes related to this usage and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  41
    Linguagem natural e música em Rousseau: a busca da expressividade.Jacira de Freitas - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):53-72.
    As análises de Rousseau indicam que o ingresso no universo simbólico traz consigo a possibilidade da perda da unidade do indivíduo e com ela a possibilidade de ruptura do vínculo social. Partindo da demonstração que a mediação dos signos representativos dá-se em três instâncias distintas, procurou-se detectar se a mesma lógica que comanda o sistema como um todo subjaz às suas teorias musicais. A idéia de que uma seqüência hierarquizada de valores, que vão do mínimo ao máximo de inserção de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    A linguagem de órgão esquizofrênica E o problema da significação na metapsicologia freudiana.Fátima Caropreso & Richard Theisen Simanke - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):105.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    A linguagem na filosofia de Espinosa à guisa de introdução.Marilena De Souza Chauí-Berlinck - 1971 - Discurso 1 (2):69-118.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Marxismo e filosofia da linguagem: a recepção de Bakhtin e o Círculo no Brasil.Beth Brait & Maria Helena Cruz Pistori - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):33-63.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar e avaliar um conjunto de textos aqui denominados textos-moldura presentes nas obras de Bakhtin e do Círculo traduzidas no Brasil desde 1979, com vistas a traçar um panorama nacional crítico do contexto de recepção da obra bakhtiniana e evidenciar algumas de suas especificidades, indiciadas nos diálogos que empreendem com os aspectos sociais, históricos e culturais. Pretende-se, ainda, contribuir para o aprofundamento dos estudos dialógicos e sua incontestável dimensão interdisciplinar. Além da perspectiva dialógica, as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  32.  6
    Linguagem Pragmática & Ideologia.Carlos Vogt - 2015 - [São Paulo ]: HUCITEC.
    Este livro é uma das obras que inauguram os estudos semânticos enunciativos no Brasil. Os artigos nele reunidos além de ajudarem a pensar como as ciências da linguagem se colocam no conjunto das discussões científicas e filosóficas, desenvolvem, a partir dos desdobramentos do estruturalismo ducrotiano, análises precisas, e reflexões teórico-metodológicas em torno da argumentação; das relações entre língua e poder, entre linguagem e cultura.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  11
    Sobre a origem da linguagem de Herder, o seu legado e a inevitável reflexão a fazer no hipotético quadro de singularidade tecnológica.Paulo Alexandre E. Castro - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):237-254.
    Johann Gottfried Herder, like his contemporaries, reflected on language and in 1772 published the Treatise on the Origin of Language, which in the previous year had earned the distinction of the Berlin Academy for best essay. However, even today, much of his thought is unknown, ignoring the fact that some of the modern approaches of contemporary philosophy, philosophical anthropology or even sociobiology are already stated there, namely in the narratives resulting from the enunciation of the four natural laws. More than (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  7
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Linguagem, compreensão e diálogo como representação do mundo.Miguel Junior Zacarias Lima, Maria Belo Silva Lima & Francione Charapa Alves - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  51
    Linguagem e formação na teoria da consciência do jovem Hegel.Erick C. De Lima - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):67-86.
    O trabalho pretende expor, em suas linhas gerais, a ligação, presente na teoria da consciência desenvolvida por Hegel, na Filosofia do Espírito de Jena, entre a formação da consciência, compreendida no bojo dos processos de individualização e desenvolvimento das capacidades práticocognitivas, e a pré-articulação linguística da cognição. Para isso, o ponto de partida é a exposição dos aspectos gerais da teoria hegeliana da consciência, nessa fase. Em seguida, interpreta-se essa teoria da consciência, relacionando-a a processos societários de desenvolvimento de capacidades (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Linguagem matemática e Língua portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos.Edi Jussara Candido Lorensatti - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):89-99.
    Aprender Matemática na escola é deparar-se com um mundo de conceitos que envolvem leitura e compreensão, tanto da linguagem natural como da linguagem matemática. Muitas vezes, os componentes curriculares, a Língua Portuguesa e a Matemática não dialogam. A resolução de problemas parece ser um dos pontos críticos na Matemática escolar. Este artigo aproxima esses componentes de forma a buscar estratégias para uma aprendizagem efetiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Linguagem, poder, pensamento: uma dissertação filosófica.José N. Heck - 1979 - Porto Alegre, RGS: Editora Movimento.
  39.  14
    A linguagem do dizer em um corpo que se apresenta como ético.Magali Mendes de Menezes - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
    O objetivo deste texto é apresentar o movimento que vai de Totalité et Infini à Autrement qu’être au-delà de l’essence, ou seja, da diferença vista como separação absoluta entre Eu e o Outro para uma diferença que atravessa a própria Subjetividade, uma diferença que passa a compor o tecido mesmo desta Subjetividade e, por sua vez, o tecido mesmo do próprio texto. O dizer não se apresenta aqui como um movimento verbal, mas é passividade extrema de exposição ao Outro. Podemos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Linguagem e negação: sobre as relações entre pragmática e ontologia em Hegel.Vladimir Safatle - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Trata-se de abordar o problema da teoria hegeliana da linguagem a partir do ponto onde pragmática e ontologia se articulam. Isto exige uma reflexão sobre a maneira com que Hegel organiza as dinâmicas da pragmática da linguagem levando em conta os modos de manifestação de uma negação ontológica no interior do campo de experiências lingüísticas da consciência. palavras-chave dialética, negação, linguagem, pragmática, atos de fala, contradição.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Linguagem e Negação em Hegel.Vladimir Safatle - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    Trata-se de abordar o problema da teoria hegeliana da linguagem a partir do ponto onde pragmática e ontologia se articulam. Isto exige uma reflexão sobre a maneira com que Hegel organiza as dinâmicas da pragmática da linguagem levando em conta os modos de manifestação de uma negação ontológica no interior do campo de experiências lingüísticas da consciência.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    Linguagem e negação: sobre as relações entre pragmática e ontologia em Hegel.Vladimir Safatle - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    Trata-se de abordar o problema da teoria hegeliana da linguagem a partir do ponto onde pragmática e ontologia se articulam. Isto exige uma reflexão sobre a maneira com que Hegel organiza as dinâmicas da pragmática da linguagem levando em conta os modos de manifestação de uma negação ontológica no interior do campo de experiências lingüísticas da consciência.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Linguagem da filosofia e filosofia da linguagem: estudos sobre Wittgenstein.António Zilhão - 1993 - Lisboa: Edições Colibri.
    Esta dissertação encontra-se construída em torno de um núcleo central - a exposição, aná-lise e discussão do chamado 'Argumento da linguagem privada', de Wittengstein. A dinâmica própria da abordagem e discussão do tema leva necessariamente a percorrer o conjunto da obra de Wittengstein, o que motiva um notável aprofundamento do assunto e torna ainda mais aliciante este ensaio.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  14
    Linguagem E verdade em Leibniz.Chaianne Maria da Silva Faria - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:251-287.
    Nos ensaios em que discute o aperfeiçoamento da língua alemã, Leibniz destaca o papel desempenhado pelos signos em geral para a construção das ciências, opondo-se aos que defendem ser preciso sempre a considerar a coisa mesma a fim de descobrir suas propriedades. Para o filósofo, se não houvesse signos capazes de substituir a coisa e a ideia que temos dela, e tivéssemos de remontar continuamente à natureza visada e refazer sua definição, não haveria escolha senão cessar o próprio diálogo com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  55
    A Linguagem Originária e o Silêncio.Acylene Maria Cabral Ferreira - 1999 - Discurso 30:101-130.
    O objetivo deste trabalho é explicitar a concepção heideggeriana de linguagem originária e sua correlação com o silêncio. Para realizar tal tarefa é necessário retomar uma das questões inerentes à própria história da filosofia: o que é origem? E a partir desta pergunta intercalar uma outra: qual a relação da linguagem com a origem? Esta necessidade decorre do próprio pensamento de Heidegger, já que para ele a linguagem é origem e fundamento de significação do mundo. Nesta perspectiva, (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Retórica E crítica da linguagem em Nietzsche.Rodrigo Francisco Barbosa - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):253-278.
    O objetivo deste artigo é demonstrar como o reconhecimento de uma “virada retórica” em Nietzsche resulta em uma demarcada “tensão” que caracteriza certa ambiguidade acerca da linguagem em seu pensamento. Deste modo, no âmbito de apresentar essa mobilização em Nietzsche no interior da discussão sobre a linguagem, examinamos três aspectos fundamentais desse direcionamento àquilo que constitui uma _impossibilidade semântica_: primeiro, identificamos a chamada “virada retórica”; em segundo lugar, aprofundamos o tema a partir da análise da adesão de Nietzsche (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  8
    A linguagem alegórica e a poesia épica cristã.José Adriano Filho - 2019 - Horizonte 16 (51):1128.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    A linguagem filmográfica e a representação estética de Lula em documentários.Bruno Novaes Araujo - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):73-95.
    Esse artigo é um resumo de uma tese de doutorado iniciada em 2017 que tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. Discuto, entendendo os documentários como fontes narrativas, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Como objetivo específico, busco identificar traços do fenômeno político discutido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    A Linguagem Musical Na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.Marcelo Schaedler Massario, Juliane Marschall Morgenstern & Noemi Boer - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-11.
    Este artigo tem por objetiva geral descrever a linguagem musical sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, conforme Vygotsky, seu principal representante. Neste sentido, procura-se também entender o conceito de mediação, como elemento articulador entre linguagem musical e o fenômeno pedagógico, produzido nos enredos intersubjetivos de professores e alunos. Nessa perspectiva, e com as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra a música no ensino de Arte, identifica-se a relevância da linguagem musical na formação cidadã de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Linguagem privada e o heteropsíquico.Cláudio Costa - 2006 - Manuscrito 29 (2):457-477.
    Este artigo trata do problema da epistemologia do mental. Co-mo é possível nosso conhecimento de nossos conteúdos fenomenais, como é possível nosso conhecimento dos conteúdos fenomenais de ou-tras mentes? A resposta consiste no regresso a velhas idéias, como a do conhecimento de outras mentes por analogia e de nosso conhecimento por introspecção de nossas próprias mentes, embora colocando-os den-tro de um referencial teórico e crítico mais sofisticado.This paper deals with the epistemological problem of the knowledge of the mental. How is (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994