Results for 'Intelecção'

12 found
Order:
  1. A intelecção e o seu objeto na polêmica do “De unitate intellectus”.Felipe de Azevedo Ramos - 2012 - Lumen Veritatis 5 (18):78-106.
    This article examines the third objection of Chapter Five of the opusculum De unitate intellectus of Saint Thomas. This section offers a summary of Thomist gnoseology and the most important arguments regarding the unity of the intellect. It also represents a true milestone in Western Philosophy, by specifying the object of intellection and the distinction between id quod intelligitur and in quo intelligitur, fundamental themes in the context of moderate realism in comparison with the other currents of the theory of (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Feminino, sexualidade e intelecção.Evaniel Brás dos Santos & Tiago Costa Almeida - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):6-32.
    Resumo: O presente estudo investiga de modo introdutório como se articulam as noções de feminino, sexualidade e intelecção em Tomás de Aquino e Christine de Pizan. Buscamos entender, aqui, se, para os autores, a sexualidade humana possui alguma função na operação que apreende o inteligível, quer dizer, investigamos se a característica normal, material e natural de determinado corpo humano em possuir estes ou aqueles órgãos naturais têm influência na operação intelectual. Nesta investigação, ademais, nos concentramos na tese afirmada por Tomás (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Matéria e percepção em Metaph. Z e H.Cláudio William Veloso - 2001 - Discurso 32:141-160.
    O presente trabalho trata da definição de fenômenos naturais. tais como o trovão que é usada como paradigma na definição das substâncias perceptíveis em Metafísica, Z17. Procura-se mostrar como a definição do trovão implica necessariamente uma referência à substância, assim como a definição das substâncias perceptíveis parte necessariamente de um acidente, que justamente funciona como matéria. Entende-se assim trazer à tona algumas questões embaraçosas para Aristóteles, que dizem respeito ao “hiato” existente entre percepção e intelecção e ao caráter não (...)
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Conhecimento E realidade em santo Tomás E Xavier Zubiri.Joathas Soares Bello - 2016 - Synesis 8 (2):96-117.
    O trabalho busca comparar as noções tomasianas de “abstração” e “ser”, e as noções zubirianas de “intelecção senciente” e “realidade”, articulando, também, as noções de “participação” e “religação”.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Organismo e função reguladora: determinações do vivo em Georges Canguilhem.Vanessa Nicola Labrea & Norman Roland Madarasz - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):242-263.
    O artigo compreende o cerne da obra de Georges Canguilhem como um ponto de cruzamento entre problemáticas fundamentalmente médico biológicas e problemáticas sócio-políticas. A consideração histórica descontinuísta do desenvolvimento de conceitos científicos e a classificação da técnica enquanto prótese do organismo vivo, entre outras particularidades, situam o pensamento canguilhemeano na fronteira entre áreas do conhecimento demarcadas separadamente. O que integra e individualiza o seu trabalho filosófico é a ponderação do vital enquanto categoria de base para intelecção e reconstrução de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Filosofia Perene Tomista e Sua Vitalidade.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):45-65.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre a metafísica do ser de matriz tomista como desafio epistêmico ao (não) pensar na modernidade e seus reflexos nas multifacetárias vicissitudes desnorteantes do conhecimento na sociedade contemporânea. Como sabedoria, a metafísica ajuda a julgar e ordenar bem as coisas. Como ciência, a metafísica do ser cuida do que é separado da matéria. Como intelecção do ser enquanto ser, ela traz a universalidade e necessidade como atributos de maior relevância das coisas particulares (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Teologia, Direitos Humanos e Pensamento Decolonial.Carlos Alberto Motta Cunha - 2017 - Horizonte 15 (47):697-718.
    No livro _ Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos _, Boaventura de Sousa Santos defende a ideia de que o diálogo entre os direitos humanos e as teologias progressistas é uma boa possibilidade para o desenvolvimento de práticas interculturais e emancipadoras. Como a teologia pode contribuir para a reconstrução da humanidade dos direitos humanos? A contemporaneidade com toda a sua complexidade reclama a construção de uma teologia consciente da pluralidade cultural e religiosa capaz de abraçar dentro de seu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Amor e Conhecimento na fenomenologia de Max Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    A discussão parte da indicação de Scheler, presente no seu escrito Liebe und Erkentnnis: énecessário superar a concepção intelectualista do amor, para compreender genuinamente ainterdependência entre amor e conhecimento. Nesta perspectiva, procura-se mostrar que oamor não apenas antecipa o conhecimento como motor e via, mas também o consuma,inserindo-o em esferas ontológicas primordiais, ao ascender a intelecção das essências a graumais evidente e a um modo mais originário. No primeiro momento, parte-se do conhecimento,destacando o ato de ideação como o específico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  61
    A hipotética linguagem ideal de Platão.Maria Carolina Alves dos Santos - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):93-107.
    Para que um discurso sobre o espetáculo do mundo transcendente seja acolhido como totalidade inteligível e coerente, urge desvencilhar-se da arbitrariedade do domínio de trêmulos contornos do sensível, esfera de opiniões apenas. É o que propõe Platão, na esteira das reflexões dos primeiros pensadores: para suprir deficiências que causam a elisão da realidade e transformar a linguagem num veículo de intelecção autêntica dos conceitos essenciais de um pensar filosófico, ele a coloca no centro de uma especulação rigorosa. Tal como (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  56
    Plato's hypothetical ideal language.Maria Carolina Alves dos Santos - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):93-107.
    For a discourse on the spectacle of the transcendental world to be received in its comprehensible and coherent totality, its needs to get rid of the arbitrariness of the dominion of tremulous shapes of the sensitive, which is merely the sphere of opinions. This is what Plato suggests, following the course of reflection of the first thinkers: in order to compensate the deficiencies that entail elision of reality and to transform language into a vehicle of authentic intellection of the fundamental (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    The Philosophy of Knowledge of Leonardo Coimbra.Samuel Dimas - 2012 - Cultura:11-23.
    A filosofia do conhecimento de Leonardo Coimbra desenvolve-se sob a noção de uma relação dialéctica intuitivo-racional e lógico-poética. Toma a realidade, não de forma parcial e redutora, mas de forma integral, na relação progressiva e ascendente do pensar com o ser, através daquilo que se revela nos diferentes níveis da experiência humana: físico, bio-psicológico, científico, estético, ético, metafísico e religioso.Um conhecimento que não se reduz ao plano cognitivo e discursivo da razão lógico-analítica, mas também abrange o plano afectivo da razão (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A Auto-transcendência Cognitiva do Sujeito em Bernard Lonergan.Samuel Dimas - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):845 - 876.
    Segundo Bernard Lonergan, a possibilidade de objectivarmos a estrutura imanente do sujeito cognoscente e agente exige um percurso de auto-transcendência cognitiva e de auto-transcendência moral. Esse dinamismo de "auto-apropriação da auto-consciência intelectual e racional começa por uma teoria do conhecimento, estende-se até uma metafísica e uma ética e ascende até uma concepção e uma afirmação de Deus, a qual é confrontada finalmente pelo problema do mal, exigindo a transformação de uma inteligência que confia em si mesma num intellectus quaerens idem". (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark