Results for 'Feminino'

102 found
Order:
  1.  13
    Feminino, sexualidade e intelecção.Evaniel Brás dos Santos & Tiago Costa Almeida - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):6-32.
    Resumo: O presente estudo investiga de modo introdutório como se articulam as noções de feminino, sexualidade e intelecção em Tomás de Aquino e Christine de Pizan. Buscamos entender, aqui, se, para os autores, a sexualidade humana possui alguma função na operação que apreende o inteligível, quer dizer, investigamos se a característica normal, material e natural de determinado corpo humano em possuir estes ou aqueles órgãos naturais têm influência na operação intelectual. Nesta investigação, ademais, nos concentramos na tese afirmada por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    O Feminino e o Místico como identidade de Guiné-Bissau na poética de Odete Semedo “NO FUNDO DO CANTO”.Alexandre António Timbane & Antônia Valdilene Rocha De Souza - 2022 - Odeere 7 (1):09-31.
    O lugar da mulher na cultura e nas tradições africanas, especialmente dos povos bantu tem sido um desafio, uma vez que por um lado temos a ancestralidade que se manifesta pela cultura e por outro a modernidade trazida pelo ocidente por meio da colonização ou da interação com outros povos. Esta pesquisa tem como objeto o estudo do livro “No Fundo do Canto” de Odete Semedo, com a finalidade de analisar a representação do feminino e do místico como identidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Masculino, feminino, plural: gênero na interdisciplinaridade.Joana Maria Pedro, Miriam Pillar Grossi & Margareth Rago (eds.) - 1998 - Florianópolis, SC, Brasil: Editora Mulheres.
  4.  8
    Perfis femininos no romance A maçã no escuro, de Clarice Lispector.Marília Murta de Almeida - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):119-138.
    Este artigo propõe uma análise das figuras femininas no romance A maçã no escuro, de Clarice Lispector. Tal análise busca explicitar o modo como as personagens femininas se relacionam com o protagonista Martim, trazendo à luz estruturas marcadamente conhecidas socialmente como “lugares” femininos, formas típicas de expressão e de dominação da mulher, assim como a saída vislumbrada pelo desenlace do texto para tal situação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Lacan e o feminino: algumas considerações críticas.Márcia Arán - 2003 - Human Nature 5 (2):293-327.
    Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição lacaniana ao debate em torno da questão do feminino na psicanálise. Para isso discutem-se as teses sobre a Coisa e o objeto a para compreendermos melhor como esses conceitos, articulados à noção de sujeito do inconsciente, constituem a fórmula da "não relação sexual", onde se esboça a idéia da mulher como "não toda na função fálica", assim como a elaboração sobre "o gozo a-mais". Partimos de uma questão: Lacan confere de fato (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'.Ana Paula Penkala & Isadora Ebersol - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):2-36.
    Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Masculino/feminino: tensão insolúvel: sociedade brasileira e organização da subjetividade.Maria Isabel Mendes de Almeida - 1996 - Rio de Janeiro: Rocco.
    Maria Isabel Mendes de Almeida mergulhou na tarefa pesada de trabalhar a questão da subjetividade humana, elaborada de maneiras distintas por autores como Rousseau, Tocqueville, Simmel, Weber, Sérgio Buarque de Hollanda, Paulo Prado, Gilberto Freyre e Ant.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Mulheres no feminino: o poder tradicional como espaço de empoderamento das mulheres africanas.Artemisa Odila Candé Monteiro, Peti Mama Gomes & José Manuel Mussunda da Silva - 2022 - Odeere 7 (1):62-75.
    Uma das formas do poder feminino-africano se manifesta de forma acentuada no campo da espiritualidade, tanto no mundo visível, ou seja, dos vivos, quanto no mundo invisível, o dos mortos. Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento, sobre o poder exercido pelas mulheres africanas e que raras vezes são consideradas ou visibilizadas como formas de poder na contramão de uma vasta literatura em que as mulheres, na sua maioria, são consideradas submissas. O interesse recai sobre práticas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    O caminhar discursivo do feminino em Mãos vazias, de Lúcio Cardoso.Elizabeth da Penha Cardoso - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):57-74.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Um horizonte feminino em Arendt.Carolina Giovanetti do Amaral - 2024 - Controvérsia 20 (1):24-33.
    A questão feminina não é um tema visado por Arendt. O paradoxo encontrado por algumas teóricas em relação ao fato desta reconhecer-se enquanto judia, mas não enquanto mulher, faz afastar a essência do pensamento político arendtiano do movimento filosófico do feminismo, acusando Arendt de ceder à hegemonia masculina. Este prisma perde muito ao não reconhecer como sua crítica da modernidade oferece uma base sólida para pensar a mulher contemporaneamente. Sobretudo, tolhe a saída mais digna: a que reconhece o humano. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    O olhar feminino na série The Handmaid’s Tale (2017).Renata Gomes, Aline Cristina da Silva & Sarah Ellen Linhares - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):249-268.
    O propósito deste artigo é analisar o olhar feminino através da narração e do mis-en-scène da série The Handmaid’s Tale, em português, O Conto da Aia (2017). A série se passa em uma sociedade distópica, regida à base da teonomia totalitária e fundamentalista cristã. As mulheres dessa sociedade perderam suas vozes, são desumanizadas, devido ao seu gênero, e tornadas objetos férteis nas mãos de seus comendadores; a narrativa e o desenvolvimento das personagens fazem alusão ao empoderamento feminino e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Há um modo feminino de habitar deus?Fernanda Henriques - 1999 - Philosophica 13:131-134.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  27
    Representaçoes do feminino no drama satírico.Tereza Virgínia Barbosa - 2008 - Humanitas 60:75-86.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Há um Modo Feminino de Habitar Deus?Fernanda Henriques - 1999 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 7 (13):131-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Expressoes do feminino ea arte de tecer tramas na Atenas clássica.Fábio de Souza Lessa - 2011 - Humanitas 63:143-156.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Iconografias do feminino: Mitos, artes e outras representações.Regina Moura - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Ensino profissionalizante feminino-história da primeira escola pública profissionalizante mista em Sorocaba: escola profissional" Coronel Fernandes Prestes".Viviane Marques Rocha Seabra - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 193.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A filosofia no feminino.María Isabel Peña Aguado - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2):1328-1330.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Kallíste: O feminino além da pedra, argila, bronze E papel.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):79-88.
    O Hino Homérico à Terra elucida a crença de que da deusa Gaia se originam todas as coisas, inclusive as mulheres. O delinear deste gênero na literatura e nas artes helênicas é apresentado através do viés do olhar masculino que, assim como no mito de Pigmaleão e Galatéia, cria imagens segundo seu ideal de perfeição e imperfeição. Este artigo tem como objetivo trazer alguns pontos iniciais sobre a obra Gynaicologia, de Hipócrates, mantendo um diálogo constante com os relatos mítico-literários, na (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Nietzsche e o feminino.Oswaldo Giacoia Junior - 2002 - Natureza Humana 4 (1):9-31.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    “As outras vozes”: Percursos femininos, cultura política e processos emancipatórios na Guiné-Bissau.Patricia Alexandra Godinho Gomes - 2016 - Odeere 1 (1).
    Na Guiné-Bissau, a luta armada de libertação nacional desencadeada entre os anos 1960 e 1970 conseguiu aglutinar em torno de uma causa comum os diferentes povos. Nesse processo, as mulheres participaram ativamente. No entanto, a questão que se coloca é a de saber em que se traduziu a participação feminina nesse processo e quais foram as reivindicações nele geradas. Quais foram as conquistas e os limites da independência e o seu impacto nas mulheres? O texto procura discutir, a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Marcas socioculturais em corpos femininos negros.Ana Rita Santiago - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):77-91.
    Bodies of afro descendant women carry not only the historical marks of suffering and dispossession. For they are also told stories of resistance, faith and ancestry, and as social constructions, such bodies are presented as drawings of the cultural diversity that permeates individual and collective identities. Thus, this paper has the approaches around the body beyond the biological and discusses further socio-cultural marks on afro descendant feminist bodies, making allusions and images appear in Brazilian literature and speeches on such bodies.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    O Agir feminino de Antígona e Anita Garibaldi: leitura transversal de “O clamor de Antígona”.Fernando Honorato de Oliveira - 2020 - Perspectivas 4 (2):52-68.
    O texto aborda a relação de poder na relação mulher-sociedade, contrapondo um personagem ficcional (Antígona) e um personagem real (Anita Garibaldi) e suas perspectivas históricas. A abordagem visa demonstrar que, apesar dos séculos, ainda há uma evidente relação de dominação na definição do papel da Mulher, que é hostilizada subliminarmente, para ser colocada como objeto social e não sujeito social.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Hildegarde Von Bingen, a exemplaridade do feminino no filme de Margarethe Von Trotta.Luiz Vadico & Maurício Monteiro - forthcoming - Horizonte:206103-206103.
    No presente artigo analisaremos o filme Visão: A vida de Hildegarde Von Bingen, 2009, verificando o esforço da cineasta alemã Margarethe Von Trotta para estabelecer um modelo exemplar de feminino a partir da vida da visionária Hildegarde Von Bingen, tendo como pano de fundo a sua carreira ligada à questão do Feminismo. A exemplaridade surge como um dos pontos altos dos filmes de Vida de Santo, ou hagiografia fílmica, por essa razão verificaremos sua estética, estrutura e finalidade. Bem como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Distributive Justice: The Case of Café Feminino.Kyle Johannsen - 2016 - In Fritz Allhoff, Alex Sager & Anand Vaidya (eds.), Business in Ethical Focus, 2nd Edition. Peterborough, CA: Broadview Press. pp. 706-10.
    This case study analyzes the Fair Trade coffee label "Café Feminino" (as well as Fair Trade more generally) from the perspective of different theories of distributive justice. Its purpose is to serve as a learning tool for students in business ethics courses.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    O Desvelamento de Mulheres Na Ciência e Na Filosofia Como Aporte À Construção da Autonomia, Emancipação e Emponderamento Feminino.Santiago Pontes Freire Figueiredo & André Luiz Rocha - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):133-142.
    Ao longo da história, as mulheres foram colocadas à margem dos direitos sociais. Apesar disto, foram responsáveis por inúmeras contribuições nos saberes de modo geral. Como afirma Costa e Silva (2000, p. 8): “Não obstante o impacto visível de algumas modificações concretas, a maioria das pessoas, incluindo aí homens e mulheres, mesmo entre setores mais instruídos, continuam a pensar de acordo com esquemas patriarcais antigos”. A partir desta reflexão surge um questionamento: Por que, no ensino médio, se estudam pouquíssimas mulheres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Carolina e Clarice: aproximações entre fenomenologia heideggeriana, feminino e literatura.Danielle de Gois Santos Caldeira - 2021 - Odeere 6 (1):233-256.
    A literatura mundial reconhece Carolina de Jesus e Clarice Lispector como escritoras reflexivas e críticas à sociedade brasileira do século XX e ao feminino. Este artigo expõe uma leitura hermenêutica inspirada em Martin Heidegger, a respeito de Quarto de Despejo e Perto do Coração Selvagem, clássico literários, entendendo-os como horizontes de encontro para compreender o feminino desde a circularidade de sentido envolvendo entes humanos e existenciais heideggerianos. A apropriação da linguagem das escritoras estreou modos de libertação do (...), desvelamentos de significados e conceções de mundo. Expor a Fenomenologia heideggeriana atenta ao feminino, acrescida da análise psicológica das escritoras, reflete suposta neutralidade histórica, cultural e literária que elege protagonistas-narradores masculinos como singulares, e segregam o feminino a relacionamentos, filiações ou proles. Os resultados, a partir da reflexão/compreensão hermenêutica, reconstroem noção de humanidade que rompe com complementaridades, por exemplo, personagens femininas que não procuram pelo masculino; que explicita noção do eu feminino que não reforça intimismo, a primeira pessoa, nesses clássicos, é uma indeterminação correspondendo aqueles à margem social. As lutas cotidianas sejam contra fome, sejam não sucumbir a acessório do masculino, fazem da hermenêutica do feminino exercício de resistência. Apropriar o humano de sua correspondência com mundo ao formular sentidos não discriminatórios possibilita e empodera o formular de reflexões e ações demonstrativas de liberdade e ética. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Ensinando as mulheres a serem boas cristãs na região peninsular no século XIII: a função didática dos modelos hagiográficos femininos nas línguas rom'nicas.Isabel Ilzarbe - 2024 - Horizonte 21 (64):206311-206311.
    La hagiografía medieval tenía una importante función didáctica. Estos relatos fueron muy útiles para la Iglesia ya que permitían transmitir valores, modelos de conducta e ideas complejas a los feligreses. En este trabajo de investigación exploraremos tres obras hagiográficas en verso redactadas en distintas zonas de la Península Ibérica durante el siglo XIII, protagonizadas por tres santas que representan modelos diferentes (mártires, religiosas y penitentes). A través de este estudio comparativo hemos podido observar que, más allá de los tópicos asociados (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Theodor W. Adorno: imagens do feminino nas Minima Moralia.Franciele Bete Petry - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):339-362.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Hegemonia do masculino e triunfo do feminino no romance Buddenbrooks de Thomas Mann.Ana Isabel Boura - 2008 - Revista Filosófica de Coimbra 17 (33):535-549.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  70
    Maria Izilda S. de MATOS et Rachel SOIHET (dir.), O corpo feminino em debate, São Paulo, Unesp, 2003.Jacqueline Hermann - 2004 - Clio 19:256-259.
    À une époque de grande exposition des corps, de totale libération et d'incitation à « réformer » au moyen d'innombrables procédés amplement annoncés par les médias - chirurgies plastiques, inoculation de différents produits qui, pour la plupart, n'ont même pas été soumis à des analyses attestant leur sécurité -, le livre O corpo feminino em debate dirigé par Maria Izilda Santos de Matos et Rachel Soihet est sans aucun doute bien opportun. En effet, il présente un ample panorama des (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Pós-F: para além do masculino e do feminino.Fernanda Young - 2018 - Rio de Janeiro, RJ: Leya.
    Em sua primeira obra de não ficção, Fernanda Young se insere no acalorado debate sobre o que significa ser homem e ser mulher hoje. Em textos autobiográficos, ela se revela como uma das tantas personagens femininas às quais deu voz, sempre independentes e a quem a inadequação é um sentimento intrínseco. E esse constante deslocamento faz com que Fernanda seja capaz de observar o feminino e o masculino em todas as suas potencialidades. É daí que surge o 'Pós-F', pós-feminismo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    Os elementos masculino puro e feminino puro na clínica: a história de Vítor.Cecilia Luiza Montag Hirchzon, Maria Cecilia Schiller Sampaio Fonseca & Maria Lúcia de Toledo Moraes Amiralian - 2003 - Human Nature 5 (2):443-457.
    O propósito deste artigo é discutir os elementos masculino puro e feminino puro descritos por Winnicott como formas de "relações de objeto". Eles são elementos básicos para o "ser" e o "fazer", e uma condição primária para a vida criativa, considerada pelo autor como uma proposição associada à saúde. Em seu ponto de vista, a criatividade primária representa uma atitude em direção à realidade externa que resulta em ser e sentir-se vivo, em sentir que a vida vale a pena. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  22
    Tolerância à frustração eo alcoolismo feminino; Frustration forbearance and female alcoholism.Dioneia Luciane Mendes & Cícero Emidio Vaz - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 16:33-45.
  36.  51
    Montaigne e a natureza humana no feminino.Maria Célia da Veiga França - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):449-461.
    Partindo de algumas passagens dos Ensaios de Montaigne, e, especialmente, do capítulo "Sobre versos de Virgílio", consideramos o retrato da mulher elaborado pelo autor. Contrariamente à maioria dos autores de sua época - dentre os quais Bodin e Charron que, seguindo Aristóteles, consideram que a mulher possui uma natureza inferior à do homem, feita para obedecer, enquanto este último o foi para governar -, Montaigne nos apresenta outro quadro. Influenciado, acreditamos, pelo texto de Agrippa sobre as mulheres, ele propõe uma (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Montaigne e a natureza humana no feminino.Maria Célia da Veiga França - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):449-461.
  38.  33
    Experiências e ideários de intimidade nos discursos femininos.Dulce Morgado Neves - 2008 - Revista Filosófica de Coimbra 17 (33):565-585.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    A escrita feminina entre a fronteira e o não lugar: discursos femininos em ascensão na Literatura Italiana de Migração.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):6-24.
    RESUMO Durante o processo da Perestroika soviética, Iuri Lotman escreveu reflexões sobre o conceito de fronteira. Como testemunhou migrações em massa, expulsões forçadas e reconfigurações etnogeográficas sem precedentes, sabia o quanto uma fronteira pode ser carregada de significado cultural que transcende sua dimensão espacial. Ter esse tipo de consciência era ainda mais urgente tendo em vista ser esse um período histórico de transição, reconstrução e abertura, quando as políticas linguístico-culturais poderiam ser um meio de promover integração e aceitação do "estrangeiro". (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Ancestralidade africana na Europa : O legado feminino na saúde psíquica da diáspora negra no mundo.Sylvia Serbin & Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:15.
    Entrevista realizada durante a conferência proferida por Sylvia Serbin nas atividades do “Congresso Internacional Territorialidade e Saude: desigualdades raciais e sociais em contextos locais e globais”, organizado e coordenado pelo Nucleo de Estudos e Pesquisa em Psicanalise, Identidade, Negritude e Sociedade, ocorrido de 03 a 7 de setembro de 2014, no Centro de Ciências da Saude da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Santo Antonio de Jesus/BA.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  40
    Vera Lucia Soares, a escritura dos silêncios. Assia djebar E o discurso do colonizado no feminino, universidade federal fluminense ­eduff, niterói, Rio de janeiro, 1988.Rachel Soihet - 1999 - Clio: A Journal of Literature, History, and the Philosophy of History 1:29-29.
    L'examen du parcours personnel et littéraire d'Assia Djebar, femme, écrivain et algérienne, est l'axe de l'approche de Vera Lucia Soares. Pour analyser les différentes composantes de son objet d'étude Soares a recours à quelques-uns des théoriciens les plus renommés ­ Roger Chartier, Paul Ricoeur, Todorov, entre autres ­ et les utilise de façon magistrale pour disséquer l'oeuvre d'Assia Djebar, sous les angles les plus divers. Il faut aussi signaler la bibliographie spécialisée sur laq..
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Vera Lucia SOARES, A ESCRITURA DOS SILÊNCIOS. Assia Djebar e o discurso do colonizado no feminino, Universidade Federal Fluminense ­EDUFF, Niterói, Rio de Janeiro, 1988.Rachel Soihet - 1999 - Clio 9.
    L'examen du parcours personnel et littéraire d'Assia Djebar, femme, écrivain et algérienne, est l'axe de l'approche de Vera Lucia Soares. Pour analyser les différentes composantes de son objet d'étude Soares a recours à quelques-uns des théoriciens les plus renommés ­ Roger Chartier, Paul Ricoeur, Todorov, entre autres ­ et les utilise de façon magistrale pour disséquer l'oeuvre d'Assia Djebar, sous les angles les plus divers. Il faut aussi signaler la bibliographie spécialisée sur laq...
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Vera Lucia SOARES, A ESCRITURA DOS SILÊNCIOS. Assia Djebar e o discurso do colonizado no feminino, Universidade Federal Fluminense ­EDUFF, Niterói, Rio de Janeiro, 1988.Rachel Soihet - 1999 - Clio 9.
    L'examen du parcours personnel et littéraire d'Assia Djebar, femme, écrivain et algérienne, est l'axe de l'approche de Vera Lucia Soares. Pour analyser les différentes composantes de son objet d'étude Soares a recours à quelques-uns des théoriciens les plus renommés ­ Roger Chartier, Paul Ricoeur, Todorov, entre autres ­ et les utilise de façon magistrale pour disséquer l'oeuvre d'Assia Djebar, sous les angles les plus divers. Il faut aussi signaler la bibliographie spécialisée sur laq...
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  42
    Const'ncia LIMA DUARTE, Nísia Floresta : Vida e Obra, Natal, UFRN Ed. Universitária, 1995, 365 p. ; Const'ncia LIMA DUARTE, Diva Maria CUNHA P. de MACEDO, Literatura Feminino do Rio Grande do Norte - de Nísia Floresta a Zila Mamede, Natal, Sebo. [REVIEW]Rachel Soihet - 2004 - Clio 19:252-255.
    Selon plusieurs témoignages, l'éducation féminine au Brésil laissait à désirer au XIXe siècle. Les voyageurs Kidder et Fletcher, en visite dans ce pays en 1851, affirmaient que les Brésiliennes ne possédaient pas de connaissances très variées pour rendre leur conversation agréable et instructive, mais parlaient de choses insignifiantes toujours d'une façon agréable. Par ailleurs, ils admettaient que certaines écoles étaient excellentes. Mais les parents en retiraient leurs filles à l'â...
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    On women’s periodicals.Teresa Salvador - 2009 - Cultura:95-117.
    O texto é campo de confluência de algumas preocupações: uma, a necessidade de dissociar a imprensa periódica feminina da conotação negativa decorrente da sua classificação em petite presse; outra, a de esclarecer a natureza dos periódicos femininos e acertar uma designação ou distinguir as possíveis designações; outra ainda, a de afirmar o poder e os limites desta imprensa, independentemente de reproduzir estereótipos tradicionais ou propor novos papéis para as mulheres em regime de igualdade de oportunidades. Nesta abordagem geral inclui-se uma (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    Being Being Born: Birth and Philosophy.Elton Vitoriano Ribeiro - forthcoming - Horizonte:1427.
    RESENHA: STONE, ALISON. Being Born: Birth and Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 20219. ISBN: 978-0-19-884578-2.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    A vida religiosa feminina e as relação de poder na Ordem dos Pregadores: reflexões a partir dos epistolário de Jordão da Saxônia.Carolina Coelho Fortes & Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva - 2017 - Horizonte 15 (48):1220-1252.
    Between 1221 and 1236, Jordan of Saxony, the general master of the Order of Friars Preachers, and Diana Andaló, nun of the monastery of St. Agnes in Bologna, were frequent correspondents. From the exchange of epistles that characterized their friendship, only a few dozen letters written by the friar reached us. In them we can see the growth of the Order in those early years of its institution, its gradual organization as well as the policy of the master in relation (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Lugares.Christine Gryschek - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):708-717.
    As imagens produzidas e registradas aqui neste ensaio visual são resultado das reflexões sobre os processos históricos de políticas de apagamento dos discursos e das práticas artísticas das mulheres, bem como as ressonâncias e as patologias sociais resultantes dessas intercepções. Questiona, então, a reservada figura do feminino, o feminino abjeto, a objetificação das mulheres e a histeria.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores revelaram (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Um Estudo de Gênero Sobre a Tetralogia Napolitana.Kamila Machado - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):93-109.
    O presente artigo desenvolve um diálogo entre a teoria de gênero e a literatura feminina. Para tanto, utiliza-se a _Tetralogia napolitana_, obra da autora italiana Elena Ferrante, como objeto de análise. Busca-se fazer uma relação entre a vida privada das personagens e seus dilemas com casamento, família, maternidade, trabalho e de teorias a respeito da divisão sexual do trabalho, da dominação masculina e do cuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratório, levando como base de análise o material bibliográfico (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 102