Results for 'Civilização Ocidental'

1000+ found
Order:
  1. O que a Civilização Ocidental Deve à Igreja Católica (Lisboa.Te Woods Jr - forthcoming - Aletheia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    O historicismo de Rorty: um perigo para a civilização oriental?Jézio Hernani Bomfim Gutierre - 2000 - Cognitio 1:19-29.
    Resumo: Rorty tem sido por vezes caracterizado como o mais carbonário e destrutivo dos pensadores americanos. Este retrato parece ser confirmado por sua adoção de um historicismo radical que poderia ser entendido como equivalente ao abandono de toda forma de racionalismo. Nestes termos, não surpreendentemente, passa a ser um perfeito exemplar daquilo que expoentes da velha guarda epistemológica qualificam escandalizadamente como "perigos para a Civilização Ocidental".Neste contexto, a tarefa premente que se coloca é a de se aniquilar a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  30
    “Alguém tem de dizer aos negros a verdade”: Olavo de Carvalho sobre a contribui-ção negro-africana à cultura ocidental.Fernando Danner & Leno Francisco Danner - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):351-374.
    In the paper, we will study Olavo de Carvalho’s thought, focusing on his position regarding Brazilian and American Black movement in its struggle for reparation in terms of colonialism-slavery-racism. We will argue that his refusal of any reparatory praxis to political-cultural minorities and his position of a non-place for Black-African traditions in the context of Western culture/civilization, as with respect to his defense of the inferiority of Black-African culture-civilization when compared to Jewish-Christian, Greek-Latin and Medieval-Renaissance tradition, is pervaded by a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Teorias incongruentes ou.Civilização Impossível & Jw Bautista Vidal - 1992 - Princípios 24.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    [Recensão a] François chamoux - a civilização grega.Maria Carolina Alves do Santos - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 2:145-147.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  73
    Plausibilidade do Cristianismo Histórico nos dias atuais.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (1):9-25.
    O cristianismo - tanto na versão católico-romana quanto na versão evangélico-protestante - está em crise. Ou está em crise a civilização ocidental que o cristianismo contribuiu para criar? O presente artigo apresenta o fato da crise de plausibilidade, os fatores sócioculturais da crise e as alternativas pastorais: alternativa ético-secular, a religião universal, a onda espiritualizante mística, o fundamentalismo e pentecostalismo e a retomada da experiência fundante do Cristianismo. Propõe-se que essa última alternativa contribua para distinguir o cristianismo e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  25
    A morte da bailarina.Nancy Mangabeira Unger - 2009 - Horizonte 7 (15):157-166.
    A história do Ocidente pode ser lida de acordo com o sentido da palavra grega hybris : transgressão, presunção, desmesura. Hoje, vivemos o ápice de um percurso marcado pela desejo de tudo dominar. Por sua extrema gravidade, a crise contemporânea nos coloca diante da responsabilidade de questionar a própria dimensão na qual pensamos, e a maneira em que compreendemos nossa identidade enquanto humanos e nosso lugar na totalidade do real. Palavras-chave : civilização ocidental; crise; hybris ; questionamento.The history (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Índia Nova: nationalism and cosmopolitanism in an academic journal.Sandra Ataíde Lobo - 2009 - Cultura:231-258.
    Integrar o estudo de um jornal como o Índia Nova: jornal de expansão da cultura indiana numa publicação dedicada a estudos sobre revistas justifica-se por estarmos perante um projecto cultural, com inevitáveis ressonâncias políticas. Órgão dos estudantes goeses nas Universidades portuguesas, a sua criação deveu-se à iniciativa de um grupo de jovens intelectuais goeses, criados sob os auspícios da República, que, sob o signo da ruptura, vinham chamar a si a responsabilidade de intervenção na cidade. A publicação, se buscava atingir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Great Fear of Collapse.Leonardo Masaro - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (3):247-272.
    An atmosfere of fear seems to surround western culture in the last two or three decades. From it stems a new kind of fear, imaginarially expressed in the fear of collapse event. In this paper, we chart some manifestations of the new fear of collapse in the sphere of cinema and of intelectual academic writings. In the first case, with the emergence of collapse and zombie movies in cultural industry productions; in the second one, in the emergence of civilizational collapse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Rationalization and natural law Max Weber's and Ernst Troeltsch's interpretation of the medieval doctrine of natural law.Ludger Honnefelder - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):493-507.
    Max Weber· e Troeltsch perceberam a importância que o conceito de direito natural, tal como o entenderam os medievais, teve para a formação e desenvolvimento da civilização Ocidental. Não se pode negar esta importância, mas os estudos posteriores mostram claramente que a leitura feita por aqueles dois cientistas necessita de diversas correções, principalmente quando se toma como para digmática a obra de Tomás de Aquino.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    The disintegration of social mind.Nathan Houser - 2019 - Cognitio 20 (1):62-76.
    O trumpismo nos Estados Unidos, assim como outras erupções populistas ao redor do mundo, demonstra que valores fundamentais herdados pelo Iluminismo são muito menos seguros no Ocidente do que fora presumido. Estima pela racionalidade e conhecimento objetivo e o respeito pela liberdade individual vem sendo enfraquecidos pela dissolução da sociedade em facções intransigentes. O abandono de princípios centrais que por muitas gerações serviram como base comum para a civilização Ocidental, fragmentou a sociedade Ocidental em campos aparentemente irreconciliáveis, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Ideologia e contraideologia: temas e variações.Alfredo Bosi - 2010 - São Paulo, SP: Companhia das Letras.
    Neste livro, o autor percorre seis séculos de história da civilização ocidental em busca dos momentos decisivos da luta intelectual entre dominados e dominadores. Atento às formulações da tradição hegeliano-marxista e sem descartar os clássicos da Sociologia, Alfredo Bosi investiga a dinâmica de antagônicos, discursos que moldaram a feição da sociedade, bem como suas singularidades culturais. Na primeira parte, Alfredo Bosi discorre sobre alguns autores das áreas de filosofia, política e literatura universais, destacando as estratégias contraideológicas que utilizaram (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Pascal e Camus: o pensamento dos limites.Emanuel R. Germano - 2007 - Princípios 14 (22):179-203.
    Pascal e Camus ousaram pensar os limites do homem em meio a momentos históricos de hegemonia do racionalismo. Suas indagações nos remetem à contestaçáo de conceitos caros à filosofia, tais como razáo, justiça e história lançando lúcida suspeita sobre os alicerces da civilizaçáo ocidental. Veremos, nos dois autores, a crítica implacável das pretensões racionalistas e a denúncia dos impasses e das frustrações resultantes das escolhas da modernidade.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    O ponto de convergência entre O teatro E a filosofia: O verbo théorein.Hilda Helena Bentes - 2016 - Synesis 8 (1):80-100.
    O artigo tem por objetivo examinar a relação intrínseca entre o teatro e a filosofia a partir do estudo do verbo théorein, revelador de instigantes elementos constitutivos da arte dramática e da maestria especulativa. Cuida-se de um aprendizado do olhar que, no teatro e na filosofia, irá encontrar as condições propícias para o seu pleno exercício nas manifestações artísticas e filosóficas do século V a.C. em Atenas. A invenção do olhar representa um traço peculiar e profícuo da cultura grega, que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A máscara de Emílio.Deniz Alcione Nicolay - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):55-66.
    Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ou seja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar a constituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de toda a pedagogia moderna, pois (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    “Não queremos ser o futuro, somos o presente”: des-outrizar as subjetividades por um processo formativo decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Exposição de “Cristianismo e Civilizações Terrenas” de Jacques Maritain.André Ricardo Randazzo Gomes - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (28):1-13.
    Neste artigo, pretendo expor o texto de um capítulo do livro Scholasticism and Politics, do filósofo francês Jacques Maritain (1882-1973). Este livro está em inglês e nunca foi traduzido ao português. O capítulo visado se chama “Christianity and earthly civilizations” - “Cristianismo e civilizações terrenas”. Ele é dividido em quatro seções: 1) A Igreja e o mundo, 2) Civilizações de origem pré-medieval, 3) Civilização Ocidental, e 4) Tentativas de novas civilizações. Farei a tradução ou uma paráfrase do texto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Economia política aristotélica: cuidando da casa, cuidando do comum.Armando de Melo Lisboa - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):36-72.
    A sociedade não se iniciou com a civilização grega, porém fundamentou a civilização ocidental. Pretende-se fazer uma reflexão sobre as questões econômicas do mundo antigo, quando Aristóteles anteviu crescente inserção mercantilista na sociedade e tratará a polis com uma grande autonomia humana. A sociedade grega clássica está centrada na cidade-estado, a polis, a qual era, para os gregos, o estágio final e completo da vida social, a única forma possível de existência civilizada. O conceito aristotélico de economia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Foucault e a literatura.Augusto Bach - 2010 - Dissertatio 31:133-156.
    Este artigo procura mostrar como Michel Foucault opera a leitura dos saberes da civilização ocidental em sua grande obra A História da Loucura. Ao longo dos anos sessenta, Foucault sempre esteve preocupado acerca da maneira com que usualmente nos concebemos. Investigando a linguagem racional ele descobre uma surpreendente modulação discursiva que esconde nossas mais básicas escolhas. Ele a chama de literatura. Cavando até o mais profundo e desconhecido nível de nossa cultura, a arqueologia de Foucault compartilha desde o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  3
    Problema Gnosiológico da Representação.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):41-55.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre o problema gnosiológico da representação e seus impactos metafísicos, antropológico e científicos. Investiga as bases filosóficas primárias do aspecto gnosiológico da representação, enquanto modelo cognoscitivo da realidade, vislumbrando uma ruptura entre a representação e o ser ao longo de um complexo movimento de transformação nos fundamentos da vida espiritual e intelectual da civilização ocidental, operada na concepção nominalista das coordenadas do universo mental do homem antigo-medieval. Reconhece os efeitos mais notáveis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Esclarecimento e dominação masculina.Patrícia da Silva Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):313-334.
    Resumo O objetivo deste artigo é interpretar o livro Dialética do esclarecimento e seus principais argumentos, considerando a dominação masculina que perpassa a racionalidade moderna. Para isso, sugere-se uma interpretação acerca do entrelaçamento entre mito e esclarecimento, durante o processo de civilização ocidental, indicando que os argumentos de Adorno e Horkheimer tomam a modernidade como um projeto fundamentalmente masculino.This article aims to interpret the book Dialectic of Enlightenment and its main arguments considering the masculine domination which permeates the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  32
    Movimento sofístico da Grécia : o trabalho de ensinar.José Sílvio Oliveira - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):513-540.
    Investigar a natureza do trabalho de ensinar dos sofistas na Grécia é o objetivo deste artigo. É amplamente reconhecido o preconceito histórico-ideológico que a própria palavra sofista carrega ao longo da história da educação. Afirmamos, preliminarmente, que não vamos arrancar essa marca intrincada que, em certo sentido, assinalou o caráter dos primeiros trabalhadores do ensino na civilização ocidental. No horizonte histórico-filosófico, quando a visão cosmológica é substituída pela antropológica, são os sofistas responsáveis pelo nascimento de nova profissão: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  72
    Herbert Marcuse - anticapitalismo e emancipação.Isabel Loureiro - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):7-20.
    Marcuse teve no Brasil na década de 1970 uma recepção unilateral, sendo visto unicamente como guru da contra-cultura. Contra esse equívoco o artigo mostra a relação intrínseca entre teoria e prática na filosofia de Marcuse, caracterizada como uma filosofia política cuja preocupação central é a transformação radical da sociedade capitalista.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  24.  29
    Platão e a Mereologia da Luz.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:143-148.
    Os povos da civilização islâmica clássica viram Platão (Aflātūn, Falāṭūn, Flātūn; raramente Aflāṭus ou Falāṭus) como um dos “sete sábios” ou “mestres de sabedoria” da Grécia, segundo Abū ’l-Fatḥ alShahrastānī (m. em. 1153) no Kitāb al-Milal wa’l-Nihal (“Livro das Seitas e Credos”), ou, conforme Alī ibn Yūsuf ibn al-Qifṭī (m. em 1248) no Kitāb Ikhbar al-‘Ulama‘ bi Akhbar al-Ḥukama’ (“Livro das Notícias dos Eruditos com os Relatos dos Sábios”, mais conhecido como Ta'rikh al-Ḥukama’, “História dos Sábios”), um dos sete (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  33
    Crisis civilizatoria y Vivir Bien. Una crítica filosófica del modelo capitalista desde el allin kawsay/suma qamaña andino.Josef Estermann - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    El presente artículo propone el paradigma andino del “Vivir Bien” como alternativa al modelo económico, civilizatorio y social de un capitalismo neoliberal y depredador que manifiesta serias señales de crisis. Estas crisis se manifiestan en lo financiero, económico, político, axiológico y ecológico, de modo que se puede hablar de una “crisis civilizatoria”. El “Vivir Bien” andino es la expresión de una civilización opuesta en muchos aspectos al paradigma filosófico y civilizatorio de Occidente. Las contradicciones y tensiones entre los dos modelos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  6
    Niilismo e modernidade em Nietzsche.Jeovane Camargo - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):61-71.
    Face às atuais compreensões da violência, que tendem a apresentá-la sempre negativamente, a genealogia de Nietzsche permite entender que a violência também possui um caráter positivo no percurso histórico do ocidente. Ela possibilitou a instauração da civilização, na medida em que modelou um determinado tipo humano. A eticidade do costume e o direito primitivo foram mecanismos de violência e crueldade que tornaram o homem responsável, previsível e obediente às normas. Por meio da renúncia à satisfação imediata dos instintos, internalizou-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Perspectivas e actualidade da filosofia augustiniana.A. De Miranda Barbosa - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):3 - 15.
    Se é o transcorrer do tempo que nos permite medir a justa grandeza dos homens, quando o génio se eleva as alturas demiúrgicas de modelar uma civilização, a sua grandeza só pode avaliar-se na larga perspectiva da História. É este o caso de Agostinho. Sendo o mats profundo e duradoiro influenciador da nossa cultura, dezasseis séculos o restituem vivo e presente à nossa admiração como Doutor do Ocidente.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A civilização helenística E a sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Civilização Helenística e a sua língua de “comunicação internacional”, isto é, a koiné. Ressalte-se que esse dialeto grego serviu de base para a propagação do Evangelho nos primórdios do Cristianismo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Civilização, sexualidade e entropia no pensamento de Freud.Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar & Francisco Verardi Bocca - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):441.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  7
    Do ocidente à modernidade: intelectuais e mudança social.José Maurício Domingues - 2003 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Comentário: Ocidente/Oriente.Sabrina Areco - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (4):179-182.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A civilização helenística ea sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Entre Refinamento e Civilização.Pedro Paulo G. Pimenta - 2011 - Dois Pontos 8 (1).
    Trata-se de examinar, a propósito da crítica de Hume ao Ensaio de Ferguson sobre a história da sociedade civil, o alcance e os limites da noção de civilização, tão importante para o pensamento das Luzes que a própria palavra foi forjada, pela primeira vez, nessa época. The aim of the article is to study the scope of the notion of civilization as it occurs in Hume's reading of Ferguson's Essay on history of civil society. The importance of the topic (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    Resumo : O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    Ocidente traído.Jorge Boaventura - 1979 - São Paulo: Cia. Brasileira de Impressão e Propaganda.
  36. Entre Jaspers e o "jovem Foucault": Antropologia, Loucura, Obra e Civilização.Marcio Miotto - 2022 - Araripe 3 (2):30-114.
    O presente trabalho pretende analisar as relações entre loucura e obra no jovem Foucault, isto é, no Foucault dos anos 1950 que realiza seu curso sobre antropologia (La Question Anthropologique) em Lille e na ENS entre 1952 (ou 1951) e 1955. Para estabelecer o problema, o texto começa com uma contextualização inicial sobre os inéditos de Foucault disponibilizados desde 2013 na BNF. Então o texto constrói o problema a partir de comentadores (especiamente Jean-Baptiste Vuillerod) e encontra na figura de Karl (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  30
    Civilização do mangue: biodiversidade e populações tradicionais (Mangrove's Civilization: Biodiversity and traditional populations) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p509. [REVIEW]Deis Elucy Siqueira - 2013 - Horizonte 11 (30):509-544.
    O texto parte do reconhecimento da importância das populações tradicionais na conservação da biodiversidade, tanto em termos históricos quanto em projetos socioambientais baseados no paradigma da sustentabilidade. Foca a civilização do mangue do Salgado Paraense e, em particular, as comunidades da Reserva Extrativista de Caeté-Taperaçu (município de Bragança/PA). Destaca aspectos de sua territorialidade em articulação com sua religiosidade, na qual são tratados os santos e, sobretudo, os encantes (xamanismo caboclo). A partir desta religiosidade (crenças, superstições, lendas), a discussão se (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Pensamento ocidental E oriental.Mário João Freiberger - 1977 - Convivium: revista de filosofía 20:41.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  84
    A Psicologia da Religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung.Luiz Henrique Lemos - 2014 - Horizonte 12 (33):251-252.
    LEMOS, Luiz Henrique. A Psicologia da religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Greek ocidental cities and the water: comparative study between water management in metaponto and Poseidonia.Maria Elizabeth Mesquita & Maria Beatriz Borba Florenzano - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 2:47-50.
    This study aims are to compare the characteristics of the Greek Polis of Metaponto and Poseidonia water collecting and distribution systems. And also, display the differences and similarities between the water management systems used, as to better understand the criteria developed to orientate the place of settlements and also of certain urban characteristics chosen by the Greeks, between the VIII and IV centuries B.C.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Bloom, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e a Escola do Tempo.Sandra S. F. Erickson - 1999 - Princípios 6 (7):121-131.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    Representações obscuras na antropologia de Kant: cultivo de si e civilização.Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):36-53.
    Este artigo pretende apresentar as “representações obscuras” como parte da via disponível para se conceber um cultivo de si e da civilização, de acordo com a perspectiva de uma antropologia pragmática tal como concebida por Kant. As representações obscuras marcam a existência de um campo de representações intelectuais, estéticas e morais ocultas à consciência. Estas representações possuem, de um lado, a finalidade de fornecer um _cultivo de si_, espécie de conhecimento da natureza humana, por meio de sua funcionalidade empírica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    Lewis Mumford: Uma voz de resistência à civilização tecnocrática.Letícia Lenzi - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):25-36.
    A fé absoluta na capacidade da tecnologia em promover melhorias sociais sofreu fortes críticas no último século. O escritor norte-americano Lewis Mumford denunciou este mito e seus prejuízos, estabelecendo-se como uma voz de reação contra os valores impostos pela sociedade industrial tecnocrática. Embora Mumford tenha destacado as denúncias sobre o poder desmedido da esfera tecnológica da vida moderna, e as razões históricas que nos legou essa cultura, suas teses sugerem um otimismo frente à possibilidade de controlarmos e reorientarmos seu desenvolvimento. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  29
    A filosofia na era da globalização uma fábula sobre o destino da civilização.António Pedro Mesquita - 2009 - Dissertatio 30:337-347.
    O sentido deste ensaio é o de pensar o sentido e o lugar da filosofia na época da globalização, mas por via de um recuo histórico, por forma a desafiar a visão dominante segundo a qual a globalização é um fenômeno atual. Para o efeito, procurarei abordar quatro questões: 1) Em que ambiente sociocultural, melhor, em que civilização, se dá a ruptura que conhecemos aqui por “primeira globalização”? 2) Que modo de consciência veio ela perturbar e alterar? 3) Que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    O Cristo Vivo na Civilização: Protestantismo e Espaço Público no Brasil.Lyndon de Araújo Santos - 2017 - Horizonte 15 (47):949.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Natureza e Civilização: a resistência indígena e as políticas de aldeamento nas margens dos rios Tocantins e Araguaia.Fabíula Sevilha - 2017 - Dialogos 21 (3):64-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    De Rerum Natura: A origem da linguagem e da civilização no Livro 5, v.925-1240, de Lucrécio.Raquel Goes Casini - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):5-32.
    O presente artigo foi desenvolvido durante a pesquisa de Iniciação Científica realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com o apoio do CNPq. A pesquisa teve como objetivo o estudo e a análise dos versos 925-1240 do Livro 5 da obra De Rerum Natura de Tito Lucrécio Caro. Tal recorte apresenta principalmente a origem da linguagem e da civilização. Para o desenvolvimento desse artigo, com base na frequência do curso Lingua e Letteratura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Ocidente e história em Golbery do Couto e Silva.Vânia de Assunção - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):392-443.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    Princípio do prazer como regulador de uma civilização em declínio.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):123-152.
    Resumo: Neste artigo, recusa-se o frequente pessimismo de Freud, tantas vezes denunciado por seus leitores, em relação à vida dos homens e aos destinos da humanidade, recusa auxiliada pela distinção, em sua obra, entre o domínio da metapsicologia e o da clínica. O primeiro domínio, fortemente associado à sistematização da psicanálise, admite um determinismo naturalista que, em seus termos, não prevê a autodeterminação do homem, da civilização e seus destinos, isto é, não tem a liberdade como uma noção operatória, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Martins, Hermínio, Experimentum Humanum. Civilização Tecnológica e Condição Humana, Relógio D’Água, Lisboa, 2011, 444 pp. [REVIEW]Pedro Russi - 2013 - Anuario Filosófico 46 (3):665-667.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000