Results for 'Brasil: escravidão'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Saúde pública na capital do império do Brasil: escravidão, epidemias, assistência.Tânia Salgado Pimenta - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Neste artigo pretendemos analisar a organização da regulamentação e fiscalização de atividades relacionadas à saúde pública, atentando para as mudanças no contexto histórico. Em nossa investigação, apontamos a importância das primeiras grandes epidemias de febre amarela e de cólera no Brasil em meados do século XIX que contribuíram para a centralização das ações do governo imperial. Também consideramos as mudanças na oferta de assistência à saúde, identificando os grupos sociais mais vulneráveis na sociedade escravista. Documentos governamentais, legislação e escritos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    A formação da consciência histórica: ideias de alunos em relação ao conceito escravidão africana no Brasil.Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd - 2015 - Dialogos 19 (1):385-396.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    QUILOMBOS: escravidão e resistência.Humberto José Fonsêca & Zoraide Portela Silva - 2020 - Odeere 5 (9):234.
    O Brasil foi um dos maiores traficantes de africanos destinados à escravidão nas Américas; e a Bahia um dos seus principais destinos. Porém, juntamente com a escravidão, os africanos trouxeram também a rebelião. Uma das principais formas de negação da escravidão pela revolta trazida pelos negros africanos às Américas foi o quilombo. O artigo discute as mudanças ocorridas na literatura histórica sobre a escravidão e suas formas de negação após o centenário da abolição, em 1988. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    Lei Áurea no Brasil, festas em Lagos (Nigéria): identidade e representação.Angela Fileno Da Silva - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo propõe discutir as formas de representação da identidade dos brasileiros que viveram na cidade de Lagos, em 1888. A ideia é analisar as comemorações que saudaram a notícia da abolição da escravidão no Brasil. Estas festas foram realizadas por brasileiros estabelecidos em território lagosiano, duraram vários dias e ganharam as páginas de jornais como o Lagos Observer e a Government Gazette. Nestes periódicos é possível perceber que alguns dos signos de pertencimento à comunidade foram constituídos por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    A luta pela terra no Brasil: sinal da passagem de Deus.Jaldemir Vitório - 2017 - Horizonte 15 (47):797-827.
    O tema da posse e do usufruto da terra, no Brasil, tornou-se problema desde a chegada dos conquistadores portugueses, no início do séc. XVI. Arrancada das mãos dos habitantes primitivos do solo brasileiro, a propriedade fundiária tornou assunto da Coroa Portuguesa, que transformou sua nova colônia em reservatório de inesgotáveis recursos naturais. As lutas para superar a exploração dos colonizadores começou desde cedo, numa tentativa de dar à terra sua destinação social, para além da visão mercantilista europeia. O Movimento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  34
    Emancipacionism and Abolicionism – a debate in Brasil of slavery.José D’Assunção Barros - 2008 - Cultura:199-231.
    Este artigo, inserido no âmbito da História das Ideias, busca elaborar um panorama das posições que se contrastam no interior do conjunto de discursos anti-escravistas do século XIX, enfatizando as nuances presentes nas posturas “emancipacionista” e “abolicionista”, e no interior desta última as nuances que podem ser identificadas e que distinguem um abolicionismo moderado de um abolicionismo radical. O ponto de partida da análise é a distinção entre dois modos de conceber a Escravidão: como Desigualdade ou como Diferença. A (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    Chesterton Brasil Interviews Father Ian Boyd.Chesterton Brasil & Father Boyd - 2014 - The Chesterton Review 40 (1-2):188-191.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Como se formou o campo da análise de discurso no Brasil.Ll Brasil - 2011 - Entremeios 2 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que a exposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Evolução da estratégia.Comunista No Brasil & Luis Fernandes - 1992 - Princípios 24.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Escolha de parceiros afetivos: influência das sequelas de fissura labiopalatal.Fernanda Renda Brasil, L. A. Tavano, Sandro Caramaschi & Ompr Rodrigues - 2007 - Paideia 17 (38):375-387.
  12. Publicado no diário oficial da união de 16/03/2010, seção 3, páginas 42/43.Edward Madureira Brasil - 2010 - Filosofia 12:04.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Motor Cortex Stimulation for Pain Relief: Do Corollary Discharges Play a Role?Joaquim P. Brasil-Neto - 2016 - Frontiers in Human Neuroscience 10.
  14.  7
    Da Relação [Erótica] Entre Filosofia e Educação.D. P. Brasil - 2010 - Páginas de Filosofía 2 (1):175-193.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  41
    How Much Time Does a Measurement Take?Carlos Alexandre Brasil, L. A. de Castro & R. D. J. Napolitano - 2013 - Foundations of Physics 43 (5):642-655.
    We consider the problem of measurement using the Lindblad equation, which allows the introduction of time in the interaction between the measured system and the measurement apparatus. We use analytic results, valid for weak system-environment coupling, obtained for a two-level system in contact with a measurer (Markovian interaction) and a thermal bath (non-Markovian interaction), where the measured observable may or may not commute with the system-environment interaction. Analysing the behavior of the coherence, which tends to a value asymptotically close to (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    O Direito Achado Na Rua e Mediação: Convergências Entre Roberto Lyra Filho e Luís Alberto Warat.Guilherme Maciulevicius Mungo Brasil - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):1.
    A partir da vertente de O Direito Achado na Rua, de Roberto Lyra Filho, que reconhece manifestações jurídicas para além do Estado, surge o problema de pesquisa: como concretizar essa forma não oficial de direito? A hipótese é que a mediação, nos moldes descritos por Luis Alberto Warat, é instrumento adequado para esse fim. O objetivo do trabalho é compreender como O Direito Achado na Rua pode se valer do método da mediação para se efetivar, em um cotejo recíproco entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Il faut danser, en dansant.Ilana Paterman Brasil, Zoy Anastassakis & Barbara Szaniecki - 2018 - Multitudes 70 (1):202.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    O Ensino Religioso nos projetos dos colégios fundados pelo protestantismo em Belo Horizonte, MG: um estudo das concepções, práticas e perspectivas.Taciana Brasil dos Santos - 2020 - Horizonte 18 (55):412.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    First page preview.Angela Maria Brasil Biaggio - 2004 - Journal of Moral Education 33 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Uma visão sobre a mística.William James & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:206109-206109.
    Tradução do Artigo de William James:_ A Suggestion about mysticism_. Texto publicado originalmente em 17 de fevereiro de 1910 no Volume VII N°4 em _The journal of philosophy psychology and scientific methods_ p. 85 a 92. Artigo de domínio público de acordo com a Convenção de Berna.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Um palco de tensões e disputas: tempo presente e lembranças do passado no evangelho de Marcos.Daniel Brasil Justi, André Leonardo Chevitarese & Lair Amaro dos Santos Faria - 2019 - Horizonte 17 (52):315-344.
    Subject of constant reflections in other works and published studies, the theme of memory and its relations between past and present always provokes renewed perspectives regarding the readings of the ancient texts in our academic discussions. Analyzing the present time of a community behind an ancient document is likewise always challenging. However, in the present document (Mark’s Gospel), when analyzed in the light of heuristic concepts - such as memory, for example - there are very effective indications in proposing new (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Linguagem, Epistemologia e Mística.Steven T. Katz & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:1334.
    Esse artigo foi originalmente publicado como capítulo do livro Mysticism and Philosophical Analysis, organizado por Steven T. Katz e publicado pela Oxford University Press em 1978. O texto trata de questões epistemológicas da mística e problematiza uma série de concepções dessa temática, tendo por principal objetivo marcar uma maneira de abordar os dados fornecidos pelos místicos, concentrando-se especialmente na tentativa de defender a concepção de que assim como as ideias são mediadas por contextos culturais, sociais e religiosos, as experiências místicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    " Direito"* como cultura.Programa Brasil Latino & Fondazione Cassamarca de Treviso Itália - 2004 - In Luiz Carlos Bombassaro, Arno Dal Ri Júnior & Jayme Paviani (eds.), As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Guiando públicos: proposições de consumo de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.Emylianny Brasil Silva & Sílvia Helena Belmino - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):94-107.
    Resumo Na posição de cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 Fortaleza colocou-se em uma trajetória de exibição global de atributos. Um contexto de realocação de imagem apoiada em discursos de apresentação e orientação de consumo de Fortaleza. O questionamento em que se baseia este artigo é: Quem são os públicos e como eles são referidos nos guias de cidade-sede? A partir da metodologia de Análise Crítica do Discurso, foram analisadas seções de guias de cidade lançados para o megaevento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, exige o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: a proposta do pão dos pobres.Ana Paula Brasil Vaz Madruga - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):15-19.
    O presente artigo tem como objetivo verificar as principais concepções relativas à construção das dimensões de cidadão e cidadania desenvolvidos pelo Orfanotrófio Pão dos Pobres, na década de 20, através da análise do impresso da escola - Boletim Pão dos Pobres -· bem como a sua relação com a realidade social da época, a fim de demonstrar como essas iniciativas procuravam atender às necessidades do novo contexto social emergente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Visiones desde el abismo: pensar el cine desde Eugenio Trías.Vanessa Brasil Campos Rodríguez & Ricardo Sánchez Ramos (eds.) - 2023 - Madrid, España: Solaris, Textos de Cine.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Expediente - Horizonte, Belo Horizonte, v. 21, n. 64, jan./abr. 2023.Brasil Fernandes de Barros - 2023 - Horizonte 21 (64):e216411.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Expediente - Horizonte, Belo Horizonte, v. 20, n. 63, set./dez. 2022.Brasil Fernandes de Barros - 2023 - Horizonte 21 (64):e216411.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec.Brasil Fernandes de Barros - 2019 - Horizonte 17 (52):525-526.
    Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Expediente - Horizonte, Belo Horizonte, v. 20, n. 63, set./dez. 2022.Brasil Fernandes de Barros - 2023 - Horizonte 20 (63).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Ciência da vida após a morte.Brasil Fernandes de Barros & Carlos Frederico Barboza de Souza - 2023 - Horizonte 20 (63):206213-206213.
    Resenha do livro: MOREIRA ALMEIDA, Alexander; COSTA, Marianna Abreu; COELHO, Humberto Schubert. _Science of life after death. _Cham, Switzerland: Springer, 2022. 96 f.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    A ideia de uma antropologia do Islã.Brasil Fernandes de Barros & Talal Asad - 2023 - Horizonte 21 (64):216411-216411.
    TEXTO PUBLICADO PELO CENTRO DE ESTUDOS ÁRABES CONTEMPORÂNEOS - Universidade de Georgetown Washington D.C. 20057. Março de 1986.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Expediente - Horizonte, Belo Horizonte, v. 20, n. 61, jan./abr. 2022.Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte.
    Expediente - Horizonte, Belo Horizonte, v. 20, n. 61, jan./abr. 2022.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Manual de submissão de artigos para Horizonte: Open Journal System (OJS 3.0).Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte.
    O objetivo deste manual é orientar pesquisadores e autores que desejem submeter seus textos à revista _HORIZONTE._.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo. [REVIEW]Antonio Glaudenir Brasil Maia - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):561-581.
    A presente reflexão se propõe a apresentar que a questão política configura a fase atual do pensiero debole de Gianni Vattimo, apoiado não apenas na sua recente produção e na literatura pertinente, mas também na sua intervenção política no parlamento europeu nos últimos anos. O sentido político que o pensiero debole assume como crítica do poder representa o caráter de atualidade de uma filosofia que pense o presente. Tal sentido é perceptível na reflexão em torno da democracia e do comunismo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O Jesus Ariano. O imaginário e as concepções historiográficas do Jesus Histórico na Alemanha Nazista.André Leonardo Chevitarese & Daniel Brasil Justi - 2017 - Horizonte 15 (45):186-203.
    Este trabalho pretende discutir que os teólogos alemães, comprometidos com a ideologia nazista, inclusive através do juramento de lealdade que fizeram ao Führer, não optaram pelo “silêncio virtual” nem demonstraram “um interesse limitado” pelo Jesus histórico. Muito pelo contrário, eles não apenas potencializaram o “retrato” de Jesus como sendo um ariano, como também o popularizaram, por meio de seus escritos, de suas homilias e de suas experiências cotidianas. Deve-se ter atenção aqui: a consolidação desse novo retrato é anterior ao advento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    The Societal Readiness Thinking Tool: A Practical Resource for Maturing the Societal Readiness of Research Projects.Michael J. Bernstein, Mathias Wullum Nielsen, Emil Alnor, André Brasil, Astrid Lykke Birkving, Tung Tung Chan, Erich Griessler, Stefan de Jong, Wouter van de Klippe, Ingeborg Meijer, Emad Yaghmaei, Peter Busch Nicolaisen, Mika Nieminen, Peter Novitzky & Niels Mejlgaard - 2022 - Science and Engineering Ethics 28 (1):1-32.
    In this paper, we introduce the Societal Readiness Thinking Tool to aid researchers and innovators in developing research projects with greater responsiveness to societal values, needs, and expectations. The need for societally-focused approaches to research and innovation—complementary to Technology Readiness frameworks—is presented. Insights from responsible research and innovation concepts and practice, organized across critical stages of project-life cycles are discussed with reference to the development of the SR Thinking Tool. The tool is designed to complement not only shortfalls in TR (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  26
    Singularidade e sonho de permanência da sociedade escravista brasileira (Século XIX).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (35):987-1001.
    Within a sequence of studies on slavery in Brazil in 50 years, we have the original study on the political dimension of this slavery from original documentation (Annals and Archives) carried forward by Tamis Parron. In the nineteenth century occurred, according to the author, a politicization of slaveholding issues rather than the development of a policy of slavery. The smuggling of slaves and the defense of slavery are too significant to be set aside by historiography events. To Parron, external aspects (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    L’écoute clinique de la parentalité : un espace pour symboliser la dyade parent-enfant.Mariana de Sousa E. Silva, Katia Tarouquela Brasil, Éliana Rigotto Lazzarini & Tanize Viçosa Cardoso - 2023 - Dialogue: Families & Couples 241 (3):21-35.
    La parentalité impose au sujet un travail psychique intense qui s’appuie sur des aspects narcissiques, archaïques, sur l’histoire de la filiation et de la transmission psychique. La parentalité est, avant tout, liée à un processus qui comporte des risques psychiques particuliers face aux événements de vie. Identifier ces enjeux dans la relation parent-enfant et comprendre ce qui est sollicité pour le sujet face à des événements nécessite de remodeler les alliances et de trouver un nouvel équilibre psychique. Dans le cadre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Madalena e Mirtes: “Por que as mulheres negras são as últimas da fila depois de ninguém?”.Marília do Amparo Alves Gomes & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):84-108.
    Este artigo suscita uma reflexão sobre a condição que muitas mulheres negras ainda vivem na sociedade brasileira. Nesta breve análise examinamos as memórias coletivas dos grupos dominantes e dominados desde o contexto da escravidão brasileira até a sociedade atual tomando como base a teoria da memória de Maurice Halbwachs e Michael Pollak, recorremos também aos estudos de algumas feministas negras, a exemplo de Grada Kilomba, Bell Hooks, Sueli Carneiro e Chimamanda Adichie e também da feminista Heleieth Saffioti, que abordam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    A educação das relações raciais em uma perspectiva histórica.Marcus Vinícius Fonseca - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Neste artigo, abordamos o processo de construção da educação das relações raciais a partir de uma perspectiva analítica que tem como elemento central a história da educação dos negros, no Brasil. Dessa forma, construímos um percurso que trata de diferentes momentos em relação ao processo de incorporação dos negros à sociedade brasileira, especificamente o tráfico de africanos escravizados, a abolição da escravidão e a constituição do movimento negro como sujeito coletivo. Analisamos esses eventos procurando destacar seu significado educacional (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    A ética dos miseráveis.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Ética. O que é isso? -/- Ética é o que dizemos ser o valor maior da conduta humana e esse valor, que aprendemos através do ensino e da educação é a parte frágil que se soma ao valor fixado em nossa natureza pela herança genética, por isso, não podemos dizer que somente através do saber adquirido o homem forma o seu corpo de caráter para o bem ou para o mal, para as ações virtuosas ou para as ações viciosas, o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  24
    Descolonizando o currículo escolar e o ensino de história: Agudás, os retornados a África.Ana Lúcia Da Silva & Teresa Kazuko Teruya - 2020 - Odeere 5 (10):41-69.
    O objetivo deste artigo é analisar a letra do samba-enredo: “Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil”. Que contribuição este enredo oferece ao ensino de História da África e cultura afro-brasileira? Oferece uma memória histórica inédita ao carnaval carioca, dando visibilidade ao povo negro que retornou à África antes da abolição da escravidão no Brasil em 1888. Assim, propõe desconstruir o paradigma eurocêntrico e construir caminhos para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  27
    Sodomitas “de cor” e inquisição portuguesa: perseguições aos nefandos no novo mundo durante o século XVII.Cristiane Batista Da Silva Santos & Daniana Oliveira Bispo - 2017 - Odeere 1 (2).
    Com este breve artigo, prendemos fazer um estudo sobre os Sodomitas “de cor” perseguidos pela Inquisição Portuguesa na Bahia do século XVII. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre a Sodomia, delito contra a fé católica, crime que estava sob a alçada do Tribunal do Santo Ofício e que fora praticado pelos negros escravizados e a partir dos documentos inquisitoriais, discorremos sobre a trajetória dos desviantes: o cativo lisboeta Jeronimo Soares, que fora acusado de sodomita e “alcoviteiro” e o mulato ator cômico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    A escravidão e seus locais de memória – O Rio de Janeiro e suas “maravilhas”.Renata Figueiredo Moraes - 2017 - Odeere 1 (2).
    O Rio de Janeiro colonial e escravista é um contraste à ideia de cidade maravilhosa. Apesar do esforço atual de inserir o quesito “maravilha” na região portuária, foi por ela que milhares de africanos destinados a escravização chegaram. O texto reflete sobre o Cais do Valongo e o cemitério dos pretos novos, tratando-os como locais de memória do tráfico e dos descendentes de africanos escravizados. Os diferentes usos públicos e políticos feitos desses locais também serão tratados uma vez que tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  29
    A escravidão e o trabalho livre em Machado de Assis.Lupércio Antônio Pereira - 2010 - Dialogos 14 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Escravidão, reprodução endógena e crioulização: o caso do Espírito Santo no Oitocentos.Adriana Pereira Campos - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (23):84-96.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  29
    Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos.Ênio José da Costa Brito - 2019 - Horizonte 16 (51):1372.
    A comunicação apresenta a síntese de alguns verbetes do Dicionário da Escravidão e Liberdade, lançado em 2018 pela editora Companhia das Letras com a intenção de dar a conhecer um pouco do seu rico conteúdo. Duas atitudes são exigidas diante de uma obra deste nível: a coragem de conhecê-la e a disposição de difundi-la.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000