Results for ' jantar'

Order:
  1.  18
    Dramatic devices and philosophical content in Plato's Symposium.Carl O’Brien - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:73-84.
    O Banquete de Platão serve-se de recursos dramáticos diversos, tais como a história-moldura, a organização dos discursos e o ensino de Diotima enquanto meios de orientação do leitor pela mensagem filosófica subjacente, a qual inclui um exame do sistema socrático de educação. Os discípulos de Sócrates demonstram notável entusiasmo pela filosofia, mas parecem incapazes de distinguir o amor por Sócrates do amor pela sabedoria. Agatão ocupa posição de destaque: devido a um trocadilho com o seu nome, a jornada do (...) em sua casa se tornará na ascensão em direção ao Bem. Além disso, ele representa a educação sofística e poética, assim como cada um dos oradores representa algum tipo particular de conhecimento, o que implica que não se deveria simplesmente impingir pedantismo a Eurixímaco, ou tomar o discurso de Aristófanes enquanto um interlúdio cômico. Eles formam, antes, uma complexa rede intertextual. Alcibíades exibe as fraquezas de um homem inábil ou relutante em seguir a totalidade do ensino socrático. Sua solicitação de ser conduzido por Agatão simboliza a incapacidade de encontrar o próprio caminho do Bem, ao passo que a interrupção da ordem bem organizada do banquete pelos boêmios lembra a atitude dos tiranos e de outros homens hostis à filosofia. Apesar dessa crítica aos estudantes de Sócrates, o Banquete finaliza com uma nota positiva. As ações finais de Sócrates ocupam-se das outras pessoas – uma crítica implícita a quem sustenta que a filosofia subverte os laços sociais. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Talesov vitalizam.Željko Kaluđerović - 2015 - Filozofska Istrazivanja 35 (3):471-482.
    U radu se analizira Talesovo shvaćanje duše, uz primarno oslanjanje na Aristotelove kapitalne uvide i konzultiranje relevantnih doksografskih bilješki. Istraživanjem je utvrđeno da je Stagiranin miletskog fizičara, uzimajući u obzir njegovo navodno stajalište da kamen ima dušu zato što pokreće željezo, situirao u kategoriju mislilaca koji su smatrali da je duša načelo kretanja. Autor je zatim konstatirao da je mišljenje da je duša pomiješana u cjelini povezano s poznatom sintagmom koja se pripisuje Talesu: »sve je puno bogova«. Ako se ove (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation