Results for ' Timeu'

14 found
Order:
  1. O Tempo Na Narrativa Platônica Da Criação: O Timeu.José Santos - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:42-55.
    A cosmologia proposta no Timeu visa a dupla finalidade de criticar o naturalismo grego e compatibilizar o mundo visível com a teoria das Formas, introduzindo uma série de conceitos reformuladores da tradição. Assente no pressuposto dualista de que a mutabilidade sensível nasceu do modelo eterno, perfeito e imutável, das Formas inteligíveis , a narrativa platónica harmoniza os mundos opostos e coexistentes, dominados pelo teleologismo da Inteligência e mecanicismo da “causa errante”. É o que este texto pretende expor.The cosmology presented (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  14
    A Poética da Mímesis no Timeu-Crítias de Platão.Nelson De Aguiar Menezes Neto - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03016.
    O presente estudo consiste em uma análise do processo de composição do Timeu-Crítias de Platão, sob o ponto de vista da modelagem do discurso. Pretende-se mostrar que o diálogo é marcado por uma engenhosa articulação de técnicas de composição, que combinam os aspectos pictorial e dramático da mímesis poética. Estabelecendo as Panateneias como referência implícita, a obra apresenta a performance de uma sequência de narrativas, produzidas como verdadeiras imagens discursivas. A originalidade platônica revela-se no Timeu-Crítias, portanto, no desempenho (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Theòs Anaítios: um comentário sobre a teodicéia de Platão à luz do Timeu.Jacqueline Bergamini Maretto - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:31-40.
    Normal.dotm 0 0 1 444 2534 MM 21 5 3111 12.0 0 false 18 pt 18 pt 0 0 false false false Este artigo tem por objetivo abordar a teodiceia platônica, sintetizada pela célebre expressão theòs anaítios , à luz da gênese do mundo sensível descrito por Platão no Timeu . O significado desta expressão em Platão é claro: a responsabilidade pela escolha do gênero de vida e suas consequências é da alma ( psych é ), e não do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. A “matéria” E A “necessidade” No Timeu De Platão.Luc Brisson - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:18-30.
    É no Timeu de Platão encontra sua origem o que nomeamos «matéria», termo que traduz o que Aristóteles nomeou húle, e é conveniente precisar que se trata da «matéria primeira». Como a hipótese da «matéria primeira» é destinada a resolver um problema metafísico, o do substrato da mudança física, compreende-se bem por que a ciência moderna se desinteresou da questão, considerando que, se aceitamos o princípio segundo o qual «nada nasce nem perece, pois tudo se transforma», é suficiente descrever (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    A Poética da Mímesis no Timeu-Crítias de Platão.Nelson de Aguiar Menezes Neto - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:03016-03016.
    The present study is an analysis of Plato’s _Timaeus-Critias_ composition process, from the point of view of discourse modeling. It intends to show that the dialogue is distinguished by an insightful articulation of composition techniques, which combine the pictorial and dramatic aspects of poetic _mimesis_. Establishing the Panateneias as an implicit reference, the work presents the performance of a sequence of narratives, produced as true discursive images. Platonic originality is revealed in _Timaeus-Critias_, therefore, as the accomplishment of a formal construction (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Theòs Anaítios: a commentary on Plato's Theodicy in light of Timeu.Jacqueline Bergamini Maretto - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:31-40.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Parmenidean pedagogy in Plato's Timaeus.William H. F. Altman - 2012 - Dissertatio 36:131-156.
    No livro Plato’s Philosophers, Catherine Zuckert olha para o Timeu de Platão de maneira renovada e revive implicitamente a tese de A. E. Taylor, segundo a qual Timeu não fala por Platão. Taylor devotou seu escrupuloso comentário de 1927 para construir esse argumento, o qual, porém, encalhou diante da questão colocada dez anos depois por F. M. Cornford, no livro Plato’s Cosmology : “Qual poderia ter sido o seu motivo?” O motivo de Platão era tanto pedagógico quanto parmenídico: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    The psychosomatics attributes in Plato’s Timaeus and Charmides: disease and health of man.Hugo Filgueiras de Araújo - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:7-22.
    The paper analyzes in Plato the integration/συναμφότερον between the human soul and body in Charmides and Timaeus exploring the ideas of health/ὑγίεια and disease/νόσος and how they originate in man. The thesis is that in Plato’s thought there is a strong presence of an integrated view of man, the relationship between the constitutive instances (soul and body) being psychosomatic, since both suffer (πάσχω) influence from each other. The nuances of the soulbody relationship are also considered with regard to the psychophysical (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    O mito da cidade justa: considerações sobre um uso filosófico da mimese em Platão.Mateus Lima dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):140-159.
    O ataque de Platão à mimese parece reducionista a ponto de muitas interpretações a conceberem como uma noção essencialmente negativa. Na República (X 595c-608b), o filósofo teria definido as artes representativas através de tal conceito, expulsando os imitadores de sua cidade sob o pretexto de que engendrariam imagens distantes do inteligível (R. X 595c-602b). No entanto, a constituição política elaborada por Platão é apresentada como uma “pintura” (Ti. 19b) “imaginada em palavras” (R. VI 501e), quer dizer, ela possui o mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
    Quando Platão trata das “afecções e as formas que ela [a alma] tem na vida humana”, ele a descreve segundo um esquema tripartite, tal como aparece também na exposição dos seus gêneros na República. No Timeu, ao tomar a via mais longa para expor a natureza da alma, Platão apresenta a Ideia da alma cósmica como uma mistura de três Ideias intermediárias procedentes de um princípio bipolar. Assim como na alma do mundo, também a alma humana possui uma estrutura (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  31
    O tema do “deus sem ciúme”: da aphthonia grega à non invidentia agostiniana.Isabelle Koch - 2001 - Discurso 32:49-70.
    Sabemos que a noção de criação não tem lugar nas antigas cosmologias. a não ser nos discursos míticos, como o Timeu de Platão. A despeito dessa ausência, os Padres da Igreja não hesitaram em procurar, nas cosmogêneses das filosofias gregas. conceitos adequados a ajudá-los a comentar o Gênesis e a lidar com a criação do mundo e dos seres que o habitam. A partir daí, ocorreu a retomada, às vezes surpreendente, de certos conceitos, cujo sentido foi então profundamente modificado, (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Khora: The Hermeneutics of Hyphenation.John Manoussakis - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (1):93 - 100.
    This paper traces the seminal notion of khora back to its birthplace text of Plato's Timaeus. At the same time, it develops a critique of Jacques Derrida's reading of khora in the context of apophatism, or negative theology. John Caputo's reading as well as Richard Kearney's criticism of the latter are presented and discussed in this text. Finally, the article suggests that the image of khora could provide continental philosophy with an example of wliat the author calls "Hermeneutics of Hyphenation", (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  9
    Cosmologias de antípodas.Juliano C. S. Neves - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e37956.
    Nietzsche colocou-se como um antípoda a Platão. Mas em questões cosmológicas, o eterno retorno nietzschiano tem também alguns pontos em comum à cosmologia platônica descrita no Timeu. A finitude espacial, a ciclicidade cósmica e a ética cosmológica dizem respeito às semelhanças, já a infinitude temporal, a teleologia e a necessidade afastam os filósofos. Então, neste trabalho, aponto proximidades e afastamentos entre os dois filósofos em questões cosmológicas, além de sugerir alguma atualidade de suas concepções em relação à nossa ciência. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Pedra Angular Do Arco.David Dilworth - 2024 - Cognitio 25 (1):e64371.
    A Naturphilosophie e a Freiheitsschrift de Schelling como proveniência do princípio fundamental do sinequismo de Peirce.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark