Emergência

COMPÊNDIO EM LINHA DE PROBLEMAS DE FILOSOFIA ANALÍTICA 2022:1-33. Translated by Diogo Fernandes (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo, discuto o problema das propriedades emergentes, começando por apresentar uma concepção tradicional de acordo com a qual estas propriedades exibem três características definidoras: elas dependem de propriedades e relações físicas, mas constituem, em relação a estas, uma novidade e, como tal, não são delas deduzíveis. Em primeiro lugar, discuto algumas das razões gerais que explicam o facto de tradicionalmente se supor que este tipo de novidade – e.g. causal ou qualitativa – parece exigir que as propriedades emergentes não se encontram, de todo, fisicamente fundadas, não podendo ser deduzidas das suas bases físicas. Portanto, a dependência física das propriedades emergentes não pode ser explicada, o que é normalmente tido como misterioso. Recorrendo a uma concepção funcionalista de dedutibilidade, discuto de seguida, com mais detalhe, a relação entre a novidade e a não-dedutibilidade, realçando o modo como os diferentes tipos de não-dedutibilidade conduzem a diferentes tipos de novidade e, como tal, a diferentes formas de emergência. Finalmente, considero algumas abordagens científicas modernas que rejeitam a não-dedutibilidade enquanto condição necessária da emergência. Segundo tais abordagens, o tipo de novidade associado às propriedades emergentes é compatível com uma fundação física, o que, por sua vez, faz desvanecer o mistério e confere respeitabilidade científica à noção de emergência. Concluirei estabelecendo comparações entre estas abordagens e o hilomorfismo neo-Aristotélico.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Representando fenômenos emergentes.William Ananias Vallerio Dias - 2022 - Principia: An International Journal of Epistemology 26 (1):153-171.
Variedades de Realismo Metafísico.João Branquinho - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (4):725-752.
É o naturalismo biológico uma concepção fisicalista?Tárik de Athayde Prata - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):255-276.
Pampsiquismo.Anderson Luiz do Vale Fonseca - 2023 - Cognitio 24 (1):e60528.
Os referentes de nomes próprios têm propriedades sortais essenciais?Martin Motloch - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40327.

Analytics

Added to PP
2023-12-18

Downloads
121 (#149,819)

6 months
121 (#33,598)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

David Yates
Universidade de Lisboa

Citations of this work

No citations found.

Add more citations