Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética

Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta investigação trata da diferença entre as áreas da filosofia, mas essa diferenciação necessita de uma forma plausível e não dogmática em seu proceder. Para encontrar uma forma de diferenciar cada área interna da filosofia, utilizou-se uma comparação inicial com as ciências e se buscou oprocesso argumentativo como um fator principal de diferenciação. Isso se expressa mais diretamente no problema de pesquisa, que visa a investigar se as diferentes áreas filosóficas também possuem diferentes processos deargumentação. A relevância desta investigação se encontra na identificação de determinadas tensões entre as áreas filosóficas. O resultado mostra que os diferentes conteúdos tratados pelas distintas áreas filosóficas exercem um efeito importante sobre os processos argumentativos. Para fins de delimitação, optou-se por duas áreas da filosofia: a lógica e a ética

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,931

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Crença, regra e ação.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (2):279-308.
Direitos, deveres não: o teor cognitivo da moral moderna.Delamar José Volpato Dutra - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):108-124.
Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.

Analytics

Added to PP
2013-04-19

Downloads
35 (#470,293)

6 months
6 (#588,245)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references