A ação humana e a natureza

Controvérsia 20 (1):92-103 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo procura apresentar algumas considerações acerca do entrecruzamento do pensamento político de Hannah Arendt e a questão ambiental. Para tanto, o seguinte questionamento servirá de guia para a reflexão aqui pretendida: se o âmbito natural é perturbado pelas ações humanas, é razoável a crença de que a própria ação humana possa ser capaz de frear o atual cenário de catástrofe? Assim sendo, assume-se, aqui, como procedimento metodológico uma análise bibliográfica que recorre ao livro A condição humana (The human condition, 1958 [2010]) e alguns ensaios da coletânea Entre o passado e o futuro (Between Past and Future, 1961 [2009]). De modo geral, busca-se desenvolver o argumento de que embora não se possa enquadrar Hannah Arendt no rol das “historiadoras das ciências”, tampouco uma “pensadora da ecologia”, é certo que ela nunca deixou de se interessar e comentar os eventos científicos de seu tempo, bem como de se preocupar com as consequências das ações humanas. Logo, os assuntos relacionados aos avanços tecnológicos e científicos constituem assuntos de primeira grandeza e importância tanto para o mundo quanto para a política. Em suma, pretende-se sustentar a hipótese de que para Hannah Arendt, a imagem adotada da natureza – ao menos desde a época moderna –, e as ações humanas cometidas a partir desta compreensão, afetam diretamente nossa existência política.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Natureza humana e fundamento da ação moral em Kant.Adamo Perrucci - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (2):67-78.
Ernst Bloch: esperança por uma aliança entre história e natureza.Rosalvo Schütz - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34619.
Ética e política em Hans Jonas e Hannah Arendt.Éric Pommier - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (43):227.
O Significado de Poder na Filosofia de Hannah Arendt.Rene Erick Sampar - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):205.

Analytics

Added to PP
2024-04-04

Downloads
2 (#1,807,551)

6 months
2 (#1,205,524)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references