Graphic instinct: the account of graphic instinct: the account of rhetorical action and its instinctive roots in Peirce’s classification of practical sciences

Cognitio 21 (1):132-151 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em um artigo intimamente relacionado a este, mostramos que o estudo mais maduro de Peirce sobre a retórica especulativa, em Ideas, Stray or Stolen, about Scientific Writing, nos convida a refletir e apreender o fenômeno da retórica em sua totalidade. Seguindo pistas aristotélicas, Peirce – implicitamente – diferencia três aspectos categoriais da ação retórica, diferenciando entre sua potencialidade [δύναμις] e perfeição [ἐντελέχεια] como uma faculdade instintiva de tornar signos eficazes em uma utópica arte universal, sua atualidade como um discurso prático normativo historicamente eficaz e que molda a prática retórica [τέχνη], referida como retórica comum; e sua formalidade, articulada pela investigação puramente teórica [θεωρία] das condições necessárias da eficiência dos signos em geral, intitulada Retórica Especulativa. Assim como nosso modo de ser com os outros em um mundo comum de compartilhamento de propósitos, a retórica, tanto para Aristóteles quanto para Peirce, constitui uma forma semiótica do summum bonum, cujo cultivo é essencial para o crescimento da razoabilidade concreta em qualquer comunidade política e na civilização como um todo. No presente artigo, começamos reconstruindo o relato da retórica de Peirce, no quadro de sua classificação das ciências práticas, e depois mostramos como esse relato da retórica como uma faculdade enraizada no “Instinto Gráfico” confirma a análise que apresentamos no trabalho anterior. Na seção final, tentaremos esboçar em que sentido a importância de conceber a retórica como uma δύναμις com uma ἐντελέχεια específica, ou “potencialidade-ideia” do aperfeiçoamento do desenvolvimento, pode nos ajudar a apreciar o papel histórico emancipatório que Peirce atribui às Ciências Normativas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Persuasión, seducción y razón: entre la retórica sofística y la dialéctica platónica.Sergio Roncallo Dow - 2009 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 15:47-61.
O corpo como evidência da alma no Górgias de Platão.Maria Aparecida De Paiva Montenegro & Pedro Henrique Araújo Santiago - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03010.

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
5 (#1,546,680)

6 months
2 (#1,206,551)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Alessandro Topa
American University in Cairo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations