Linhagens do Armamento

Princípios 30 (62) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nosso objetivo foi discutir a análise do estatuto das armas e do armamento no quadro de uma reflexão sobre a tecnologia como apresentada por Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra Mil Platôs. Os autores oferecem uma interpretação sobre a especificidade desses elementos técnicos a partir de sua ligação com o processo de inovação das sociedades guerreiras nômades. Esse processo é indissociável de certo modo de operação da metalurgia artesanal e itinerante sobre o phylum maquínico, definido como matéria-movimento composta por singularidades e manifesta em traços de expressão determinados. Porém, o phylum maquínico e a linhagem tecnológica do armamento também podem ser capturados por um aparelho de Estado, passando a funcionar de maneira distinta daquela em que operavam quando conexos ao espaço nômade. Essa captura está na gênese de uma indústria armamentista, cerne problemático da relação entre guerra, técnica e capital para o qual se direciona nossa reflexão final.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,682

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Deleuze, Guattari e le macchine semiotiche.Simone Aurora - 2012 - Janus. Quaderni Del Circolo Glossematico 10:141-157.
El control del comercio de armamento.Vicenç Fisas Armengol - 1997 - Revista Internacional de Filosofía Política 9:56-69.
Gilles Deleuze, Félix Guattari and the total system.Mohamed Zayani - 2000 - Philosophy and Social Criticism 26 (1):93-114.

Analytics

Added to PP
2023-09-30

Downloads
6 (#1,476,313)

6 months
5 (#693,173)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references