Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa biográfica [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):561-578 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A pesquisa biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente”. Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como ponto de partida os escritos de Santos acerca da crise do paradigma dominante e a emergência de novo paradigma, esste mais fluido, que aceita a subjetividade, critica a neutralidade da ciência e compreende que todo o conhecimento é também autoconhecimento. A aceitação, embora com algumas reservas, das pesquisas com histórias de vida na academia não é, senão, fruto dessa nova postura epistemológica. Palavras-chave: Pesquisa biográfica. Paradigma emergente. Narrativas de si. História de vida.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Esboço do Paradigma Winnicottiano.Zeljko Loparic - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (2).
O cotidiano como fonte de pesquisa nas ciências sociais.Nilda Stecanela - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):63-75.
A educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar.Rogério Rodrigues - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):579-600.
Vulnerabilidade e proteção: a prática e a pesquisa em psicologia.Alice Maggi - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):157-165.

Analytics

Added to PP
2018-12-27

Downloads
36 (#446,058)

6 months
8 (#370,225)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references