Reificação em Axel Honneth

Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):13-23 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O conceito de reificação é destacado neste ensaio segundo a atualização feita por Axel Honneth, como esquecimento do reconhecimento. A proposta é de usar esse conceito atualizado de reificação do autor como chave de leitura, para uma reflexão sobre o tema das políticas de esquecimento e o processo de esvaziamento do espaço público. Para isso, três momentos serão apresentados: 1) o processo de atualização do conceito de reificação e sua implicação na questão sobre a política de esquecimento; 2) uma reflexão temática sobre a política de esquecimento, no que diz respeito as questões sobre a narrativa, a verdade de fato e a opinião; 3) a luta por reconhecimento como abertura de possibilidade das formas de resistências às políticas de esquecimento. Assim sendo, o ensaio destaca as referências de Honneth às teorias de Luckács, de Heidegger e de Dewey; como também os argumentos sobre a questão da memória e da verdade dos fatos, em citações a Hannah Arendt e a Beatriz Sarlo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,654

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Reificação: Uma categoria reformulada pela Teoria Crítica?Marcio Renan Hamel - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):40.
Reificação e reconhecimento: um estudo a partir da teoria crítica da sociedade de Axel Honneth.Rúrion Melo - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (2):231-245.
The Critical Theory of Axel Honneth.Danielle Petherbridge (ed.) - 2013 - Lanham: Lexington Books.
I—Axel Honneth: Invisibility: On the Epistemology of ‘Recognition’.Axel Honneth - 2001 - Aristotelian Society Supplementary Volume 75 (1):111-126.

Analytics

Added to PP
2022-04-09

Downloads
12 (#1,092,565)

6 months
6 (#531,961)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references