Angústia(s) e diálogos entre Graciliano Ramos e os saberes populares

Filosofia E Educação 12 (3) (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo reflete o fenômeno da angústia enquanto constituinte da condição humana, que se materializa em diferentes modos e expressões, correspondentes ao tempo e espaço em que os sujeitos humanos se situam históricos e geograficamente. Por não se tratar de uma abordagem estritamente filosófica ou de natureza psicanalítica, optamos em estabelecer um recorte mediante a construção de um diálogo sobre a Angústia descrita pelo romancista nordestino Graciliano Ramos e os sentimentos angustiantes dos sujeitos populares analfabetos, elaborando, desse modo, uma interlocução com a vida e aprendizagens de sujeitos excluídos que, em meio às agruras e utopias pequenas, quase diárias, produzem significados, saberes e novas agendas de resiliências para poderem ser/estar na vida.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Movimientos populares y diálogo de saberes.Álvaro Javier Di Matteo - 2022 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 7 (1):1-16.
Angustia y humor en Papelucho de Marcela Paz.Edgardo Cifuentes - 2015 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 25 (2):131-139.
Entre-saberes: leituras ou diálogos em educação.Rodrigo Araujo - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:37-41.

Analytics

Added to PP
2023-10-18

Downloads
5 (#1,544,856)

6 months
4 (#798,951)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references