Poder de convencimento e narração imagética na pintura portuguesa da contra-reforma

Cultura:65-76 (2005)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A linguagem de comunicabilidade da imagética barroca expressa-se com inesperado ênfase no caso de uma desconhecida tela que representa Jesus Cristo perante Caifás e a negação de S. Pedro, num altar do Convento dos frades eremitas paulistas da vila de Portel. Pintada cerca de 1660, essa tela, que se inspira numa estampa nórdica de Schelte a Bolswert segundo modelo caravagesco de Gerard Seghers, leva a colocar a questão do papel assumido pela gravura italo­flamenga (a estampa solta e a estampa de livro) na construção de uma imagética contra-reformista ao serviço da militância católica e do convencimento das populações em larga escala. A peça, que é devida, segundo se crê, a um secundário pintor proto-barroco de nome João da Cunha, morador em Beja, reforça a ideia do interesse da nossa pintura regional por cânones de influência caravagesca, uma tendência quase ignorada na arte portuguesa do século XVII. A pintura de Portel mostra uma narração para serviço do convencimento e revela-se um qualifi­cado painel de devoção, inspirado em modelo tenebrista de Seghers, com o seu dinâmico grupo de figuras a la candela que assiste ao trecho bíblico. Testemunha-se um caso de encomenda religiosa periférica que, apesar do seu grau aparente de vulgaridade, assume, através da utiliza­ção de uma estampa de sinal erudito, a experiência da inovação possível e as possibilidades da reconversão imagética do modelo, a fim de melhor servir o rigorismo do seu impacto visual.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Depicting.Roger Squires - 1969 - Philosophy 44 (169):193 - 204.
A Pintura Em Schelling e o Problema da Imagem.Fernando Ribeiro de Moraes Barros - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):202-216.
The Power of Persuasion.G. Bennett Humphrey - 2013 - Narrative Inquiry in Bioethics 3 (2):101-103.
Distant Presence: Representation, Painting and Photography in Gerhard Richter’s Reader.Christian Lotz - 2012 - Painting and Photography in Gerhard Richter’s Reader,” Symposium. Canadian Journal for Continental Philosophy 16 (1):87-111.

Analytics

Added to PP
2018-08-02

Downloads
13 (#1,041,239)

6 months
4 (#798,951)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references