A felicidade e a moralidade em Kant

Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):23-35 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A busca pela felicidade está naturalmente presente como um ideal a ser alcançado por cada indivíduo da espécie humana. Kant, em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, pretende buscar e estabelecer o princípio supremo da moralidade e esclarece que para esse fim o ideal da felicidade não apresenta condições de fundamentar as leis da moralidade. Na obra Crítica da Razão Prática, Kant sustenta essa mesma posição, mas introduz o objeto do soberano bem, referente ao qual, a felicidade é o seu segundo elemento, mas condicionada às leis da moralidade e entendida como elemento necessário do soberano bem. O objetivo deste trabalho é realizar uma breve reflexão sobre a importância da felicidade na teoria moral kantiana, enfatizando a relação estabelecida entre a moralidade e a felicidade no conceito do soberano bem. Pretendemos defender que embora o princípio da moralidade e o princípio da felicidade própria fundamentam-se em princípios diferentes, há possibilidades de conciliar a busca da felicidade própria com a realização das ações morais. Palavras-chave: Felicidade. Moralidade. Soberano bem. Imperativo categórico. Imperativo hipotético.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O dever indireto de promover a felicidade pessoal em Kant.Édison Martinho Difante - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):118-130.
Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant.Borges Maria de Lourdes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):59-67.
A felicidade segundo Sêneca.Daniel Carvalho da Silva - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):30-45.
Boécio e a ética eudaimonista.Juvenal Filho - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 7:108-126.
Duas concepções sobre a felicidade na Ética de Aristóteles.João Hobuss - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 19:30-44.

Analytics

Added to PP
2017-09-16

Downloads
22 (#712,478)

6 months
1 (#1,477,342)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references