Dobrar para desconhecer

Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):729-738 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este ensaio visual desdobra-se de uma pesquisa poética de mestrado na qual o corpo da pesquisadora-artista é tornado objeto de si em experimentação. Essa experimentação se dá a partir da produção de uma série de fotodobragens intitulada Mulher dobrada (2016-2019), realizada em um ambiente rural de origem. Com isso, busca pensar os processos de subjetivação do feminino. O conceito filosófico de dobra, presente nos estudos de filosofia de Michel Foucault e Gilles Deleuze é aberto ao ato físico de dobrar e redobrar o corpo ao meio. Um corpo definido em múltiplas formas, que pertence, mas, por vezes, destoa de seu ambiente. Um corpo que nasce nos diferentes ambientes, aos quais sempre volta, como os ciclos das plantas e a persistência de suas paisagens. Um corpo que, em uma poética, pode criar novas relações e voltar diferente. Fechado em si, protege-se do que é externo. Ao mesmo tempo, seu exercício particular é exposto ao outro, espectador. De dentro e para fora do próprio corpo, através da imagem, o gesto repetido de dobrar-se ao meio testa sua resistência. Entre a ductilidade e a quebra, movimento e inoperância, entre continuidade e ruptura, pertencimento e estranheza, no entre, visa desafiar a anatomia e o olhar identificador do corpo de mulher conhecido, através de uma mulher que olha para si.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,758

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências.Marli Spat Taha - 2015 - Dissertation, Universidade Federal Do Pampa (Unipampa), Brazil
A arte retórica E a ciência da paixão.Lênia Márcia Mongelli - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):541-548.
Corporeidade e epistemologia.Tadeu João Ribeiro Baptista - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):112-135.

Analytics

Added to PP
2023-07-30

Downloads
10 (#1,214,260)

6 months
9 (#349,594)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references