A Teoria Supervalorativista da Vagueza e o Problema da Precisão

In Marcus José Alves de Souza & Maxwell Morais de Lima Filho (ed.), Escritos de Filosofia IV: Linguagem e Cognição. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 100-119 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O fenômeno da vagueza é quase onipresente na linguagem natural. Por um lado, a vagueza abrange variadas categorias lógicas, incluindo predicados, termos singulares e quantificadores. Por outro, é argumentável que a maioria das expressões em cada uma destas categorias, principalmente termos singulares e predicados, é vaga. Isto não seria um problema, não tivesse o fenômeno da vagueza relacionado ao paradoxo sorites, que supostamente mostra a incoerência destas expressões. O Supervalorativismo fornece uma explicação do fenômeno, acompanhado de uma solução do paradoxo, que é interessante por pelo menos duas razões. Primeiro, é argumentável que esta teoria é a que melhor acomoda certa imagem intuitiva da vagueza, conhecida como indecisão semântica. Segundo, ela é relativamente conservadora com respeito à lógica clássica. Ao contrário de algumas rivais, como a Teoria Trivalente e o Gradualismo, o Supervalorativismo nos permite manter tanto o terceiro excluído como a não contradição. A despeito de suas aparentes vantagens, no entanto, a teoria carrega alguns sérios problemas. Com foco na categoria dos predicados vagos, meu objetivo neste artigo é mostrar que o Supervalorativismo falha em satisfazer pelo menos um de três critérios de adequação para uma teoria ideal da vagueza: o critério da precisão. O artigo é dividido em quatro seções. Na primeira, apresento o paradoxo sorites e três critérios de adequação para uma teoria ideal da vagueza: o critério do sorites, o critério da coerência e o critério da precisão. Na segunda e terceira, apresento o Supervalorativismo e sua solução para o paradoxo sorites. Por fim, argumento que, mesmo que a teoria satisfaça os dois primeiros critérios de adequação, ela certamente não satisfaz o terceiro.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Teoria Trivalente da Vagueza e o Problema da Precisão.Sagid Salles - 2019 - In Marcus José Alves de Souza & Maxwell Morais de Lima Filho (eds.), Escritos de Filosofia III: Linguagem e Cognição. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 184-200..
O Problema da Vagueza.Sagid Salles - 2016 - Fundamento: Revista de Pesquisa Em Filosofia 1 (12):139-174.
O Supervalorativismo e a Vagueza de Ordem Superior.Ricardo Santos - 2010 - In Humberto Brito (ed.), Filosofia e Literatura 1. Instituto de Filosofia da Linguagem. pp. 197-217.
A Rational Approach to Soft Rationality.Moti Suess - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (2):349.
Filosofia da Linguagem.Sagid Salles - 2020 - In Rodrigo Reis Lastra Cid & Luiz helvécio Marques Segundo (eds.), Problemas Filosóficos. Editora UFPel. pp. 453-489.
Filosofia da Linguagem.Sagid Salles - 2020 - Problemas Filosóficos: Uma Introdução À Filosofia.
On the epistemic status of borderline cases.Zoltán Vecsey - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):179-184.
O paradoxo de Chalmers.Gustavo Leal-Toledo - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):159-173.
Como explicar o fenómeno da vagueza?Domingos Faria - 2013 - Investigação Filosófica 1.

Analytics

Added to PP
2020-12-21

Downloads
920 (#15,234)

6 months
180 (#16,708)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Sagid Salles
Universidade Estadual de Santa Cruz

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Vagueness.Timothy Williamson - 1994 - New York: Routledge.
Vagueness, truth and logic.Kit Fine - 1975 - Synthese 30 (3-4):265-300.
Theories of Vagueness.Rosanna Keefe - 2000 - New York: Cambridge University Press.
Vagueness in context.Stewart Shapiro - 2006 - New York: Oxford University Press.
O Problema da Vagueza.Sagid Salles - 2016 - Fundamento: Revista de Pesquisa Em Filosofia 1 (12):139-174.

View all 6 references / Add more references