O Problema da Aplicatio da Norma Constitucional e a Judicialização da Saúde No Brasil: A Efetivação Dos Direitos Sociais Via Políticas Públicas

Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):58 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo trata do fenômeno da judicialização da saúde no Brasil, a partir do significativo acúmulo de demandas judiciais promovidas pela cidadania ativa, como forma de concretização do direito social fundamental à saúde. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e recurso a bancos de dados oficiais, apresenta o percurso doutrinário, a base constitucional e legal, bem como trata das decisões judiciais a essa demanda social como inseridas no contexto de uma política pública judiciária necessária a efetivação de tais direitos, como resposta ao pungente drama existencial humano de acesso aos serviços de saúde.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,674

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Biopolítica, biopoder e políticas públicas de saúde.Fabrício Pontin - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (2):95-103.
A Promoção da Saúde ea Bioética da Proteção: os desafios à garantia do direito à saúde.M. Verdi, Cp Barchifontaine & Elcp Zoboli - 2007 - In Christian de Paul de Barchifontaine & Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli (eds.), Bioética, Vulnerabilidade E Saúde. Idéias & Letras. pp. 205--11.
Políticas públicas, racionalidad y razón.Rodolfo Canto Sáenz - 2015 - Tópicos: Revista de Filosofía 49:259-209.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
11 (#1,157,103)

6 months
8 (#405,070)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references