Portuguese’s Way of Think. Oliveira Martins’s ideas about Man and Slavery

Cultura:135-173 (2008)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este texto situa-se no domínio da História das Ideias e aborda como temática principal o pensamento de Oliveira Martins sobre o Homem negro e a escravatura. As fontes primárias privilegiadas foram os documentos escritos do pensador, escolhidos pela sua representatividade quanto ao ideário em causa, a par de historiografia sobre a temática visada, que é muito vasta em termos biográficos e parcelares. Para o estudo das ideias do autor utilizámos metodologias e técnicas de análise interdisciplinares. A contextualização histórica, como ponto prévio à abordagem do tema central do trabalho, é delineada a partir de uma breve caracterização das diversas conjunturas económicas, políticas e sociais da época, uma vez que as ideias não têm validade absoluta, fora do tempo e do espaço em que são geradas. Procurou-se expor e analisar a coerência entre as ideias de Oliveira Martins acerca da História, da Sociedade, da Nação e do Estado e as suas concepções antropológicas e rácicas; por fim, os seus conceitos sobre a impossibilidade de “civilizar” o Homem negro e sobre a escravatura.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,440

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Modos de pensar la realidad de América y el ser americano.Raúl Fornet Betancourt - 1983 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 10:247-264.
Paranormality or Psychotic Manifestations?Jorge Martins de Oliveira & Júlio Rocha do Amaral - 1998 - Brain and Mind: Electronic Magazine on Neuroscience 6.
A Filosofia da História de Oliveira Martins.Norberto Cunha - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (3/4):487 - 535.
What is wrong with slavery.R. M. Hare - 1979 - Philosophy and Public Affairs 8 (2):103-121.

Analytics

Added to PP
2014-01-23

Downloads
27 (#594,362)

6 months
7 (#441,834)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references