Metafísica empírica ou empirismo radical: Bergson e a superação fenomenológica do intelectualismo representacionista

Perspectivas 5 (1):4-14 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho procura descrever, de maneira sucinta, o método bergsonista. Para isso, sugere aproximações entre o bergsonismo e a fenomenologia naquilo que se propõe um “empirismo radical”, ao mesmo tempo que demonstra a sua superação ao encaminhar-se do fenomênico ao real, do para si ao em si. Na busca da realidade em si mesma o bergsonismo descortinará uma realidade ampliada para além dos quadros do intelectualismo clássico, ombreando as pesquisas surrealistas do romantismo e da Escola de Frankfurt, somando-se a eles naquilo que empenharão a crítica à razão instrumental entendida como o todo das possibilidades da razão, concepção racionalista herdada da modernidade positivista que, em última instância, reifica o mundo natural e opõe ser humano e natureza de forma radical. A superação deste estreitamento da razão resolverá não só problemas teóricos da História da filosofia: a aposta de Bergson é que fazê-lo significará a um só tempo elevar o padrão moral da humanidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Heidegger, Bergson e os caminhos para uma nova compreensão do ser.Catarina Rochamonte - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):65-77.
Razón, intuición y experiencia de la vida: coincidencias y divergencias entre H. Bergson y J. Ortega y Gasset.José María Atencia - 2003 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 36 (1):67-98.
Empirismo.Mario M. Rossi - 1958 - Giornale di Metafisica 13 (5):537.
Scienza e metafisica in Bergson.Vittorio Mathieu - 1959 - Giornale di Metafisica 14 (6):784.
La "metafisica induttiva" del Bergson.Mario Sancipriano - 1959 - Giornale di Metafisica 14 (6):818.
La natura del tempo. Una lettura fenomenologica della disputa tra Bergson e Einstein.Federica Buongiorno - 2013 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 4 (1):69-82.

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
8 (#1,320,049)

6 months
6 (#524,433)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references