Jogos de Linguagem, Imagem Agostiniana e Ostensão

Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):55-83 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo de Wittgenstein, quando desenvolveu o conceito de ‘jogos de linguagem’ (na obra Investigações Filosóficas), era a solução, ou melhor, a dissolução dos problemas filosóficos através do esclarecimento do funcionamento da linguagem. O objetivo do presente ensaio se determina a apresentar o contexto filosófico no qual Wittgenstein desenvolveu seu conceito. A temática se justifica, uma vez que, os argumentos de Wittgenstein, na elaboração de sua concepção de significado como uso da linguagem, foram fomentados pelo referido contexto. Desse modo, mostraremos que o contexto envolve, por um lado, uma imagem essencialista da linguagem, que se estabelece enquanto estrutura de pensamento, da qual derivam inúmeras teorias filosóficas. E, por outro lado, envolve o conceito de ostensão, empregado como fundamento daquela imagem de linguagem. Diante de tal cenário, e contraposto a ele, Wittgenstein demonstra os pontos falhos da imagem essencialista da linguagem, e o caráter arbitrário da ostensão que faz do seu emprego, como fundamento linguístico, uma fonte de equívocos filosóficos. A crítica, de Wittgenstein, conduz ao abandono de muitos elementos essencialistas da linguagem. No entanto, não vê, na arbitrariedade da ostensão, um motivo para justificar seu abandono. Antes, vê uma premissa para argumentar que, longe de ser o fundamento da linguagem, a ostensão funciona apenas como mais uma regra gramatical. Por fim, concluiremos que uma melhor compreensão, sobre o funcionamento da linguagem, pode ser alcançada quando deixamos de olhar para ela sob o prisma da imagem essencialista da linguagem e, por conseguinte, quando empregamos a ostensão como uma regra gramatical.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O místico no Tractatus de Wittgenstein.Paulo Alexandre E. Castro - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102.
O sentido ético das investigações filosóficas de Wittgenstein.Darlei Dall Agnol - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):32-41.
Significado E skepsis nas investigações de Wittgenstein.Nythamar Fernandes De Oliveira - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):65-74.
Wittgenstein e os nomes próprios.Luiz Hebeche - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):93-123.
Jogos de estética: jogos de guerra.Carlos Couto Sequeira Costa (ed.) - 2005 - [Lisboa]: Fundação das Casas de Froneira e Alorna.
A linguagem religiosa, atos de fala e imagem.Adilson Koslowski - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
Contra os limites da linguagem, a ética da imagem.Peter Pál Pelbart - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37090.

Analytics

Added to PP
2023-07-31

Downloads
3 (#1,715,316)

6 months
2 (#1,205,524)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references