O Dizer da Ética e o do Dito da Ontologia: uma abordagem levinasiana

Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):398 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pretende-se nesse artigo articular as noções de ética e política às noções do Dizer e do Dito, em uma perspectiva muito sutil apresentada por Emmanuel Levinas, para demonstrar como o sentido do humano se inicia na ética e necessariamente se dirige à política, uma vez que, para esse autor, a filosofia tem que ir ao fato social. Essa articulação se torna possível pela noção de justiça presente em dois momentos do humano: o momento inicial do frente a frente do Eu e do Outro ou ética e o momento em que a pluralidade se torna real pela presença do Terceiro, ou política. A preocupação levinasiana é, não só a de afirmar a primazia da ética em relação à política, no que diz respeito à ordem do acontecimento, mas também de demonstrar que a presença do Dizer original do frente a frente que se inscreve como exigência de justificativas para um Eu absoluto, deve permanecer na relação política, quando em sua impostação institucional a partir da Lei e do Estado pretenderem absolutizar-se em relação as demandantes da própria justiça. Assim, o Dito da Lei está sob os auspícios de um novo Dizer que pode destituir a razoabilidade daquele, exatamente pela presença de Terceiros, diferentes e não incluídos na ordem jurídica. A ordem politico-jurídica que em sua demora tem feições ontológicas, quando não se abre para o Dizer perene, pode tornar-se ordem violenta, tal qual a ordem que prepondera no fenômeno da guerra. O sentido do humano, segundo Levinas está na démarche da relação dual do frente a frente à multiplicidade das relações políticas alicerçadas na noção de justiça como exigência de justificação para a ação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,283

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Acerca do dito e do dizer.Ernildo Stein - 1996 - Philósophos - Revista de Filosofia 1 (1):3-14.
Sí al otro: de la ética a la política de la alteridad.Paula Fleisner - 2010 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 11 (13):75-90.
Ética, religião e política.Alberto Antoniazzi - 1997 - Horizonte 1 (1):59-70.
Sobre tolerar e acolher.André Brayner de Farias - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):386-395.
A Ontopotencialidade da Linguagem em Heidegger.Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - In Isabel Matos Dias & Irene Brges Duarte (eds.), Colóquios. Centro de Filosofia Univ.Lisboa. pp. 405-416.
Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
Da inteligibilidade téorica à racionalidade ética em Levinas.Marcos Alexandre Alves - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):353-366.
What Is Reality? Meaning, Sociality, and Morals.Massimo Vittorio - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (1):56-64.

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
6 (#1,466,250)

6 months
5 (#648,018)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references